Os Indicadores Socioeconômicos
Por: Mjaquino • 28/4/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 359 Palavras (2 Páginas) • 113 Visualizações
Indicadores Socioeconômicos
QUESTÃO 01 – Por que o PIB per capita se mostrou cada vez menos apropriado como medida representativa do bem-estar social?
R- Porque há, cada vez mais, levando-se em consideração as constantes transformações sociais, característica das sociedades organizadas, desarmonia entre a melhoria das condições sociais e o crescimento econômico. Ou seja, constatou-se que o crescimento econômico, por si só, não era condição suficiente para garantir o desenvolvimento social, e o PIB per capita, portanto, não era o indicador mais apropriado como medida representativa do bem-estar social, uma vez que este compreende uma necessária maior distribuição de renda e a consequente diminuição das desigualdades sociais e da pobreza.
QUESTÃO 02 – A construção de um indicador social – ou melhor, de um Sistema de Indicadores Sociais – para elaboração de diagnósticos propositivos em Políticas Públicas se dá a partir da explicitação do conceito de interesse programático que se quer investigar ou mensurar objetivamente (JANNUZZI, 2009, p. 25). Dessa forma, apresente o modelo a seguir, partindo do conceito de interesse e chegando nos indicadores propostos.
QUESTÃO 03 – Apresente a relevância do Censo Demográfico para o diagnóstico da realidade social.
R- A relevância do Censo Demográfico, no que se refere ao diagnóstico da realidade social, está diretamente relacionada à sua amplitude, completude, abrangência, bem como à credibilidade técnica da instituição que o realiza (IBGE). É fato que os indicadores se mostram fundamentais em relação à representação da realidade social, traduzindo em cifras tangíveis e operacionais inúmeras das dimensões relevantes, dinâmicas, e específicas de tal realidade, enriquecendo sua interpretação empírica e orientando de maneira mais efetiva a análise, formulação e implementação de políticas sociais.
O Censo Demográfico, nesse sentido, traduz sua importância no fato de que se presta ao levantamento de uma gama variada e multitemática de informações bastante específicas acerca: da demanda potencial de bens e serviços públicos e privados, do quantitativo populacional, das características demográficas e educacionais dos indivíduos, das características domiciliares, da posse de bens, da inserção de mão de obra, da infraestrutura urbana, dos rendimentos etc.
...