Os Recursos Humanos
Por: albcadm • 12/9/2017 • Seminário • 471 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
CAMPUS CERRO LARGO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RECURSOS HUMANOS I
NOME: __________________________________________________ DATA: __/___/_______
Estudo dirigido: “Anna e o Rei”
O filme “Anna e o Rei” é uma refilmagem americana de 1999 do drama épico Anna e o Rei, dirigida por Andy Tennant, com os atores Jodie Foster e Yun-Fat Chow. O roteiro foi baseado nos diários da professora Anna Leonowens, viúva de um militar inglês, criada na India, que, em 1860, aceita o convite do Rei Mongkut do Sião, atual Tailândia, para ser responsável pela educação do filho primogênito do Rei.
Existem algumas cenas marcantes no filme, com a exposição de diálogos de efeito, assim descreva cada uma das cenas abaixo, estabeleça sua conexão com cultura e cultura organizacional.
Exemplo: “Cena da professora se apresentando ao primeiro ministro”.
Descrição: Anna e levada ao encontro do primeiro ministro numa sala onde ele está sentado no local mais elevado, inclusive em relação às pessoas que estão em pé. As demais pessoas presentes na sala, exceto Anna, encontram-se sentadas ou ajoelhadas e não olham diretamente para o primeiro ministro. O primeiro ministro não “fala” diretamente com Anna e comunica-se por meio de seu assessor, mesmo sabendo falar o idioma inglês. Anna questiona o motivo de ser chamada de “senhor”, então lhe é explicado que no Sião uma mulher não fica de pé na presença do primeiro ministro. Anna irrita-se com as perguntas pessoais que lhe são dirigidas e o primeiro ministro lhe responde pessoalmente que no Sião as perguntas pessoais, feitas em primeiro lugar, são uma questão de educação. Anna desculpa-se e por fim é encaminhada a suas acomodações no palácio.
Conexão com cultura: Duas expressões culturais se encontram; as ideologias de ambos se impõem nas falas, nos gestos e nas estratégias utilizadas por ambos. Todas as falas do primeiro ministro expressam por metáfora o que é Sião: como o tratamento de Anna como senhor (no masculino); a comunicação através de um intérprete para simbolizar a distância entre as culturas.
Conexão com cultura organizacional: em uma organização o terno dos executivos e o uniforme dos operários expressam o simbolismo da distância de status entre os mesmos.
1. Cena em que Anna responde a Louis porque o Rei Mongkut precisa dela para ensinar Inglês, se no país não se fala a língua.
2. O rei explicando à família real porque ele quer que eles aprendam com a professora.
3. Cena do príncipe herdeiro dando de presente o mapa do Sião à professora e dando o recado que o pai lhe mandara.
4. Cena da professora se negando a se inclinar frente ao Rei.
5. Cena do jantar oferecido pelo Rei aos ingleses (diplomatas), na data de seu aniversário, para mostrar aos franceses que não é um incivilizado e também que tem apoio dos ingleses.
6. Cena da execução da concubina
...