PIM - Natura O Gerenciamento de Serviços
Por: Nayra Nascimento • 22/5/2020 • Trabalho acadêmico • 1.285 Palavras (6 Páginas) • 230 Visualizações
2.4 Gerenciamento de Serviços
- Modelo de gestão/ prestação de serviços: No ano de 2018, a Natura repensou em um novo modelo de gestão que estão divididos em três partes sendo elas, Gestão de Riscos, Gestão e Organização e Gestão Sustentável de Fornecedores.
Gestão de Riscos: No decorrer do ano de 2017, a Natura fez um mapeamento por meio das áreas da empresa com o objetivo de mostrar os riscos apresentados pelo Comitê de Auditoria, Gestão de Risco e Finanças em 2016 sendo designado ao monitoramento, com suporte de informações de riscos apresentados naquele mesmo ano. No ano de 2018, esse mapeamento teve continuidade, e no segundo semestre deram início na reavaliação no cenário de riscos do ponto de vista das estratégias da organização sendo feitas entrevistas com os executivos da Natura, com o objetivo verificar e registar os pontos básicos a ser ponderados e monitorados.
No primeiro semestre do ano de 2018, a Organização investiu em teses relacionadas ao ’’ Meio Ambiente e Qualidade’’ gerando um aperfeiçoamento nas pesquisas realizadas no fim do ano de 2017 e promovendo uma ação de mapeamento dos riscos que tem possibilidade de afetar na busca de novos objetivos do Hub de distribuição de produtos que está situado em Itupeva. A realização desse mapeamento colaborou para consolidar o abarcamento das áreas proprietárias dos temas e favoreceu para a preservação dos certificados fundamentados nas normas ISO 9001, Gestão de Qualidade, ISO 14001, de Sistema de Gestão Ambiental.
A Natura tem uma matriz de controles internos, essa matriz é atualizada anualmente para os monitoramentos referente ás operações do Brasil e também para as operações da América Latina. Quaisquer trabalhos são apresentados com documentação própria cedidos aos auditores independentes da companhia, podem acrescentar suas analises com testes adicionais. Os frutos dos testes feitos pela companhia ou pelo auditor independente são reportados para os gestores encarregados pelos controles e ao Comitê de Auditoria, Gestão de Riscos e Finanças.
Gestão e Organização: O objetivo da Natura é fazer com que a sua organização seja uma geradora de impacto positivo e, que não só reduza ou amenize os resultados das ações tomadas, além do mais, a mesma pensa no bem social, ambiental, econômico e cultural, o que a torna uma empresa de qualidade.
O modelo de gestão e organização das pretensões e obrigações, foram reformulados e a partir disso a Natura elaborou um projeto de Índice da Visão de Sustentabilidade. Esse projeto foi fundamentado nos princípios do OKR, que significa Objectives and Key Results. O objetivo desse planejamento é atingir melhor os resultados de cada meta por período, a começar dos resultados quantitativos e qualitativos obtidos, com o intuito de atingir as metas definidas para 2020.
Procurando desenvolver uma visão composta dos resultados das ações realizadas, que integra a gestão dos meios ambientais, a capacidade da sociobiodiversidade, a preservação da floresta, a ascensão do impacto social, sem contar a grande rede de relações e a movimentação de uma cultura que é a favor de mudanças. Acrescenta-se a cooperação, a sinceridade, as diferenças de todos dos integrantes do Natura.
Gestão Sustentável de Fornecedores: A Natura trabalha com 9,9 mil fornecedores que são fragmentados em produtivos e não produtivos. Os produtivos são aqueles que fornecem as matérias primas ou que podem fabricar produtos em prol da Natura, e os não produtivos, são aqueles que ficam encarregados pelos serviços ou produtos sem ter contato direto com a produção. De todos os fornecedores da Natura, apenas 165 representava 62% do grande volume de compra no fim do ano.
No ano de 2018, a capacidade de vendas e de demanda pelos produtos da Natura aumentou, isso se deu por conta do bom relacionamento que a organização tem com os seus fornecedores.
A Natura considera os seus fornecedores como forma estratégica para a sua empresa, posto isso, esses 165 parceiros constituem o Programa Qlicar que tem como objetivo de aperfeiçoar de maneira progressiva com o intuito de alavancar o desempenho dos seus fornecedores. O Qlicar se fundamenta em sete princípios bem como, Qualidade, Logística, Inovação, Competitividade, Ambiental/Social e Relacionamento. Logo após os resultados, são criados planos de ações, coordenado pelos fornecedores com o Auxílio da Natura.
A Natura faz reuniões estratégicas com os seus fornecedores, partilhando com os mesmos as metas estabelecidas e diretrizes para a Organização. Além disso, promovem feiras com o intuito de desenvolver projetos contemporâneos entre os parceiros. O diferencial dessa feira é que os colaboradores também participam e auxiliam na observação das melhores respostas. Também são feitos painéis e rodadas de diálogos que mostram os pontos de descontento nos relacionamentos.
Indicadores de Qualidade: A Natura tem como propósito firmar um padrão de qualidade de processo e produtos na indústria cosmética e conseguir ‘’classe mundial’’ na qualidade de processos, produtos e serviços, de maneira a edificar uma marca de superioridade e ser reconhecida pelo seu público alvo. Tendo como objetivo a qualidade de seus produtos, a Organização tem uma Política Natura de Qualidade que, estabelece indicadores para acompanhar e proporcionar desenvolvimento constante essencial para a evolução dos planos da empresa.
...