PMBOK - Project Management Body of Knowledge
Por: liminhaa • 9/9/2019 • Artigo • 587 Palavras (3 Páginas) • 202 Visualizações
ARTIGO CIENTÍFICO
Metodologia PMBOK
O Project Management Body of Knowledge (PMBOK) foi lançado pelo Project Management Institute (PMI), com o intuito de ser um guia. Os profissionais da área de gestão de projetos o consideram como uma base de conhecimentos, práticas que se aplicam à maioria dos projetos na maior parte do tempo. Pode-se também ser considerado uma base para uma boa metodologia de coordenação de projetos, mas, por si mesmo, o guia nunca será uma metodologia sem adaptação.
O guia oferece orientação geral para o desenvolvimento e incorporação de uma metodologia, contando com entradas, saídas e critérios de desempenho precisos, definição de papéis, níveis de autoridade, responsabilidades e fluxos de trabalhos, sendo um excelente ponto de partida para a elaboração de uma metodologia específica.
Um projeto é conceituado como um esforço temporário, ou seja, finito, tendo início e fim bem determinados para alcançar um objetivo exclusivo, tornando-o de caráter único. Seu gerenciamento é a aplicação de habilidades combinadas com técnicas, ferramentas e conhecimentos, buscando atingir todos os requisitos necessários.
O PMBOK reconhece 47 processos que são divididos em cinco grupos de gerenciamento de processos, sendo eles:
Iniciação: deve ter a autorização para que o projeto seja iniciado.
Planejamento: organização das etapas do projeto, montagem de um escopo, passo a passo para prevenir imprevistos.
Execução: prática de todas as atividade planejadas anteriormente.
Monitoramento e Controle: acompanhamento das atividades realizadas, supervisionar a equipe do projeto, identificar possíveis mudanças do mesmo e evitar ocorridos do tipo.
Encerramento: concluir o projeto quando as expectativas forem alcançadas
Além dos processos se recaírem em 5 grupos de processos, também são divididos em 10 áreas de conhecimento, sendo elas:
Gerenciamento de Aquisições do Projeto: Engloba os processos requeridos para compras de bens e serviços externos do projeto, que sejam essenciais para o seu andamento.
Gerenciamento da Qualidade do Projeto: Tem o propósito de suprir as necessidades demandadas pelo projeto, garantindo que tudo o que foi proposto ao cliente em contrato seja cumprido, dando suporte às melhorias.
Gerenciamento de Riscos do Projeto: Calculo de imprevistos, de maneira a traçar planos de ação antes que ocorram, preparando a equipe para possíveis incidentes.
Gerenciamento de Escopo do Projeto: Controle do cronograma do projeto, garantindo a entrega no tempo estipulado, para que não hajam atrasos.
Gerenciamento de Custos do Projeto: Busca compreender a origem dos custos, sendo possível conduzir ao aumento de proveitos, obtenção de melhores níveis de produtividade e reduções de custos.
Gerenciamento da Integração do Projeto: Inclui características de unificação, comunicação, consolidação e integração de ações de suma importância ao projeto, de modo a gerenciar interdependências entre as áreas , alocação de recursos e tradeoffs entre objetivos e alternativas.
Gerenciamento
...