Os Processos Gerenciais
Por: genna • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.321 Palavras (10 Páginas) • 105 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA-UNIDERP
FACULDADE SÃO BERNARDO - ANCHIETA
GESTÃO FINANCEIRA -1º SEMESTRE
PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA
[pic 1]
DESAFIO PROFISSIONAL
PROF
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 24 DE NOVEMBRO DE 2013
SUMARIO
Introdução..........................................................................................................3
Perguntas...........................................................................................................4
Projeto de Extensão Universitária.....................................................................9
Relatório Final.................................................................................................12
Referências Bibliográficas..............................................................................14
INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é desenvolver os passos aplicados durante o curso, onde, para desenvolver o projeto de Extensão Universitária, devem ser usadas as ferramentas de planejamento e desenvolvimento.
Para isso, foram utilizados os materiais de aula, livros PLT, artigos e fontes.
O projeto visa implantar coleta seletiva de óleo na cidade de São Bernardo do Campo, onde a mesma é realizada pela SABESP, porém pouco divulgada, o que faz com que a população descarte o óleo de maneira incorreta, gerando riscos ao meio ambiente e a comunidade em si.
O QUE É PLANEJAMENTO?
O Planejamento é a etapa mais importante de uma tarefa, pois por ele, pode-se mensurar e determinar o desenvolvimento dessa tarefa.
Pode ser projetado no longo prazo: pelo menos em termos de seus efeitos e consequências. Quase cobre algo como 2 a 5 anos pela frente. Em alguns casos, chega a cobrir 10,15 ou 20 anos, dependendo dos investimentos de longuíssimos prazos de empresas de capital intensivo.
Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa: sujeito à incerteza e imprevisibilidade dos eventos ambientais. .
Envolve a empresa como um todo: Significa que o planejamento estratégico não é a soma dos planos táticos e operacionais, pelo contrário os planos táticos e operacionais constituem desdobramentos do planejamento estratégico.
O efeito holístico e sinergético envolve toda a empresa como um todo. Sinergia é causa e holismo é consequência.
QUAIS OS TIPOS DE PLANEJAMENTO?
- Planejamento estratégico
O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo.
Enquanto a estratégia empresarial está voltada para o que a empresa deve fazer para alcançar os objetivos empresariais, o planejamento estratégico especifica como fazer para alcançar tais objetivos. Para se obter o efeito holístico e sinergético da interação de todos esses aspectos a empresa toda dever estar envolvida em todos os seus níveis, recursos, potencialidades, e habilidades.
- Planejamento tático
O planejamento tático refere-se ao nível intermediário da organização, ou seja, ao nível dos departamentos ou unidades de negócio a empresa. Ele é elaborado pelos gerentes ou executivos no tocante ao programa de atividades de seu órgão, tendo por base o planejamento estratégico da empresa e o objetivo de contribuir para que este tenha sucesso.
É a tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos mais detalhados no nível departamental. (Articulação Interna).
- Planejamento operacional
O planejamento operacional se preocupa basicamente com “o que fazer” e como o “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas pode ser visualizado como um sistema: começa com os objetivos estabelecidos pelo planejamento tático, desenvolve planos e procedimentos detalhados e proporciona informação de retroação no sentido de propiciar meios e condições de otimizar e maximizar os resultados.
CONTROLE ESTRATÉGICO
Controle é a parte do processo administrativo que mede e avalia o desempeno conforme os padrões e critérios esperados e toma as ações corretivas. São três as características do controle estratégico:
- Nível de decisão: nível institucional da empresa
- Dimensão de tempo: apenas para longo prazo
- Abrangência: a empresa como um todo
As empresas visam controlar suas atividades para estarem dentro dos parâmetros esperados. O controle atende duas finalidades principais:
- Correção das falhas
- Prevenção de novas falhas
Os controles organizacionais servem para:
- Padronizar o desempenho, a qualidade de produtos, proteger os bens organizacionais, limitar a autoridade exercida, avaliar o desempenho das pessoas e prevenir erros.
- Os padrões de qualidade são estabelecidos conforme a necessidade da empresa, mas normalmente, são metas de desempenho.
O benchmarking mesmo não sendo uma ferramenta de controle, é utilizado por muitas empresas para comparação de padrões do mercado. O benchimarking analisa e estuda o que os concorrentes estão fazendo de melhor, para tentar assim ultrapassa-los e ser melhor que eles no mercado.
A avaliação do sistema organizacional pode ser feita:
- Observação: acompanhamento cotidiano
- Instrumentação: obtenção de dados pelo sistema de informação
- Relatório escrito: por dados periódicos e relatórios
- Resultado alcançado: realizado por comparação entre os resultados alcançados e as metas e objetivos
Em comparação do desempenho com o padrão, nem toda variação exige correções, apenas as que ultrapassam os limites e são denominadas erros ou desvios.
Taylor elaborou um sistema que trata apenas dos aspectos excepcionais, ou seja, fora dos padrões da normalidade, deixando de lado o que esta correndo bem e preocupando-se com o que este extremamente bom e extremamente ruim.
A comparação do desempenho organizacional busca erros ou desvios e é feita por meio de:
...