Os desafios das relações trabalhistas nas sociedades do conhecimento.
Por: terezagela • 21/5/2015 • Seminário • 1.024 Palavras (5 Páginas) • 336 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
4 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Este trabalho nos aborda as relações trabalhistas no Brasil nos dias atuais. Nos fala sobre o desafio das relações trabalhistas nas sociedades do conhecimento acreditamos que com os três pilares da relação do trabalho: a sociedade, os governantes e as empresas cumprindo o seu papel e exigindo que seja cumprido seus direitos e deveres com as leis sendo aplicada com mais rigidez poderemos dar um salto para uma sociedade mais digna e humana, pensando assim estaremos proporcionando um mundo melhor com mais solidariedade e humana para as gerações vindouras.
- DESENVOLVIMENTO
Os desafios das relações trabalhistas nas sociedades do conhecimento.
No Brasil desde 1950 a organização mundial do trabalho mantém representação, com o objetivo de buscar garantir o direito das pessoas obtendo oportunidades de emprego produtivo em condições de liberdade, equidade segurança e dignidade.
Porém na prática ainda estamos longe de vivenciar estes quesitos, no entanto o que vemos é em alguns seguimentos há patrões que buscam tirar proveitos dos trabalhadores como, por exemplo, no trabalho rural, nas minas de ouro etc.
Geralmente estes trabalhadores trabalham de forma irregular sem mínima condição de um serviço que se pode dizer humano, e os donos não estão pensando nos funcionários enquanto pessoas e sim como se fosse meras peças do processo trabalhistas, e o que manda é a quantidade obtida de lucro, Precisamos pensar mais no outro, a sociedade precisa denunciar a fiscalização do ministério do trabalho precisa, fiscalizar com mais rigor, pois sabemos que existe muito caso de escravidão no Brasil e poucos são levados até o conhecimento das autoridades, e quando chega o conhecimento desse absurdo sempre é punido os responsáveis.
No Brasil já avançamos bem nas melhorias dos direitos trabalhistas, tivemos grandes conquistas a favor dos funcionários mais ainda precisa conscientizar toda a sociedade que o trabalho é necessário dentro das condições legal, que o ser humano seja visto realmente como pessoas que condiciona o processo e que sejam fornecidas condições mínimas para ele operar os serviços que de segurança para a vida, utilizando equipamentos de segurança, sendo amparados seus direitos trabalhistas.
Segundo a Agenda Nacional de Trabalho Decente - ANTD
O Trabalho Decente é uma condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável. Em inúmeras publicações, o Trabalho Decente é definido como o trabalho produtivo adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna.
A garantia dos direitos trabalhistas está na constituição federal, foi criada a CLT com a principal norma Legislativa brasileira referente ao direito processual do trabalho e o direito do trabalho. Cabem os empregadores cumpri-las. E a sociedade não aceitar certos abusos trabalhistas o viável é denunciar, pois desta forma estamos contribuindo para o progresso de todos.
Como diz o Juiz de trabalho Jorge Luiz Souto em seu artigo Mineiros do Chile e soterrados do Brasil que a solidariedade é o sentimento mais puro que a mera compaixão. É com este sentimento que precisamos ver o outro principalmente quando a sociedade sabe que há alguém aproveitando do próximo utilizando do trabalho escravo é preciso denunciar, denunciar sempre.
As Leis que mais utilizamos nas empresas da área comercial são:
Lei 605/1949 = Repouso Semanal Remunerado
Lei 3.030/1956 = Desconto por Fornecimento de Alimentação
...