PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Por: diego630 • 8/6/2015 • Trabalho acadêmico • 6.119 Palavras (25 Páginas) • 571 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO BLOCO – V
DISCIPLINA: MARKETING II
PROFESSOR: IVANA TERESA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING DA
PLASPEL – EMPRESA DE RECICLAGEM DE PLÁSTICO E PAPEL
EQUIPE: BÁRBARA BEATRIZ
CELSA JAYCE
DIEGO PEREIRA
ELAINE GERMINA
RENATO MOURA
VÂNIA MARINA
PICOS-PI,
2012.2
PEM
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING DA PLASPEL
SUMÁRIO EXECUTIVO
A PLASPEL é um empreendimento projetado no setor de reciclagem. Trata-se de uma empresa de reciclagem de plástico e papel que busca a transformação destes materiais em produtos reutilizados como sacolas plásticas e papel para escritório (A4).
A PLASPEL foi desenvolvida mediante a elaboração de um trabalho acadêmico realizado por estudantes do 5º período do curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal do Piauí – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Os discentes, num processo em consenso, optaram por este empreendimento com o intuito de trazer para Picos o que a de melhor e mais moderno no setor de reciclagem, uma vez que tal cidade não dispõe de recicladora de tamanho porte.
O projeto PLASPEL instiga, em seus idealizadores, o aperfeiçoamento dos conhecimentos até agora adquiridos na graduação. Além do mais, tal projeto visa à proporcionar o crescimento econômico da cidade de Picos e a captação de recursos que garantam a segurança financeira da empresa e de seus sócios.
A empresa PLASPEL oferecerá produtos (sacolas e papéis reciclados) com excelente qualidade tendo em vista a satisfação das necessidades e desejos dos clientes peças principais do negócio. Além do mais a PLASPEL oferecerá, a seus clientes, produtos que colaborarão significativamente com o meio ambiente.
1. INTRODUÇÃO
Segundo pesquisa feita em maio de 2012, no Brasil, 55,5 milhões de toneladas de lixo continuam sendo descartadas de forma inadequada. Em 2011, apenas 58,06%, 32,2 milhões de toneladas, foram destinadas corretamente a aterros sanitários, de acordo com pesquisa anual divulgada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). O pior desempenho na destinação adequada do lixo é o da Região Centro-Oeste, onde 70,6% do lixo é descartado de forma inadequada, ante 65% da Região Norte, 64,7% da região Nordeste, 27,8% da Região Sudeste e 29,7% da Região Sul.
Em algumas cidades da Região Sudeste parte da população realiza coleta seletiva do lixo. Em Picos esta prática é inexistente, uma vez que o serviço público municipal não dispõe de caminhões que realizem coleta seletiva e muito menos de uma usina de reciclagem. Desde 2011, a Prefeitura Municipal de Picos possui um projeto voltado para a reciclagem, mas até o presente momento o mesmo não está no papel.
Com o intuito de produzir em Picos produtos de qualidade feitos pelo processo de reciclagem, é que o projeto PLASPEL foi criado. Este trabalho apresenta uma proposta de negócio lucrativa para seus empreendedores, já que foi constatado por meio de uma pesquisa de mercado que a população apoia a implantação de uma usina de reciclagem.
2. ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
Visão: A PLASPEL pretende ser a primeira e melhor empresa de produtos de gerenciamento e distribuição de papel e plástico reciclados para indústrias e comércios em geral.
Missão: Oferecer plástico e papel reciclado através do gerenciamento e distribuição de produtos recicláveis com intuito de atender uma necessidade local e procurando superar as expectativas da população.
Valores:
- Ética nos negócios
- Responsabilidade Social
- Competência
- Comprometimento
- Respeito
Política de qualidade: Nosso compromisso é com o produto através de uma busca contínua de melhoria do gerenciamento e distribuição de produtos recicláveis. Além do mais, a PLASPEL valorizará, constantemente, os clientes internos, pois a satisfação dos mesmos se refletirá no atendimento dado aos clientes externos.
3. DESCRIÇÃO DA EMPRESA
PLASPEL – Empresa de Reciclagem de Plástico e Papel
Ramo de negócio: Reciclagem de Plástico e Papel
CNPJ: 15.622.444/0002-12
Endereço: Povoado Cipaúba, S/N, – Picos (PI)
CEP: 64600-000.
Fone/fax: (89) 3422-4000
Celular: (89) 9905-8395/ 9406-3130/ 8126-2805
Site: www.plaspel.com.br
E-mail: plaspelpicos@hotmail.com
Inscrição Estadual: 196285980
Razão Social: PLASPEL
Fantasia: Plaspel
4. ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Aos 17 dias de dezembro de 2012, uma equipe de estudantes do 5º período de Administração da UFPI, Campus de Picos, iniciou a formulação do projeto PLASPEL, uma Empresa de Reciclagem de Plástico e Papel. A PLASPEL ficará localizada na cidade de Picos – PI, atendendo a demanda desta e demais regiões.
Acreditando na oportunidade de negócio no setor de reciclagem de plástico e papel, os novos empreendedores buscam proporcionar à cidade de Picos uma opção diferenciada para o lixo doméstico da população. Desta forma contribuiremos com o meio ambiente por meio da redução dos lixos descartados, e beneficiaremos a sociedade oferecendo-lhe plástico e papel de alta qualidade oriundos da reciclagem.
5. CRONOGRAMA
Dezembro/2012
- Escolha do negócio
- Definição do nome da empresa
- Discussão sobre as possíveis ideias para concretização da empresa
Janeiro/2013
- Pesquisa de mercado
- Tabulação dos dados
- Início do desenvolvimento do projeto
Fevereiro/2013
- Acesso ao modelo da estrutura do projeto
- Continuação do projeto escrito
Março/2013
- Reformulação da parte teórica do projeto
- Visita a Secretaria do Meio Ambiente da cidade de Picos para acesso ao projeto de reciclagem feito pela mesma.
- Visita a Central Plast Empresa de Reciclagem de plástico da cidade de Picos.
- Visita ao lixão para uma conversa informal com os catadores.
6. ORGANOGRAMA
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]
...