PLANEAMENTO DA AÇÃO SOCIAL
Projeto de pesquisa: PLANEAMENTO DA AÇÃO SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: m15s16i29 • 25/5/2014 • Projeto de pesquisa • 3.012 Palavras (13 Páginas) • 312 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO........................................................................................................03
2. PLANEJAMENTO DA AÇÃO SOCIAL................................................................04
3. ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO EMPRESARIAL.....................................................06
4. DIREÇÃO E CONTROLE DA AÇÃO EMPRESARIAL.......................................07
5. A ADMINISTRAÇÃO DA AÇÃO EMPRESARIAL.............................................09
6. CONCLUSÃO..........................................................................................................12
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS......................................................................13
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de esclarecer que nenhuma empresa age no acaso, e o mundo atual exige um grande esforço do administrador para se manter no mercado. Procuramos listar alguns passos que a empresa deve seguir a fim de alcançar seus objetos, com base em algumas biografias a respeito de planejamento.
Segundo Peter Drucker, devemos planejar para a incerteza, com isso devemos admitir que planejamento da ação de uma empresa é primordial para sua sobrevivência no mercado que sofre constantes mudanças na economia, na sociedade ou na politica. O planejamento visa coletar o máximo de informações possíveis a cerca de tudo que envolve a organização, para criar objetivos e estratégias de gestão.
Existem diversas formas de se administrar e ferramentas para tal, cada qual com sua função e aplicabilidade, por isso nosso intuito maior é entender essas ferramentas e utiliza-las da forma mais favorável possível, garantindo o sucesso da organização, e seu objetivo maior que é o lucro. Aqui falaremos um pouco sobre a importância da organização, da direção, do controle e também da liderança, pois quem lidera deve estar ciente de sua responsabilidade maior dentro da organização que é exercer influencia sobre seus liderados à favor da organização.
2. PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Nota-se que a informação é uma ferramenta importantíssima na organização no ato de se fazer um planejamento, por isso ela deve ser de alta confiança e o gestor deve analisar estas informações com discernimento e coerência dada a sua importância, uma informação errada pode pôr a perder todo o planejamento da empresa.
“Sabedoria é a capacidade de prever as consequências, em longo prazo, das ações atuais, a disposição de sacrificar ganhos em curto prazo em favor de benefícios futuros, e a habilidade de controlar o que é controlável e de não se afligir com o que não é. A essência da sabedoria, portanto, é a preocupação com o futuro.” (Ackoff, 1979)
O autor nesta frase fala sobre sabedoria, que uma determinante para se ter o sucesso, nas tentativas de se manter no mercado, mas é preciso também ter visão de futuro, isso aliado a sabedoria traçaram com toda a certeza um planejamento coerente e fundamentado em fatos relevantes para o sucesso da empresa. Hoje o mercado exige agilidade, nas tomadas de decisões, e o planejamento possibilita uma previsão de alguns fatos que acabam por facilitar essas tomadas de decisões.
O planejamento nada mais é que a forma de se criar estratégias, de sobrevivência baseado na estrutura geral da empresa e nos fatores externos, minimizando os impactos causados pelas mudanças, trabalhando para combater os pontos fracos e aumentando os pontos fortes. Lembrando que o planejamento sempre deverá ser constante.
Há três níveis de planejamento: o estratégico, o tático e o planejamento operacional, porém todos os níveis devem estar interligados para garantir um bom planejamento, a organização não caminha separada, é como uma grande engrenagem um parafuso solto pode colocar todo o trabalho a perder.
- Planejamento estratégico: neste nível o gestor olha a empresa como um todo, suas estratégias aqui não vão trazer resultados imediatos, mas sim estabelecer objetivos a longo prazo. Nesta etapa do planejamento também é preciso estar consciente da missão da organização, toda empresa tem uma missão e jamais poderá estabelecer objetivos que irão contra ela. A missão nada mais é que saber exatamente qual é a razão de ser da organização, já a visão é definir onde queremos chegar e os valores vão definir o comportamento que se deve ter no cumprimento da missão, ao responder estas questões o gestor consegue analisar melhor a situação de sua empresa e assim definir seus objetivos.
O planejamento estratégico exige sete etapas:
I – Determinação dos objetivos – As pretensões da empresa os quais determinam a razão de ser, existir da empresa. Os objetivos podem ser de lucro, expansão da empresa, segurança, diminuir custos operacionais onde a situação futura almejada seja melhor que a presente.
II – Análise Ambiental Externa – A empresa precisa conhecer seu ambiente externo, suas necessidades, dificuldades, oportunidades, seus clientes, seus fornecedores e seus concorrentes sempre operando com sua eficiência e eficácia.
III – Análise Organizacional Interna – Nessa etapa a empresa tem de analisar suas deficiências e qualidades, suas forças e fraquezas. A Empresa também analisa seus recursos financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos.
IV – Formulação de Alternativas - A empresa define o que fazer dependendo da situação interna e externa da empresa a partir dai a formulação das alternativas tem de a ser ativas ou passivas.
V – Elaboração do Planejamento – Como deverá ser feito o plano de estratégia da empresa nessa etapa leva-se em consideração tudo o que tem dentro e fora da empresa, representam a definição do caminho mais adequado para se alcançar uma situação desejada e constituem instrumentos para realizar as metas identificadas.
VI – Implementação e execução – Colocar os planos em prática, como fazer tudo o que foi planejado tornar-se real, a empresa tem que tomar suas decisões e executar.
VII – Avaliação dos Resultados – Acompanhamento dos resultados alcançados, alinhar as expectativas
...