Os funcionários se agrupam dentro da empresa em grupos Formais e Informais
Artigo: Os funcionários se agrupam dentro da empresa em grupos Formais e Informais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 120531 • 18/11/2014 • Artigo • 1.249 Palavras (5 Páginas) • 404 Visualizações
Etapa 3
Questionário.
1 - Como os funcionários se agrupam dentro da Empresa?
Os funcionários se agrupam dentro da empresa em grupos Formais e Informais.
2 – Como são os agrupamentos formais (aqueles forçados pelo próprio trabalho) e os informais (aqueles que se forma pela afinidade entre pessoas)?
Grupos Formais são aqueles definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. Nesses grupos o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função de metas organizacionais
Grupos Informais são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização, esses grupos são formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que surgem em respostas a necessidade do contado social.
Grupos de Comando e Tarefa são ditados pela organização (Formal). Grupos de Interesse e Amizade são alianças informais.
3 – Quais os conflitos mais comuns? Mencionar o nome de cada funcionário em cada grupo.
Os conflitos mais comuns são o de convivência, falta de interesse, falta do espírito em equipe, desrespeito, falta de responsabilidade, falta de comprometimento.
Alba Lourenzão e João Maria Lourenzão -> Grupo de Comando – Informal
Rui Leme -> Grupo de Tarefa e Comando - Formal
Anita, Léia e Helder -> Grupo de Tarefa - Formal
Leila e Elaine -> Grupo de Tarefa - Formal
Relatório
Grupo é o conjunto de pessoas reunidas para alcançar um objetivo em comum. Esses grupos podem ser Formais e Informais.
Grupo Formais são aqueles definidos pela organização, eles são impostos pela empresa, e o comportamento de cada indivíduo é estipulado e dirigido em função do objetivo a ser atingido.
Grupos Informais são grupos formados naturalmente, ele pode ser criado dentro ou fora do ambiente de trabalho, eles surgem em respostas as necessidade do contato social, geralmente surgem por afinidades, interesses em comum, gosto pelas mesmas coisas.
Não pode se dizer que o grupo informal não tenha relação com o grupo formal, porque muitas vezes é através do ambiente de trabalho que surgem grandes amizades. Existem várias razões pelas quais as pessoas se reúnem em grupos como: segurança, Status, Auto -estima, Associação, Poder, Alcance de Metas.
Para ser considerado um grupo eficaz todos os membros tem que saber o porque que o grupo existe, todos tem que compartilhar seus objetivos, apoiando regras e procedimentos mutuamente acordados, e deve seguir três critérios importantes: Produção, Satisfação dos Membros e Capacidade para Compensação Contínua. Um grupo eficaz, portanto, é capaz de satisfazer demandas imediatas de desempenho e satisfação do grupo e, ao mesmo tempo estabelecer condições de sobrevivência a longo prazo.
Para uma melhor harmonia e aumentar o relacionamento do grupo, as organizações fazem dinâmica de grupo, que nada mais é que a soma de interesse dos componentes do grupo, que é ativada através de estímulos e motivações.
Etapa 4
Relatório
Alba Lourenzão e João Maria Lourezão são irmãos e sócios na Empresa Pet Glamour, e estão com dificuldades para administrar os negócios, que não está indo conforme o planejado. A ideia nasceu porque os dois irmãos compartilhavam o gosto por animais de estimação e tinham um sonho de ter o próprio negocio. Ele é formado em Tecnologia em Gestão Comercia e ela sempre trabalhou em grande salões de beleza.
Mas infelizmente o sonho de ter o próprio negocio não é tão fácil, e o Pet Shop não anda nada bem, quando fizeram o plano de negócios esqueceram de lidariam com pessoas, teriam que tomar decisões, controlar gastos, e cuidar de toda parte burocrática de um empresa.
Para ajudar na administração, contrataram um gerente o Sr. Rui Leme, um profissional competente, e que todos os outros funcionários teriam que responder a ele, mas não é isso aconteceu. Porque dentro da empresa cada departamento age de um jeito, não respeitam o superior, e ainda para ajudar tem o apoio de uma das sócias, dificultando ainda mais a sua gestão.
A Equipe da Tosa não consegue se entender, as meninas da recepção não tem responsabilidades estão totalmente desmotivada. O sócio João Maria está decepcionado com a irmã, que não quer ajudar em nada na administração da loja.
Percebe-se numa análise rápida que os problemas da Pet Glamour são vários:
- Brigas e desrespeito entre colegas de trabalho;
Absenteísmo muito alto, com as funcionárias da recepção;
Falta de motivação e de responsabilidade,
Dificuldades em separar o profissional do pessoal;
Falta de
...