PIM II CPTM UNIVERSIDADE PAULISTA
Por: soniaravelli • 7/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.382 Palavras (6 Páginas) • 283 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
SONIA REGINA RAVELLI MARCHEZELLI
CPTM
SUBTITULO
ITANHAEM
2019
UNIVERSIDADE PAULISTA
SONIA REGINA RAVELLI MARCHEZELLI
CPTM
SUBTITULO
Trabalho do Projeto Integrado Multidisciplinar do curso Gestão Pública apresentada a Universidade Paulista – UNIP.
Orientador: Prof. Fabio Arten
ITANHAÉM
2019
INTRODUÇÃO
As questões referentes ao transporte público sempre estiveram em discussão entre os usuários, principalmente quando tem a ver com a qualidade do que lhes é oferecido.
Independente das diferenças que há entre cada transporte nas cidades, existem alguns pontos importantes como a padronização do aumento das tarifas, ainda que não seja realizado de uma única vez, ocorre na qual a alteração no valor de um dos meios, inicia- se o período de mudança nas demais vigentes dos serviços semelhantes. O segundo ponto, refere-se à satisfação do público quanto aos serviços oferecidos.
O seguinte trabalho tem por objetivo analisar e destacar o estoque do transporte público (CPTM), abordando métodos e ferramentas que manipulam positivamente na gestão de estoque.
ECONOMIA E MERCADO
Microeconomia
Segundo informações da empresa, 89% das viagens feita pelo trem são associadas ao emprego e estudos. A distribuição das viagens por zona foi obtida através dos modelos gravitacionais calibrado em cima dos custos generalizados.
A cptm tem objetivos estratégicos para o alcance da satisfação de seus usuários, como transformar o ambiente organizacional, expandir os serviços de transporte, promover uma política de segurança, saúde e meio ambiente, regularizar a titularidade patrimonial e posse dos territórios sob domínio da CPTM e em aquisição, entre outros.
Convencia com a escassez
Segundo informações da CPTM, 37% das estações de trem em são Paulo não possui espaços acessíveis para a locomoção. 35 (trinta e cinco) das (noventa e quatro) estações, não podem receber o público com deficiência, pois ainda não estão terminadas, enquanto as estações restantes já estão adaptadas.[pic 1]
Figura 1: acessibilidade na CPTM. Diário do transporte
A CPTM divulgou por meio de notas, prometendo acessibilidade por meio de obras nas estações não adaptadas até 2020. A CPTM contava com recursos federais, através do PAC para reconstruir e modernizar as estações. A promotoria já investigou sobre a falta de acessibilidade nas estações. Em 2012 a CPTM e o Ministério Público Estadual, assinaram o termo de ajustamento de conduta, conhecido como TAC, que garante que os locais sejam 100% acessíveis. Daí então, a CPTM deu o prazo das obras até o fim de 2014, mas com a ocorrência de imprevistos a empresa prorrogou a acessibilidade nas estações até 2020.
- Macroeconomia
- Demanda por bens e serviços
A CPTM conduz milhões de paulistanos por diferentes régios para chegar ao trabalho, escola ou lazer. Totalizando 2,3 milhões de usuários por dia, a CPTM se dedica para obter a satisfação de seu público.
A CPTM está sempre modernizando e expandindo suas linhas. É fundamental que a CPTM possa contar sempre com um time de colaboradores que responda ao desafio de realizar no presente e no futuro. Por essa razão a CPTM investe em renovar e ampliar seu quadro de pessoal, nesse ano foram admitidos 558 funcionários e 1.121 estagiários.
- O papel do governo no transporte público
Sessenta e cinco novos trens foram adquiridos pelo governo para reequipar a fora da CPTM. Na última seção da CPI, uma burocrata do Governo do Estado, admitiu que a empresa precisa de maior capacidade de energia para fazer rodar os rodar os trens corretamente. A CPTM ficou sobre controle do Governo do Estado, quem dá as cartas são empresas privadas estrangeiras, apesar da CPTM não ser uma empresa privatizada.
Os trens não são um favor do governo é dever do estado garantir o transporte público e de tal forma deve atender as necessidades da população.
RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Gestão de estoque
Os estoques da CPTM são avaliados pelo custo médio ponderado de aquisição e são designados ao consumo e consumo na prestação de serviços, previsão para a perda de valor recuperável em montante visto pela administração como suficiente para cobrir as perdas.
Estoque mínimo e estoque máximo
O estoque mínimo ou também chamado de estoque de segurança, é a quantidade necessária de produtos estocados que não interrompa a cadeia produtiva da companhia, pois ela é diretamente ligada ao grau de imobilização da empresa.
O estoque máximo tem como objetivo prevê o atendimento satisfatório, porém sofre variabilidade econômica em relação ao seu alto custo.
Responsabilidade ética e social.
Segundo a as reponsabilidades éticas e sociais da CPTM, “é dever de todos, sem exceção, respeitar, conhecer, entender, praticar e tornar referencias os valores, os princípios e as condutas previstas neste código de conduta” (site oficial CPTM).
- Qualidade
A CPTM bateu o recorde de qualidade quando transportou mais de três milhões de passageiros. As novas estações e as renovações da frota, elevaram a qualidade da organização, ainda que muito usuários desse transporte reclamem dos serviços.
MATEMÁTICA APLICADA
A matemática é usada para diversas coisas dentro da cptm, vou reatar algumas delas.
...