TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER

Por:   •  3/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Estratégia e planejamento e armazenagem e movimentação de materiais 4

2.2 Operadores Logísticos 4

2.3 Planejamento, Programação e Controle de Produção. 7

2.4 Metodologia Cientifica. 8

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos falar sobre Estratégia e Planejamento Logístico e armazenagem e Movimentação de Materiais esses fatores permitem que a empresa avalie e compreenda o tipo de planejamento e a melhor estratégia que deverá usar. Por isso abordaremos cada um desses aspectos e faremos uma analise de como podem ser usados nas tomadas de decisões gerenciais.

Mas sabemos que quem não planeja programa e controla o que produz, provavelmente terá dificuldades em alcançar os objetivos e só coneguirá a falência. Por isso vamos discutir sobre o que é um PPCP e como fazer tal planejamento.

Após considerarmos todos esses temas, não podemos nos esquecer que para se ter uma boa relação tanto com o ambiente interno e externo da empresa a comunicação é o segredo. Mas ela precisa de organização para ser eficaz. Um bom profissional de logística domina todos esses campos e contribui para a sobrevivência e crescimento da empresa.

DESENVOLVIMENTO

1.1 Estratégia e planejamento logístico e Armazenagem e movimentação de materiais

O objetivo de um profissional de logística está relacionado a desenvolver atividades de planejamento, gerenciamento e controle de atividades desse setor, como por exemplo: produção, armazenagem, estoque, transporte... Buscando produzir mais por usar da melhor maneira possível os recursos.

Nesse respeito a Estratégia e planejamento logistico são de alta relevância, pois permitem que a empresa avalie e compreenda o tipo de planejamento e a melhor estratégia que deverá ser usada nos processos logísticos de produção.

O planejamento está ligado a estratégia da empresa. A estratégia é o caminho que a empresa deve seguir para alcançar o que foi planejado. Por exemplo, pense em todas as etapas necessárias para que um produto chegue até o consumidor. A empresa precisa entrar em contato com os fornecedores para adquirir a matéria prima, depois essa matéria prima é transportada até a empresa. Depois há uma série de etapas de produção. Depois de prontos eles podem ficar em estoque por algum tempo e seguir até os distribuidores que por sua vez os enviam para as lojas.

Para se realizar todos esses processos o mais rápido possível é necessário conciliar a estratégia e o planejamento da empresa. Para tais processos de aquisição, produção, entrega possam ser otimizados.

O mundo atual é imperativo de mudanças estruturais nas organizações, para que as empresas ou organizações permaneçam no mercado é necessário acompanhar o ritmo acelerado de mudanças e evolução dos processos e estratégias nesse campo. Um recurso ou ferramenta que vem sendo cada vez mais utilizada são os operadores logísticos.

2.2 OPERADORES LOGÍSTICOS.

Segundo a ABML (Assoc. Brasileira de Movimentação e Logística) Operador logístico é uma empresa prestadora de serviços logísticos, especializada em gerenciar ou executar toda ou parte das atividades logísticas. Em termos simples os operadores logísticos são uma forma de terceirizar as atividades logísticas que não são parte da atividade principal da empresa, e isso é muito benéfico para ambos. Tais operadores são classificados segundo seu grau de complexidade.

Segundo Luna (2007) podemos destacar 4 tipos: Os que prestam serviços básicos- (transportadoras e armazéns), os que prestam serviços logísticos físicos, de Administração e Serviços Avançados- (alto grau de complexidade e administram tais processos).

Nesse contexto podemos dizer que a Braspress está incluída no primeiro grupo de operadores logísticos que prestam serviços básicos, pois a Braspress é uma empresa de encomendas rápidas que se diferenciou no mercado logístico por sempre buscar inovações, por isso essa empresa atingiu um lugar de destaque no mercado de entregas expressas. Hoje ela é referencia em tecnologia, confiabilidade e agilidade.

A Braspress optou por desenvolver sues próprios softwares, que rastreiam tudo o que foi transportado pelo código de barras próprio da companhia, além de conferir o peso, cubagem em toda a carga. Com isso todo o processo foi automatizado desde o pedido até a entrega ao cliente. A Braspress e o cliente podem monitorar a carga em tempo real. Tudo isso traz rapidez, eficiência e segurança. Assim tal empresa vem conquistando inúmeros clientes que buscam esses diferenciais.

Mas o setor logistico envolve muito mais do que o transporte. Um fator muito importante é o armazenamento de produtos. E as empresas estão se preocupando cada vez mais com esse setor. Ter conhecimento nessa área é vital para a empresa, pois evita que o produto estrague, perca a validade, seja danificado na hora de movimentá-lo dentro ou fora da empresa. Ou seja, quanto mais rápido e mais seguro forem esses processos maior será o lucro.

Hoje em dia não se tolera mais que o depodito ou armazém seja um lugar qualquer onde as mercadorias são jogadas de qualquer jeito. A armazenagem envolve organizar a área de estoque, movimentar mercadorias, acondiona-las e embala-las e expedi-las.

Sabemos que estoque parado é dinheiro parado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com