PROCESSOS GERENCIAIS
Por: microsa10 • 15/4/2016 • Trabalho acadêmico • 4.681 Palavras (19 Páginas) • 148 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC
TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
PROCESSOS GERENCIAIS
SANTO ANDRÉ/SP
2013[pic 2][pic 3]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. PLANEJAMENTO
2.1. Tipos de Planejamento
2.1.1. Planejamento Estratégico
2.1.2. Planejamento Tático
2.1.3. Planejamento Operacional
3. ORGANIZAÇÃO
3.1. Desenho Organizacional
3.2. Tipos de organização
4. PROJETO: CINEMA PARA TODOS - ORGANIZAÇÃO
5. DIREÇÃO
5.1. Níveis da Direção
5.2. Estilos de Direção
6. Cultura Organizacional
6.1. Motivação
6.2. Estilos de Liderança
6.3. Comunicação
6.4. Projeto: Cinema para Todos – Direção
7. CONTROLE
8. VIABILIDADE
9. CRONOGRAMA
10. IMPLICAÇÕES ÉTICAS
11. CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
Organização é a segunda etapa da administração sendo antecedida pelo planejamento e procedida pela direção. É a função que tem como base tratar a empresa como um todo e organizar a estrutura e os processos visando fazer com que a instituição funcione e alcance os seus objetivos.
Na função Organização, é necessário determinar quais recursos e atividades serão realizadas a fim de atingir as metas da empresa, atribuir responsabilidades aos indivíduos e delegar a responsabilidade cabível a cada qual. Como forma simples, a organização é: decidir o que deve ser feito, quem deve fazer e onde fazer. Para estabelecer a estrutura é realizado o desenho organizacional da empresa.
São imprescindíveis nas empresas atuais, que a função Organização esteja bem definida em termos dos cargos, hierarquias, prescrições e normas que os integrantes devem aderir.
Hoje em dia, na região do grande ABC existem apenas duas escolas que lecionam cinema. Uma tem valor exorbitante e a outra vaga reduzida em turmas que só são abertas a cada dois anos e meio.
Foi analisando estes fatos que decidimos criar um curso intensivo de cinema na região, onde 50 pessoas serão treinadas e realizarão um curta-metragem em dois meses de oficina. Os alunos serão introduzidos em matérias como direção, edição, roteiro, entre outras e poderão a partir da 3° aula iniciar um projeto onde no final do curso, o curta-metragem será exibido para a comunidade na Faculdade Anhanguera – Campos UNIABC.
O objetivo geral do Projeto Acadêmico é treinar pessoas que tem interesse em realizar a produção de filme e exibir para o público o curta-metragem realizado ao final do curso.
Com objetivos específicos que estão norteados com o intuito de elevar o cinema brasileiro, é muitas vezes realizado apenas para os que têm muito dinheiro ou para aquelas famílias que já são inseridas no meio. Com este curso intensivo, o foco é ensinar os alunos que, é possível realizar uma produção com o mínimo possível e que a busca por patrocinadores garantem 70% do gasto com o filme. Além disso, um dos objetivos é inseri-los em um ambiente diferente do cinema brasileiro: os curtas e médias metragens. A arte não deve ser guardada entre sete chaves, a arte é para todos, e este é um dos objetivos da oficina que é voltada completamente para a comunidade.
A justificativa de o trabalho acontecer é porque existe apenas uma faculdade no Grande ABC que dispõe do curso de Cinema Digital e esta tem valor exorbitante, inacessível e fora da realidade da maioria de trabalhadores e estudantes. Existe também um curso completamente gratuito, oferecido pela Prefeitura de Santo André, porém, oferece apenas 50 vagas a cada 2 anos e meio. Em São Paulo, umas das faculdades mais conceituadas do país tem o curso gratuito, porém é tão concorrido quanto o de medicina. Existem diversas outras faculdades com o preço maior do que a existente no Grande ABC. Quanto a cursos, o preço continua inacessível para um mero estudante com sede em ‘fazer arte’. Além do preço, os cursos não são acessíveis também pela localização, o tempo do trajeto influencia a grande maioria das pessoas que pensam duas vezes antes de enfrentar horas dentro de trens e ônibus.
...