Organização processo tomada de cecisão
Por: Sandracleide • 20/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.670 Palavras (7 Páginas) • 1.223 Visualizações
[pic 1] | UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | [pic 2] |
Disciplina: Organização, Processo Tomada de Decisão
Professor: Luciano Santos Magalhães
Discente: Sandra Cleide Almeida Tamandaré
REPERCURSO
- Identifique alguns aspectos relativos aos ambientes micro e macro e fale da relação desses com a unidade de trabalho escolhida.
R - Pode-se dizer que o macroambiente são os fatores externos à empresa, como o politico-legal, ambiente natural/tecnológico, ambiente sociocultural. Ele se apresenta como formas incontroláveis de administração.
O macro e o microambiente trazem em sua essência qualquer relação de troca entre a Instituição e seu publico. A RELAÇÃO de macro e micro no Conselho Tutelar é de que interagimos em rede e Analisando que o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) atua na esfera do coletivo, no macro, por atacado, enquanto o Conselho Tutelar opera no varejo, no micro, na esfera do indivíduo, daí porque a sua implementação é imprescindível para a proteção dos direitos da criança e do adolescente, porquanto executor das tarefas, das metas e das diretrizes traçadas pelo Conselho Municipal de Direitos.
- Identifique aspectos mais e menos contributivos de comunicação para um mapa de relacionamento ou mapeamento de processos. Dê sugestão de melhoria.
R - Figura 7: Mapa de relacionamento
Fonte: Elaborada pelos autores
Analisando a Instituição de estágio percebe-se que na Unidade Macroambiente, o um aspecto menos contributivo, são os Planos que devem ser planejados com a participação do Microambiente, para que ao ser executado haja eficiência e eficácia. E o mais contributivo Avaliação e correção tendo como princípios que todas as atividades mantêm conectividade entre si, podem relacioná-las com o mapa de relacionamento, no qual temos uma posição mais clara de início e fim de uma atividade ou de um processo, condição que nos permite dispor de instrumentos de supervisão, de controle e de avaliação, Fluxo de atividades.
- Dê sugestões para elevar a eficiência de fluxogramas e de formulários, instrumentos utilizados em suas atividades ou nas da unidade de trabalho escolhida.
R - Facilitar o tratamento dos dados e das informações. Quando bem desenhados, os formulários satisfazem às necessidades quanto a visualização dos dados e permitem um registro claro e analítico da operação, significando menos desperdícios, interrupções de trabalho e improvisações que favorecem a informação de atritos nas relações de serviço. Facilitar a compreensão e entendimento. O formulário, principalmente quando bem elaborado, propicia melhor entendimento dos dados e informações tanto pelo emitente quanto pelo seu destinatário.
- Você considera o diagnóstico e a análise organizacional instrumentos importantes para a avaliação de suas atividades? Justifique.
R - O analista de formulários não é um cargo muito comum nas empresas, inclusive nas de médio porte. A proposta é que ele atue como catalizador do processo e não de elaboração total dos sistemas administrativos. Procurar incrementar a integração operacional do formulário através de um processo de análise e verificação eficiente e constante; Procurar reduzir o custo do formulário, analisando o seu benefício ao sistema administrativo.
- Em comportamentos organizacionais, temos fluxo e transformação. Identifique e comente os aspectos relativos a esse comportamento presentes em sua unidade de trabalho ou de seu conhecimento profissional.
R - Fluxo e transformação: geram dados e informações para os ambientes interno e externo. Entre os destaques em torno de uma organização – aqui considerados como comportamentos –, o fluxo e as transformações representam, de forma clara, que os aspectos comportamentais fazem parte do universo de um processo e este, ao seu nível de
operação e utilizando fluxos, acaba por identificar, corrigir, atualizar e fortalecer esses comportamentos e seu mapa de relacionamento. Não há como deixar de perceber as contribuições criativas que o potencial humano é capaz de fornecer, quando lhes são oferecidas as oportunidades apropriadas.
Entretanto, a organização vista como fluxo de transformação revela que indivíduos e organização têm possibilidade de escolher o tipo de auto imagem que irá guiar suas ações e delinear seu futuro, a partir disto, se deve considerar que as organizações se transformam em conjunto com seu meio ambiente, levando a compreender que o padrão de organização que se vai revelando com o passar do tempo é evolutivo.
- O que é o processo de tomada de decisão?
R - Os estudiosos em Administração, Koontz e O’Donnell (1972), identificam a tomada de decisão como sendo o planejamento administrativo. Já Simon (1970), considerado o “pai” do processo decisório, entende como um processo administrativo. Segundo Chiavenato (2004), a tomada de decisão é a tarefa mais característica do administrador. Porém, os gestores não são os únicos a decidir, pois o trabalho do executivo consiste não apenas
em tomar decisões próprias, mas também em providenciar para que toda a organização que dirige, ou parte dela, tome-as também de maneira efetiva.
- Descreva as diferenças entre os pensamentos analítico e sistêmico.
R - Sobre o raciocínio decisório do gestor, destacamos o pensamento analítico enfatizando que os problemas têm apenas uma solução, não afetando o restante da organização e, uma vez descoberta a solução, esta permanecerá constantemente válida. Entretanto, o pensamento sistêmico afirma que os problemas são complexos, têm mais de uma causa e mais de uma solução, e estão inter-relacionados com o restante da organização.
A mudança de paradigma do pensamento analítico para o pensamento sistêmico iniciou no século passado, quando passou a se observar que o pensamento linear simplificava a realidade, como se as perguntas possuíssem somente uma resposta.
...