Organização,sistemas E Metodos
Pesquisas Acadêmicas: Organização,sistemas E Metodos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maraisaadm • 19/4/2014 • 1.864 Palavras (8 Páginas) • 728 Visualizações
O PROFISSIONAL DE SISTEMAS, ORGANIZACAO E METODOS
Maraisa Lopes da Silva
Prof. Alysson Vieira
Faculdade Metropolitana de Marabá - CEMAR
Administração/Finanças (FIN 31)- Organização, sistemas e métodos
06/12/2011.
RESUMO
O profissional de sistemas, organizações e métodos deve estar apto a fazer a ligação das diversas áreas da empresa e utilizar suas habilidades para dar maior facilidade de implementação e qualidade aos sistemas, menor custo para implementa-los, estando ela subordinada a diretoria geral. Mas para que isso ocorra e necessário que ele possua as habilidades conceitual, técnica e humana, se tornando um diferencial dentro e para a empresa.
Palavras-chave: profissional; habilidade; organização.
1 INTRODUÇÃO
O profissional de sistemas, organizações e métodos deve possuir habilidades para desenvolver seu trabalho. Serão apresentados aspectos básicos para a empresa tirar melhor proveito da equipe de sistemas, organizações e métodos, como a melhor maneira de atuar na área, as capacidades e habilidades básicas deste profissional, as atribuições básicas da área e novos rumos deste profissional. A introdução diz respeito ao próprio conteúdo do trabalho: sua natureza, seus objetivos, sua metodologia. A introdução não pode ser dispensada, pois é parte integrante do desenvolvimento do trabalho cientifico.
2 FILOSOFIA DE ATUACAO DA AREA DE SISTEMAS, ORGANIZACOES E METODOS
A maioria das empresas possuem profissionais de sistemas, organização e métodos trancados entre quatro paredes desenvolvendo os sistemas que devem ser implantados na empresa, ou para as varias unidades da empresa.
Segundo REBOUCAS (2007, p. 452),” ... o ideal e o sistemas serem desenvolvidos pelas varias unidades organizacionais usuárias, sob a ação catalisadora e o principio sistêmico da área de sistemas, organizações e métodos”.
Entre outros aspectos esta filosofia propicia menor custo de desenvolvimento e implementação dos sistemas da empresa; maior conhecimento e treinamento automático dos usuários do sistema; menor nível de resistência a aceitação do sistema, pois os usuários o conhecem desde o inicio do desenvolvimento; maior facilidade de implementação; maior qualidade do sistema, pois os próprios usuários atuam em todo o processo de desenvolvimento e implementação do sistema; melhor entrosamento entre as unidades organizacionais usuárias de um sistema.
O posicionamento da área de sistemas, organizações e métodos na estrutura organizacional da empresa vem sendo questionado, como por exemplo, a situação da unidade organizacional estruturada como de linha ou de assessoria.
Com base em estudos chegou-se a conclusão de que a área deve ser estruturada como unidade organizacional de assessoria e deve ser alocada nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa.
Quanto a sua ligação hierárquica, e opinião deste autor que deve estar subordinada a Diretoria-Geral (ou Superintendência-Geral, ou Vice-presidência, ou Presidência), ou a Diretoria Administrativa, como na figura abaixo, conforme REBOUÇAS (2007, p.452)
Diretoria-
Geral
Assessoria de Sistemas,
Organização e Métodos
Diretoria Diretoria de Diretoria
Industrial Marketing Administrativa e
Financeira
FIGURA 1 – Hipótese de alocação de área de sistemas, organização e métodos
FONTE: ATLAS. Sistemas, Organização e Métodos, São Paulo, ed.17, p.453, 2007
Ou ainda há a possibilidade de que esta área não exista e sim que suas atividades sejam de responsabilidade de outras unidades organizacionais, sendo assim uma forma evolutiva.
Tendo em vista a otimização do resultado do seu trabalho, há algumas habilidades que o profissional de sistemas, organização e métodos deve ter.
Reboucas apud Katz (1955 p.33-42) já afirmava que há, pelo menos, três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa executar, eficazmente, processo administrativo: a habilidade técnica, a humana e a conceitual. Tais habilidades podem ser estendidas aos profissionais de sistemas, organização e métodos.
A habilidade técnica utiliza conhecimentos, métodos técnicas e equipamentos, que são necessários para realizar as tarefas especificas, mas para o profissional de sistemas, organizações e métodos, as habilidades e necessárias são: de levantar dados, analisar, elaborar, e implantar sistemas administrativos; lidar com programas, processos, processamentos, métodos e tecnicas de analise; manusear equipamentos específicos; reunir ideias de forma logica e ter conhecimento das ferramentas e dos processos que a empresa usa.
Já a habilidade humana que e a capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, compreendendo suas atitudes e motivações, mas para o profissional de sistemas, organizações e métodos também e importante saber ouvir, observar e argumentar para influenciar os outros, sendo capaz também de treinar usuários.
Habilidade conceitual e a capacidade de entender as complexidades da empresa e ajustar o comportamento das pessoas na empresa, permitindo que o profissional se comporte com as necessidades e objetivos da empresa, fazendo as mudanças necessárias.
Os novos rumos para o profissional de sistemas, organizações
...