PCP Planejamento e Controle de Produção
Por: akaw • 2/4/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.183 Palavras (5 Páginas) • 384 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS
UNIDADE 4
ADMINISTRAÇÃO
5ª e 6ª SÉRIE A
Bruna Beatriz Nicoleti Pires - RA 6890520950
Jovana Cagnin Ramos - RA 7474686827
PCP – Planejamento e Controle de Produção
Professor José Eduardo Miguel
CAMPINAS
2015
Índice
Página 2 .................................................Etapa 1 – PCP / Controle de qualidade / Just in time
Página 3 ............................................................................................Etapa 1 – Estoque / MRP
Página 4........................................................................................................................ Etapa 2
Página 5/6 .................................................................................................................... Etapa 3
Página 7 ........................................................................................................................Etapa 4
Página 8.....................................................................................................................Conclusão
Página 9 ...................................................................................................................Bibliográfia
PCP
É o planejamento e controle dos recursos de processo de produção. Estabelece planos de ação e é extremamente importante para que se alcance os objetivos definidos.
O PCP é uma ferramenta que auxilia na medição do tempo, capacidade do equipamento, desempenho dos colaboradores, saída e entrada de materiais.
Uma empresa ou organização é feita de processos e o acompanhamento e realização destes processos é o que faz a organização ter um bom desempenho e uma alta produtividade.
Na área de produção o PCP é utilizado desde a entrada da matéria prima até a saída de materiais, pois é necessário ter um controle e um planejamento para estes processos.
Como dissemos, dentro das organizações existem vários processos, assim utilizamos o PCP para algumas deles como:
Controle de Qualidade
No mercado atual, qualidade é um item indispensável para qualquer tipo de produto, por isso empresas que empregam o PCP dentro desta área com certeza ganham muito no quesito competitividade. Porem qualidade não é o mais importante, não adianta ter somente qualidade e não ter um preço competitivo, por isso o PCP auxilia no controle de gastos, custos e produção.
Just in time
Desperdício hoje não é mais aceitável, principalmente mediante as situações globais em que vivemos, este processo visa a produção de acordo com a demanda, e não com a capacidade de produção, assim só é produzido aquilo que se espera vender para que não haja acumulo de estoque.
Estoque
É extremamente essencial ter controle de todo o material que se tem em estoque para que não haja falta nem sobra de matérias, assim conseguindo atender prontamente a demanda.
MRP (Material Requeriments Plannings)
Um processo que auxilia as organizações na quantidade, tamanho, forma, tipo e em qual momento deverá ser utilizado numa linha de produção.
Etapa 2
De acordo com Chiavenato, o PCP não se baseia em leis e sim em princípios fundamentais.
O PCP está ligado à eficácia e a eficiência esperada por uma empresa. O controle e planejamento dos processos são essenciais para que a entrega seja realizada dentro do prazo, da quantidade e qualidade estipuladas.
Ainda segundo Chiavenato, existem alguns princípios que são fundamentais para o controle dos processos, entre eles estão: os princípios do controle e do planejamento, definição da flexibilidade e do objetivo do planejamento, definição dos objetivos e padrões.
Existem alguns sistemas de PCP que atendem um planejamento e uma programação de demanda, entre eles estão:
Produção em lote - É a produção de quantidades limitadas de um tipo de produto.
Produção por encomenda – A produção é feita a partir de um contrato, uma negociação, algo previamente estabelecido.
Produção Continua – É uma produção sem interferências, dura um longo período de tempo e tem um rito bem acelerado.
O PCP exige grandes volumes de informações, quanto mais é alimentado melhor será sua eficácia.
Possui ainda algumas fases para que sua funcionalidade seja satisfatória:
- Controle de produção;
- Projeto de produção;
- Planejamento de produção;
O PCP pode determinar tudo numa produção, assim como a quantidade a ser produzida, a quantidade de matéria-prima a ser utilizada, como deve ser produzido, e é também conhecida como sistemas de programação de produção.
Com esse sistema os usuários podem programar a demanda, informar as condições reais, colocar alguns parâmetros para tomadas de decisões.
Estes sistemas são utilizados através de Softwares, e requer investimento também na parte de treinamento para utilização do mesmo, e manutenção, podendo haver também mudanças organizacionais.
A decisão sobre a implantação de um sistema de programação da produção é uma decisão estratégica.
O MRP II esta disponível no Brasil e vem melhorando cada vez mais o trabalho do PCP, trazendo competitividade entre as empresas, pois traz a redução de custos e aumento da qualidade, informações segundo Marcelo Caldeira Pedroso.
Etapa 3
De acordo com o vídeo “Controle de Produção – Telecurso Módulo 3”, podemos verificar alguns itens essenciais para um sistema de produção:
- Produzir com qualidade
- Organização no sistema de Produção
...