PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Por: Cona • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.222 Palavras (5 Páginas) • 606 Visualizações
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
PROFESSORA: ANA BÁRBARA MENDONÇA DIAS
CELITO EUGÊNIO DE S. JUNIOR
CONRADO ANDRADE
FRANCIELE GOMES
MAICON DA SILVA SANTOS
SILVIO QUEIROZ
ATPS DE ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING (Etapa 2)
SÃO JOSÉ
2015
CELITO EUGÊNIO DE S. JUNIOR – RA: 5628107637
CONRADO ANDRADE – RA: 3728719893
FRANCIELE GOMES – RA: 3708622786
MAICON DA SILVA SANTOS – RA: 3708624220
SILVIO QUEIROZ – RA: 3708633600
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Professor(a): Ana Bárbara Mendonça Dias
SÃO JOSÉ
2015
Passo 1
Plano de Marketing:
[pic 1]
Conforme Kotler “o marketing está por toda parte” e “formal ou informalmente, pessoas e organizações envolvem-se em um grande número de atividades que podem ser chamadas de marketing”.
Segundo Philip Kotler (considerado o papa do Marketing), a utilização do plano de marketing torna a empresa menos vulnerável às crises, pois estas podem ser previstas com antecedência. Também é possível superar os concorrentes planejando cuidadosamente produtos e serviços mais adequados aos desejos e necessidades dos clientes, o que reduz os problemas da comercialização e planejamento dos produtos. O planejamento conduz, informa e determina o rumo a seguir. Soluções para problemas como falta de capital, falta de clientes e poucas vendas também podem surgir de um planejamento coerente e consistente (KOTLER, 2002)
Plano de Marketing é um projeto que detalha as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing. Esse pode ser um planejamento para a marca, para um produto ou serviço, e também para as linhas de produtos. É também necessário se adaptar as mudanças e identificar as tendências.
Os planos de marketing variam de um á cinco anos, e para que seja bom deve se basear numa sólida e competente estratégia de marketing, caso contrário não terá utilidade para a organização. Um plano de Marketing bem estruturado proporciona ao departamento de marketing uma visão sistêmica sobre onde os seus esforços devem estar concentrados, observar e tirar o melhor proveito das oportunidades encontradas e potencializar os pontos fortes.
O plano de marketing é formado por:
- Resumo executivo e sumário;
- Situação atual de marketing;
- Análise de oportunidades e questões;
- Objetivos;
- Programas de ação;
- Demonstrativo de resultados projetados;
- Implementação;
- Controles e Realimentação.
Entende-se que o plano de marketing é um processo estratégico para entender e identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades (sistema SWOT ou análise FOFA) que o mercado dispõem para à empresa, desta forma auxiliando a estabelecer metas, objetivos e também procurando conhecer as necessidades e os desejos dos seus clientes. É de suma importância a implantação do plano de marketing na empresa, pois desta forma ela consegue com o estudo realizado evitar crises, tornando-as menos vulnerável.
Divisão do Plano de Marketing:
O planejamento é divido em duas etapas: A análise do mercado e o plano de marketing.
Análise do Mercado:
Seu principal objetivo sistematizar toda a informação necessária para o desenvolvimento dos objetivos da empresa. Para uma estratégia correta é fundamental ter conhecimento da realidade da empresa, produtos, mercados, da sua concorrência e das tendências.
Dentro desta etapa existem duas fases: o desenvolvimento dos objetivos e a identificação das oportunidades. Na primeira fase são estabelecidas as linhas de produtos, os segmentos de mercado a atingir e as estratégias da concorrência. A conjugação destes fatores cria as condições para identificar as ameaças e as oportunidades, potenciais ou reais, que vão determinar todo o plano de marketing.
Plano de marketing:
Existem duas fases, essas são a formulação estratégica de marketing e o desenvolvimento do plano. Na formulação estratégica de marketing se constrói a estratégia propriamente dita, aproveitando as oportunidades e minimizando as ameaças. Só depois se passa para a parte operacional, definindo o plano de marketing propriamente dito.
Etapas de um Plano de Marketing:
- Analise da situação: É a definição da estrutura de negócios da organização.
- Definir o Publico Alvo: Identificar um segmento particular ou segmentos da população que você deseja atingir.
- Oportunidades e Ameaças do Mercado: Após analisar a situação atual e definir o público-alvo, é necessário conhecer as oportunidades e ameaças que o mercado proporciona.
- Análise da Concorrência: Identificar as fraquezas do concorrente para podermos potencializar e transformar em oportunidade para o próprio negócio.
- Pontos Fortes e Pontos Fracos do Negócio: Análise SWOT ou FOFA.
- Objetivos e Metas de Marketing: Nessa etapa os objetivos devem ser traçados no intuito de indicar para onde a empresa deseja ir.
- Estratégias de Marketing: Apresenta a abordagem ampla de marketing que será usada para atingir os objetivos do plano.
- Programas de Ação: O plano deve conter especificados os programas de marketing para atingir os objetivos do negócio.
- Orçamentos: É a previsão dos resultados financeiros do plano, bem como o orçamento requerido para sua implantação.
- Controles: Descreve os controles para a monitoração do plano.
Esses são os itens que formam o plano de marketing, dar atenção a essas ações é o que faz a diferença entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento. É preciso estudar e analisar cada item dentro do planejamento da empresa. Serve como um guia com informações para auxiliar nas tomadas de decisões de Marketing e nas prováveis oscilações do ambiente, ajuda a visualizar um estado futuro e estabelecer alternativas para solucionar os possíveis problemas que virão a acontecer.
[pic 2]
...