POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS
Por: adrianaborgescal • 24/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.856 Palavras (12 Páginas) • 282 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Unidade de Apoio Presencial – Polo Campo Grande/MS
Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Adriana Borges Calobrise – RA: 2868377428
Marcia Yamada – RA: 2854361990
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II
Campo Grande - MS
2018
Adriana Borges Calobrise – RA: 2868377428
Marcia Yamada – RA: 2854361990
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II
Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Tecnologia de Gestão em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de Tecnologia de Gestão em Recursos Humanos.
Tutor à Distância: Helena Belotti
Tutor de Sala: Sirlene Cristina Dias.
Campo Grande - MS
2018
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO........................................................................................04
- RELATÓRIO DA IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RH.........................05
- POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS..............................................06
- Política de Admissão Recrutamento e Seleção.....................................07
- Política de Treinamento e Desenvolvimento..........................................08
- Plano de Recompensa e Benefícios........................................................09
- Política de Saúde e Segurança do Trabalho..........................................10
- Política de Demissão..............................................................................11
- CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................12
REFERÊNCIAS............................................................................................13
1 INTRODUÇÃO
Com as evoluções ao longo dos anos, as empresas começaram a buscar novas estratégias para enfrentar a competitividade e se manter no mercado. Nesse momento as organizações direcionaram o olhar para o capital humano e o setor de recursos humanos começou a apresentar maior visibilidade.
O mundo dos negócios está mudando e nos dias atuais é de fundamental importância para as organizações planejar a área de recursos humanos, pois o ambiente empresarial está cada vez mais exigente, rigoroso e competitivo. “A vantagem competitiva pode afetar a participação do mercado e o desempenho operacional da empresa, em diferentes momentos e situações” (Brito & Brito, 2012, p.72). As empresas que seguem modelos de gestão antiquados, sem nenhum efeito estratégico ou não agregam valor algum para a organização, estão começando a rever seus procedimentos e se adaptar aos novos tempos.
A administração de recursos humanos abrange o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem às organizações atrair, desenvolver e reter seus talentos humanos. As mesmas precisam adequar-se às necessidades humanas, de forma integrada, sejam elas clientes, proprietários, fornecedores, colaboradores ou dirigentes. O equilíbrio dinâmico entre todas as áreas da empresa e do ambiente passa a ser fundamental, pois as mudanças estão ocorrendo de forma rápida e ágil o que faz com que a organização busque se adaptar a esses novos cenários para que possa se manter competitiva no mercado. Em face do contexto ora vivenciado pela organização o presente estudo propôs uma mudança na organização, seu ambiente e estrutura de trabalho como alicerce para a implantação de um setor de recursos humanos.
Diante do exposto, para um estudo sobre a evolução da área de recursos humanos frente ao ambiente de constantes mudanças, torna-se necessário entender com se desenvolveu esse processo numa perspectiva histórica e atual, no sentido de identificar de que forma as mudanças ocorridas no cenário organizacional contribuíram para o processo de fortalecimento das novas tendências de gestão de recursos humanos e juntamente com o objetivo de esclarecer como se desenvolveu a evolução da área de Recursos Humanos e seu vínculo com o movimento de mudança organizacional.
2 RELATÓRIO DA IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RH
Para a apresentação da proposta de implantação do setor de RH, foi realizado uma entrevista com os dois sócios da empresa, a fim de verificar a percepção dos mesmos quanto ao departamento.
A Empresa AM Transportes, tem em seu quadro 49 funcionários, apresenta um turnover alto, gerando impacto financeiro na organização, a demanda rápida de contratação se tornou um dos principais motivos do possível erro na seleção do profissional a ser admitido. Não há avaliação de perfis dos funcionários ativos, e a organização perde não promovendo os profissionais de forma a agregar motivação e incentivo. Devido ao quadro pequeno da equipe administrativa, não há treinamentos direcionados onde tudo é repassado no ato do início de atividades, pelos colaboradores que atuam nas áreas próximas ao do novo colaborador.
Para Sovienski (2008), o capital humano é considerado bem mais precioso que as organizações apresentam (P.54) acredita-se que o principal fator de competitividade entre as empresas é a capacidade de inovar, de pensar e de agregar valor. O talento humano e suas capacidades é um poderoso ativo e que o sucesso das organizações depende do investimento das pessoas com identificação, aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual (Sovienski, 2008).
Há resistências dos sócios para a implantação do setor de RH, receio de desmotivação dos colaboradores pela percepção de perder o contato direto com os atuais proprietários, característica forte de empresa acolhedora e familiar.
...