PIM II - ESTUDO SOBRE A ADOÇÃO DE COMPUTADORES PEDAGÓGICOS NO BRASIL
Por: Carlos Tavares • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 4.150 Palavras (17 Páginas) • 705 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
PIM II - ESTUDO SOBRE A ADOÇÃO DE
COMPUTADORES PEDAGÓGICOS NO BRASIL
Cerquilho
2014
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
PIM II - ESTUDO SOBRE A ADOÇÃO DE
COMPUTADORES PEDAGÓGICOS NO BRASIL
Curso: Gestão em Tecnologia da Informação
Semestre: 1º
Cerquilho
2014
RESUMO
O objetivo deste projeto é demonstrar como o uso de computadores em Instituições Educacionais do Ensino Fundamental pode aumentar a qualidade do ensino, apresentando projetos governamentais de aplicação de equipamentos computacionais atuais e de baixo custo, para a montagem de uma Sala de Informática que facilite a inclusão digital dos alunos e que possa prover uma estrutura que complemente o ensino das diversas disciplinas que fazem parte do currículo do Ensino Fundamental.
Palavras Chave: computadores, Ensino Fundamental, projetos governamentais, inclusão digital.
ABSTRACT
The objective of this project is to demonstrate how the use of computers in educational institutions of elementary school can increase the quality of education, with government projects applying current computer equipment and low cost for the installation of a computer room that facilitates the inclusion digital students and can provide a framework to complement the teaching of various subjects that are part of the curriculum of elementary school.
Keys Words: computers, Elementary Education, government projects, digital inclusion.
SUMARIO
INTRODUÇÃO 06
O PROGRAMA PROINFO 07
2.1. COMO FUNCIONA O PROINFO 10
2.3. ADESÃO AO PROINFO 11
3. INFRA-ESTRUTURA DOS LABORATÓRIOS 11
4. COMPOSIÇÃO DO LABORATÓRIO PROINFO URBANO 12
5. CONFIGURAÇÃO DETALHADA DO HARDWARE 13
5.1. DETALHES DA PLACA MÃE 14
5.2. DETALHES DO PROCESSADOR 15
5.3. DETALHES DA MEMÓRIA PRINCIPAL 15
6. A ESTAÇÃO MULTITERMINAL 16
7. O SOFTWARE APLICADO 17
7.1. O SISTEMA OPERACIONAL 18
7.2. CONTEÚDOS EDUCACIONAIS 18
7.3. FERRAMENTAS EDUCACIONAIS INSTALADAS 18
7.4. PROGRAMAS EDUCACIONAIS 19
7.5. FERRAMENTAS DE PRODUTIVIDADE 20
7.6. APLICATIVOS GRÁFICOS 21
7.7. INTERNET E MULTIMÍDIA 22
7.8. FERRAMENTAS DO SISTEMA 22
8. ESTRUTURA E TOPOLOGIA DE REDE 23
9. SUPORTE TÉCNICO 25
CONCLUSÃO 26
REFERÊNCIAS 28
1.INTRODUÇÃO
A Informática é hoje uma ferramenta indispensável no processo de ensino-aprendizagem. Este Projeto Integrado Multidisciplinar fará um breve estudo sobre o beneficio que o computador pode trazer junto às ações pedagógicas nas escolas do ensino fundamental. Com novas tecnologias surgindo freqüentemente e equipamentos a preços acessíveis, é possível chegarmos à definição de um modelo de estação de trabalho que possa suprir as necessidades do ensino. Será estudada e apresentada uma alternativa real e viável criada pelo Governo Federal para a aplicação de recursos computacionais no sistema de ensino. Será abordada a infra-estrutura necessária, o tipo de computadores a serem instalados, o Sistema Operacional e seu conjunto de aplicativos voltados para o sistema educacional e o suporte técnico tanto para alunos como para professores.
O PROGRAMA PROINFO
O Proinfo, abreviação usual para Programa Nacional de Informática na Educação, subdivisão do Programa Nacional de Tecnologia Educacional criado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelas Secretarias de Estado de Educação, é um programa do Governo Federal que visa disponibilizar um laboratório de computadores para escolas públicas brasileiras e comunidades escolares de todo o Brasil e colocar os alunos em contato com a tecnologia e promover a introdução do computador no sistema de ensino e no processo pedagógico. O Proinfo foi criado pela Portaria nº 522/MEC, de nove de abril de 1997, para promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações em toda rede pública de ensino fundamental e de ensino médio no território brasileiro.
2.1. COMO FUNCIONA O PROINFO
O programa leva às escolas recursos digitais, micro-computadores, e conteúdos educacionais. O Ministério da Educação adquire, distribui e instala os equipamentos em laboratórios de informática nas escolas públicas de educação básica. Para isso, os governos locais precisam providenciar a infra-estrutura necessária nas escolas, para que estas recebam os computadores.
2.3. ADESÃO AO PROINFO
Para que a escola receba os equipamentos da Sala de Informática do programa Proinfo, o governo (municipal ou estadual) deve:
...