Os Indicadores de Eficácia e Eficiência
Por: Gabriel Lima • 2/9/2018 • Trabalho acadêmico • 276 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
Atividade: Indicadores de eficácia e eficiência
a) Suponha que a meta de eficácia da escola seja de, no máximo, 5% de reprovação dos alunos matriculados. Construa um indicador de eficácia e analise se a escola consegue cumprir a meta estipulada.
[pic 1]
Adotando como forma para calcular a eficácia; o número de matriculados dividido pelo número de reprovados, obtém-se os resultados demonstrados na linha “eficácia”. Desta forma, a escola não conseguiu cumprir a meta de, no máximo, 5% de reprovação dos alunos matriculados em nenhum ano.
b) Como você avalia a eficiência desta escola? Responda construindo um indicador de eficiência para os anos selecionados e relacione-o com a meta de reprovação da letra .
O indicador de eficiência é calculado pela divisão entre os gastos com alunos e o número de alunos matriculados e demonstrado na linha “eficiência”. Com a análise dos resultados obtidos, percebe-se que a eficiência da escola ficou abaixo da meta de 5% definida na atividade.
Atividade: indicadores de desempenho
Para a realização desta atividade escolhi a cidade de Curitiba, no Paraná. Através da observação da porcentagem de crianças de 0 a 3 anos de idade com possibilidade de acesso à creche, percebe-se que a meta nacional é 30,4% em 2015. A cidade de Curitiba apresenta 36,7% em 2015. Neste caso, os dados apresentados em Curitiba estão acima da meta nacional.
Já para a porcentagem de crianças de 4 e 5 anos na Educação Infantil, a meta nacional é 90,5% em 2015. O município do sul do país tem 87,6% em 2015. Comparando com os valores nacionais, Curitiba está abaixo da meta nesta demonstração.
Referência bibliográfica
Plano Nacional da Educação, Educação Infantil. Disponível em:
...