PIM III GESTÃO PUBLICA
Por: GLEYCI2020 • 21/11/2019 • Trabalho acadêmico • 3.447 Palavras (14 Páginas) • 241 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
Ana Maria Nogueira Barbosa – RA 1948698
Gleyciane Barbosa Braum – RA 1965715
DETRAN – DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
PIM III
Novo Repartimento - PA
2019
UNIVERSIDADE PAULISTA
Ana Maria Nogueira Barbosa – RA 1948698
Gleyciane Barbosa Braum – RA 1965715
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5
2.1 RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA......................................................................................................................5
2.2 CONTABILIDADE DO DETRAN.........................................................................13
2.3 ESTATÍSTICA APLICADA..................................................................................16
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................17
4 REFERÊNCIAS......................................................................................................18
RESUMO
Prestação de serviços públicos é necessária e justificável sujeitos a controle detalhado e auditoria por parte da administração pública, a fim de garantir o tratamento adequado e econômico de fundos dos contribuintes. Assegurar a transparência no processo de tomada de decisão dentro da alocação de recursos públicos e atribuir a responsabilidade pelo seu impacto posterior representam requisitos fundamentais para o funcionamento de um sistema confiável. Nas funções de liderança, a responsabilidade, o reconhecimento e a assunção de responsabilidade por ações, produtos, decisões e políticas, incluindo a administração, governança e implementação dentro do escopo do papel ou posição de emprego e abrangendo a obrigação de relatar, ser responsável pelas consequências resultantes.
Palavras-Chaves: Contabilidade. Gestão. Estatística. Público.
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho acadêmico e levar o estudante a compreender o modelo de gestão de um órgão público, e para a realização deste trabalho foi aplicado o diagnóstico em uma Secretaria municipal.
Nas organizações, a responsabilidade é uma gestão de controle de processo em que as respostas são dadas para ações de uma pessoa. Estas respostas podem ser positivas ou negativas. Dependendo da resposta, a pessoa pode precisar para corrigir o seu erro. Em outras palavras, a prestação de contas refere-se ao indivíduo a responsabilidade pelo trabalho realizado e eletrônica para pares e superiores para o desempenho.
Accountability é muitas vezes usado como sinônimo de responsabilidade, culpabilidade e responsabilidade. Como um aspecto da governança, a prestação de contas tem sido central para discussões relacionadas com problemas em público, sem fins lucrativos, e setores empresariais.
Na liderança, a responsabilidade, o reconhecimento e a assunção de responsabilidade por ações, produtos, decisões e políticas, incluindo a administração, governança e implementação no âmbito do papel ou funcionário posição. Prestação de contas também abrange a obrigação de informar, explicar e responder pelas consequências daí resultantes. Como os líderes muitas vezes tomam decisões com consequências de longo alcance, prestação de contas tem uma substancial ética componente.
2.1 RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Envolvimento: conjunto de práticas de reconhecimento, relacionamento, participação e comunicação que visam conhecer os colaboradores e melhorar a qualidade dos relacionamentos e de sua integração na organização; reconhecê-los melhor; incentivar sua participação na condução dos negócios; e incrementar a comunicação organizacional;
Treinamento e desenvolvimento: conjunto de práticas que visam, principalmente, prover competências e estimular a aprendizagem dos colaboradores para se desenvolverem profissional e pessoalmente e, ainda, desempenharem bem suas funções rumo ao alcance das metas organizacionais;
Condições de trabalho: conjunto de práticas que visam, principalmente, prover competências e estimular a aprendizagem dos colaboradores para se desenvolverem profissional e pessoalmente e, ainda, desempenharem bem suas funções rumo ao alcance das metas organizacionais;
Recompensas: conjunto de práticas de remuneração e incentivos que visam recompensar as competências das pessoas e sua contribuição à organização.
ORGANOGRAMA DO DETRAN
[pic 4]
Gestão Estratégica de Recursos Humanos
A gestão estratégica de recursos humanos do DETRAN é a prática de atrair, desenvolver, recompensar e reter funcionários para o benefício de ambos os empregados como indivíduos e da organização como um todo. O departamento de RH pratica a gestão estratégica de recursos humanos, não funciona de forma independente dentro do órgão, ele interagem com outros departamentos dentro de uma organização, a fim de entender seus objetivos e, em seguida, criar estratégias que se alinham com esses objetivos, bem como os da organização. Como resultado, os objetivos de um departamento de recursos humanos é refletir e apoiar as metas do resto da organização. O RH estratégico é visto como um parceiro no sucesso organizacional, ao contrário de uma necessidade para a conformidade legal ou compensação. RH estratégico utiliza o talento e oportunidade dentro do departamento de recursos humanos para fazer outros departamentos mais forte e mais eficaz.
...