Os Recursos Humanos
Por: da123 • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.057 Palavras (9 Páginas) • 101 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – CEAD
PÓLO ANANINDEUA-PA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
3ª SÉRIE
GESTÃO DE PESSOAS; TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL.
ALUNO RA
ALUNO RA
ALUNO RA
ALUNO RA
ALUNO RA
ALUNO RA
DESAFIO PROFISSIONAL: Plano de Melhorias voltado a ações de RH na SUPERSOFT
Trabalho entregue como quesito avaliativo parcial do curso de GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS da Universidade Anhanguera.
Orientador. Adm. Denes Nunes.
ANANINDEUA-PA
2015
HISTÓRICO DA EMPRESA
NOME DA EMPRESA | SUPERSOFT LTDA |
CNPJ | 03.299.666/0005-24 |
CNAE | 7811-9/00 |
MISSÃO VISÃO | |
VALORES | |
TOTAL DE EMPREGADOS | SEIS EMPREGADOS |
SÓCIOS | VINTE E TRÊS SÓCIOS |
Diante de um contexto na busca da qualidade de prestação de serviços o setor de recursos humanos assume o importante e fundamental papel de gerenciador para o contínuo funcionamento de qualquer organização, contudo o RH deve ser valorizado, pois a produtividade que gera lucros para a empresa depende desse recurso e, para que a lucratividade seja efetiva o funcionário deve-se sentir-se bem em seu ambiente de trabalho para que possa desenvolver suas atividades com precisão e eficiência, considerando que o Recursos Humanos é a empresa estrategicamente, atuando para garantir a eficiência e melhoria dos processos, garantindo o sucesso dos resultados da empresa.
Diante do acrescentado acima, o presente projeto abordará questões de insatisfação e problemas detectados de acordo com informações internamente levantadas, onde será elaborado um plano de melhorias para tais situações de modo a suprir suas necessidades, corrigir suas irregularidades e assim trabalhar eficazmente.
O presente trabalho detalha a gestão organizacional da empresa e faz um diagnóstico da mesma para que possa ser elaborado um plano de ação que atenda as necessidades primordiais da empresa e de seus colaboradores.
Diante disso, a empresa SUPERSOFT LTDA passa por um momento delicado em relação à gestão estratégica de pessoas, por isso foi de suma importância à contratação de um consultor em recursos humanos, para que através de uma visão mais técnica e especializada fosse possível identificar os principais problemas no processo de gestão e assim viabilizar ações estratégicas em busca da mitigação e eliminação das falhas e problemas que tem provocado alguns conflitos e insatisfações na empresa.
DIAGNÓSTICO
O excelente Recursos Humanos sabe muito bem observar e tomar ações viáveis para soluções de eventuais problemas. Tais problemas de certa forma vinham se “acumulando” na SUPERSOFT LTDA prejudicando sua produção, ocasionando um decrescimento nos lucros.
Diante do quadro da empresa acertou-se a contratação de um consultor de Recursos Humanos, visando identificar e solucionar os empecilhos do crescimento. Neste caso, um diagnostico foi feito para mapear e identificar pontos que precisavam de mais atenção, isto é, reparos para que a organização funcionasse perfeitamente.
O diagnostico baseou-se em questionários feitos com os funcionários e observações, assim detalhando os pontos críticos a serem trabalhados. De acordo com diagnostico detectou-se tais problemas:
- Dificuldades para trabalhar em equipe
[pic 2]
Sabemos que o trabalho em equipe é fundamental em qualquer organização independentemente do seu tamanho. As pessoas são a força que move uma empresa. O capital humano é, sem duvida, o pilar de uma instituição, tendo em vista que é ele que realiza todas as ações que fazem uma organização crescer. Trabalhar em uma empresa implica conviver com pessoas de opiniões diferentes, objetivos distintos e com outras maneiras de enxergar o mundo. Saber aceitar essas diferenças e utilizá-las em prol da execução satisfatória das demandas faz parte do trabalho em equipe.
O trabalho em equipe traz resultados muito mais eficientes do que as atividades realizadas individualmente. Por conta disso, estimular a união deve ser uma estratégia de toda instituição que deseja aprimorar a efetividade do trabalho e aumentar a satisfação dos colaboradores.
Segundo Marcio silva (2012), muitas pessoas, que atuam em diversas organizações, estão trabalhando em grupo e não em equipe, como se estivessem em uma linha de produção, onde o trabalho é individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa e pronto. No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e sua importância para o sucesso da tarefa. Eles têm objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas, que tendem a ir além daquilo que foi determinado.
- Falta de subsídios para capacitação profissional
[pic 3]
De certa forma a empresa relaxa no fato não reter talentos, não cria oportunidades de crescimento para seus colaboradores, gerando desmotivação em seus funcionários causando danos financeiros a empresa.
Muitas empresas sofrem por não ter recursos para custear um ampliamento da formação de seus colaboradores. Segunda Fabiola lago, coordenadora da Vagas Tecnologia, entre os empecilhos estão os recursos financeiros limitados e alto endividamento.
Ponto a ser destacado, pois é fundamental para o crescimento de qualquer organização.
- Funcionários desmotivados
[pic 4]
Em uma análise e observação, verificou-se uma desmotivação por parte dos funcionários, certamente isso prejudica diretamente a produção. É comum, hoje em dia, você conversar com pessoas que não estão felizes por trabalharem onde estão por reclamarem dos seus serviços e ficam torcendo pelo horário passe logo e irem para casa. Muitas das vezes a gestão da empresa é a grande responsável por essa desmotivação.
Na empresa em destaque muita funcionários reclamavam do salário baixo, falta de orientação, falta de liderança, falta de reconhecimento e ausência do plano de carreira.
...