Os 4Ps do Marketing (exceto Produto)
Por: Marco Túlio Scafutto • 21/8/2017 • Trabalho acadêmico • 649 Palavras (3 Páginas) • 465 Visualizações
Os 4 Ps do Marketing
O presente trabalho tem como objetivo resumir os conteúdos que dizem respeito ao Mix de Marketing, ou 4 Ps do Marketing. Contudo, o primeiro deles, o P do Produto, não será abordado agora, pois já foi feito em um trabalho anterior. Sendo assim, o trabalho irá se restringir aos seguintes Ps: preço, praça e promoção.
O composto do preço é uma das mais importantes variáveis quando se considera o perfil do consumidor a quem se vende, não estando relacionado apenas ao custo de produção, mas sim ao valor percebido pelo cliente (Mesquita, 2013). E pelo preço se tratar da forma com a qual a empresa gera receita, este P do marketing está diretamente relacionado com a estratégia de negócio.
Sendo assim, neste momento, a empresa deve considerar uma leva de dados, como por exemplo: quais os preços da concorrência? O quanto eles podem pagar pelo produto? Qual a percepção de valor deles sobre o produto? Qual a margem de lucro da empresa? Respondendo essas, e outras, perguntas, o gestor de Marketing será capaz de melhor estabelecer um preço que esteja de acordo com a estratégia da empresa.
Por sua vez, o composto da Praça, para Mota (2016), é aquele que diz respeito ao local em que o produto será vendido, e a sua distribuição. Assim como no preço, em que é preciso saber o quanto o consumidor pode pagar, na praça, é preciso saber onde o consumidor se dispõe a ir, e em que local você conseguirá atrair mais seu público-alvo.
É importante levar em conta todo o aspecto logístico quando se trata do P de Praça, desde a escolha da matéria-prima, dos fornecedores, dos revendedores, tudo pra disponibilizar um produto acessível para o público-alvo da empresa.
O P da Promoção se difere da ideia de liquidações e descontos massivos, e está mais relacionado à Promoção da marca em si, é fazer com que a mensagem da sua marca chegue aos ouvidos dos consumidores (Mesquita, 2013). Portanto, tendo o objetivo de transformar a marca em uma possível solução para as necessidades dos consumidores, o gerente de marketing deve ter em mente algumas perguntas, como: Em qual meio de comunicação o produto será publicado, para que alcance o maior número de pessoas do público-alvo? Considerando aspectos culturais, econômicos, políticos e outros, como a mensagem deverá ser passada? Em caso de produtos sazonais, quando a empresa deverá se utilizar de determinadas datas para alavancar as vendas e promoções? E de que forma os competidores fazem suas promoções? Essas e outras perguntas podem ser feitas para saber qual a melhor forma de promover seu produto diante de um público-alvo específico.
A importância do mix de marketing é melhor visível a longo prazo, conforme vários estudos mostram que é mais rentável (e barato), manter um cliente do que conseguir um novo, e o mix de marketing muitas vezes facilita a manutenção da relação com o cliente, pois promove uma diferenciação da concorrência.
Além disso, Bhasin (2017), afirma que o mix de marketing pode ser uma boa forma de melhorar os negócios, pois é um método em que os pontos estão todos conectados, o que permite maior facilidade de criação de produtos, dinamicidade e diferenciação.
...