Os Setores Público e Privado
Por: wagnerdavi • 12/8/2015 • Trabalho acadêmico • 698 Palavras (3 Páginas) • 387 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
Estado e Economia
JULHO – 2015
BRASILEIA – AC
WAGNER DAVID DA SILVA RODRIGUES – 21255744
TAREFA - II
Os Setores Público e Privado
JULHO – 2015
BRASILÉIA – AC
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade pesquisar sobre Imposto Inflacionário e qual sua forma de calculo na economia do estado, bem como citar suas respectivas referencias.
Conceitua-se como imposto inflacionário sendo a corrosão do poder de compra do dinheiro em circulação. Uma das maneiras de medi-lo é calcular quanto a base monetária perdeu valor por causa da inflação.
Define-se também, em economia Imposto Inflacionário, como a sistemática perda de poder aquisitivo da moeda, penalizando a população e beneficiando o Banco Central, decorrente do fato da moeda render juros nominais nulos e, em consequência, estar sistematicamente desprotegida contra a inflação.
DESENVOLVIMENTO
Os conceitos acima, onde referencia o imposto inflacionário está relacionado à emissão de moeda como meio do governo obter os recursos em receita para pagar suas dívidas. Toda emissão de moeda que o governo promove resulta no aumento da sua capacidade de pagar suas dívidas e adquirir bens e serviços, ou seja, ele cria o meio de honrar as despesas governamentais. Esta atitude, via de regra, expande os meios de pagamento, o M da equação quantitativa, o que resulta na elevação dos preços da economia. Se M aumentou, preservando-se a igualdade de MV = PY, o nível de preços P aumenta, ou seja, há inflação.
Nesta situação os indivíduos perdem o poder aquisitivo imediatamente, uma vez que a mesma quantidade de moeda que o seu salário representa não compra mais a mesma cesta de bens e serviços que anteriormente comprava. A situação de perda do poder aquisitivo perdura até que se busque aumentos dos ganhos salariais no médio e no longo prazo. Esta perda do poder aquisitivo atinge diretamente o bem-estar da sociedade, e também atinge as pretensões de investimentos do empresariado que se vê ameaçado pelo aumento dos custos das matérias-primas.
Quanto sua forma de calculo na economia do estado, observamos que a estimativa varia de acordo com a instituição que a calcula, por conta de pequenas diferenças de definição do conceito. São itens, como multas, juros, contribuições de melhoria etc., que podem levar a diferenças em torno de dois pontos percentuais do PIB.
Por exemplo, com baixa taxa de inflação, o imposto inflacionário representa uma fatia insignificante do total arrecadado e, por isso, omite-se essa fonte de receita no cálculo da carga tributária:
Se B e P representam, respectivamente,
...