Organização Administrativa
Ensaio: Organização Administrativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FLAYNER • 19/11/2014 • Ensaio • 1.021 Palavras (5 Páginas) • 192 Visualizações
Com relação à Organização Administrativa assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. As Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público(OSCIP) foi uma nova figura jurídica criada em 1999 para atender o interesse público de algum modo, ainda que não enquadrada nem na Administração Direta e nem da Administração Indireta.
b. As Autarquias e Fundações Públicas são entes integrantes da Administração Pública Direta
c. Costuma-se dividir a Administração Pública em Administração Direta (centralizada) e Administração Indireta (descentralizada).
d. A Administração indireta possui como principais características: descentralização administrativa, personalidade jurídica, autonomia administrativa e financeira, supervisão administrativa, criação mediante lei específica, com atribuições previstas em sua lei de criação.
e. São características da Administração Direta: centralização administrativa, divisão das atribuições, relacionamento piramidal e hierárquico, ausência de personalidade jurídica dos órgãos (a personalidade é do ente que o representa – União, Estado ou Município) e competência de prestar serviços públicos.
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 1,50 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
No Estado Brasileiro, é sabido que todo poder emana do povo. Mas na Constituição Federal a expressão poder também foi designada para expressar a divisão relativa às três funções do Estado. Sobre os três poderes constantes do Estado Brasileiro, assinale a alternativa correta:
I – Na esfera Federal, o poder legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que é composto pelo Senado Federal.
II – Ao Poder legislativo cabe o exercício da atividade legisferante, que é a de produzir as leis do Estado.
III – Os três poderes do Estado Brasileiro são vinculados e dependentes entre si.
IV – Ao Poder Judiciário é confiada à função de analisar os conflitos e aplicar-lhes soluções jurídicas, segundo critérios de justiça.
V – Ao Poder executivo é cabível a função de administrar. É exercido tanto na esfera Federal, como também nas esferas Estadual e Municipal, através de seus órgãos.
Escolha uma:
a. Itens II a V estão corretos.
b. Os itens II e IV estão corretos.
c. Todos os itens estão corretos.
d. Os itens I e III estão incorretos.
e. Os itens corretos são: I a IV
Questão 3
Ainda não respondida
Vale 1,50 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o Estado Brasileiro, após a apreciação dos itens I a V é correto afirmar (0,15):
I – Constitui-se em um Estado Democrático de Direito.
II – Por suas características é um Estado Social de Direito.
III – Sua denominação constitucional é “República Federativa do Brasil”.
IV - É denominada “União dos Estados Federados Brasileiros”.
V – Possui como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, o pluralismo político.
Escolha uma:
a. Os itens I e III estão incorretos.
b. Os itens incorretos são V e II.
c. Somente os itens I, III e V estão corretos.
d. Somente os itens I e V estão corretos.
e. Os itens II e III estão corretos.
Questão 4
Ainda não respondida
Vale 2,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Com relação aos Princípios da Administração Pública, analise os Itens I a V e assinale:
I – Segundo o Princípio da Legalidade a Administração Pública somente poderá realizar o que estiver previsto em Lei, enquanto que os particulares poderão realizar tudo aquilo que não estiver proibido pela lei.
II – Os princípios da Administração Pública são somente aqueles que estão previstos no artigo 37 da Constituição Federal Brasileira.
III – Um dos princípios basilares da Constituição é o que prevê a Supremacia do Interesse Público sobre o Privado. Assim, a Administração deve exercer suas atividades administrativas priorizando este interesse, ainda que tenha que sacrificar ou mesmo reduzir algum interesse
...