POPULAÇÃO E GESTÃO PÚBLICA, UMA VISÃO DE FUTURO
Por: pauloroa • 18/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.273 Palavras (10 Páginas) • 216 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
gestão pública
PAUMIELES SOUZA PEREIRA
POPULAÇÃO E GESTÃO PÚBLICA, UMA VISÃO DE FUTURO
[pic 3]
Rio Branco
2014
PAUMIELES SOUZA PEREIRA
POPULAÇÃO E GESTÃO PÚBLICA, UMA VISÃO DE FUTURO
Trabalho apresentado ao Curso Gestão Pública da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Topicos especiais em Gestão Pública; Planejamento Urbano e Ambiental; Gestão de Projetos Públicos e Organização dos Estados Federativos; e Desenvolvimento Econômico e Tecnologia da Informação na Gestão Pública.
Prof. Merris Mozer
Maia AngelaSantini
Maria Lucimar Pereira
Thiago Domingos e
Leuter Cardoso Júnior.
Rio Branco
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .......................................................................................................... 4
2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................. 5
2.1 GESTÃO PÚBLICA E SUAS PARTICULARIDADES.......................................5
2.2 A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ENVOLVIDA NA GESTÃO E SEU DESENVOLVIMENTO PERANTE A POPULAÇÃO...................................................... 7
3 CONCLUSÃO.......................................................................................................... 15
REFERÊNCIAS............................................................................................................16
1 INTRODUÇÃO
O mundo está passando por radical transformação social e econômica. Atingindo todos os setores, inclusive as instituições governamentais que deverão reinventar-se para adaptar-se à nova realidade. Esse novo Cenário exige um Novo Modelo de Gestão Pública, integrado e voltado para a excelência, respeitando suas características e particularidades.
Neste trabalho veremos um pouco sobre a Gestão Pública, será relatado sobre seu conceito, um pouco de sua história, quais são as pessoas que mais são beneficiadas com esse tipo de gestão, e a sua função para melhoramento da sociedade, também falará sobre os sistemas de informação e como ele é tão imprescindível na gestão, e a sua finalidade perante o estado e até mesmo o país.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 GESTÃO PÚBLICA E SUAS PARTICULARIDADES
Podemos dizer que é o conjunto de entidades e de órgãos incumbidos de realizar atividades administrativas visando à satisfação das necessidades coletivas e segundo os fins desejados pelo estado. Para Hely Lopes Meirelles, “é o instrumental de que dispõe o Estado para pôr em prática as opções políticas de governo”. Assim dizemos que gestão pública é o estado em ação, mobilizando diversos recursos em prol da coletividade.
A Gestão Pública tem como principal objetivo o interesse público, seguindo os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Entre os fundamentos nos quais se baseiam os gestores públicos para atingir seus objetivos perante a coletividade estão: presunção de papeis apropriados, na elaboração de diretrizes, tanto por parte do chefe do Executivo como do legislativo e do judiciário; capacidade de incorporar as diretrizes adotadas a planos funcionais de operação; e habilidade por parte daqueles encarregados das operações, para dirigir e coordenar estas operações a fira de que sejam cumpridos os planos.
A Gestão Pública é uma área do conhecimento dedicada ao estudo das atividades relacionadas à gerência de instituições públicas, cabendo ao profissional coordenar, planejar e executar processos em departamento estaduais e federais, com ênfase na área municipal. Para isso, utiliza noções gerais de direito e economia, além de conhecimentos específicos em políticas públicas, legislação regulamentadora e teorias clássicas da administração.
É o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado, bem como das demais pessoas coletivas públicas, tais como as autarquias locais, que asseguram a satisfação das necessidades coletivas variadas, tais com a segurança, a cultura, a saúde e o bem estar das populações. Uma pessoa empregada na administração pública diz-se servidor público ou funcionário público. A Administração pública pode ser definida como a atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve para assegurar os interesses coletivos e subjetivamente como um conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas aos qual a lei atribui o exercício da função administrativa do Estado. Sob o aspecto operacional, a administração pública é o desempenho perene e sistemático legal e técnico dos serviços próprios do estado, em beneficio da coletividade.
O modelo Patrimonialista de Gestão Pública é originado das sociedades pré-capitalistas, em que o patrimônio público confundia-se com o patrimônio privado dos gestores, como deixa claro Bresser em seu texto “Gestão do setor público”: estratégia e estrutura para um novo Estado: “A característica que definia o governo nas sociedades pré-capitalistas e pré-democráticas era a privatização do Estado, ou a interpermeabilidade dos patrimônios público e privado, e com o surgimento do capitalismo e da democracia, estabeleceu-se uma distinção clara entre res pública e bens privados.”
...