PROJETO DE CONSULTORIA ÁREA DE MARKETING PARA A EMPRESA SALÃO DE FESTA TERRAÇO
Por: herculespizzaro • 21/6/2017 • Relatório de pesquisa • 3.762 Palavras (16 Páginas) • 442 Visualizações
Faculdade SENAC Minas
Marcelo de Souza Gomes Junior
PROJETO DE CONSULTORIANA ÁREA DE MARKETING PARA A EMPRESA SALÃO DE FESTA TERRAÇO
Contagem
2016
Marcelo de Souza Gomes Junior
PROJETO DE CONSULTORIANA ÁREA DE MARKETING PARA A EMPRESA SALÃO DE FESTA TERRAÇO
Projeto de consultoria apresentado no 8º período do curso de Administração de empresas da Faculdade SENAC Minas como pré-requisito parcial para conclusão do curso.
Prof: Fernando Abreu/Dilane Felix
Contagem
2016
Sumário
1 INTRODUÇÃO 5
1.1 Caracterização da empresa 5
1.2 Situação Problemática 5
1.3 Justificativa 6
1.4 Metodologia 6
2 DIAGNOSTICO 7
2.1 Principais dados coletados e analise 7
2.2 Aplicação e ferramenta diagnostico 11
2.3 Principais conclusões do diagnostico 12
3 PLANO DE AÇÃO 13
4. Produto 21
CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES................................................................... 24
REFERÊNCIAS 25
APÊNDICES...............................................................................................................26
Lista de Gráficos
Gráfico 1 – Tipo de festa 7
Gráfico 2 – Número de festas comemoradas anualmente 8
Gráfico 3 – Como conheceu o Salão de Festas 8
Gráfico 4 – Em qual bairro você mora 10
Gráfico 5 - Localização 10
Gráfico 6 – Espaço Físico 10
Gráfico 6.1 – Espaço físico / Festa infantil 11
1 INTRODUÇÃO
1.1 Caracterização da empresa
O salão de festa ANDREA LUIZA MOREIRA COSTA 82490180606, com nome fantasia Salão de Festa Terraço, localizado no Jardim Industrial, está classificado como micro empresário (individual) por não possuir funcionários e ter um faturamento médio de R$ 3.000,00 mensais. Foi fundado em fevereiro de 2011 presta serviços no setor de entretenimento com o aluguel de espaço para festas.
O salão de festa Terraço atende um publico regional com clientes das classes C e B e seus principais fornecedores são o Buffet Viçosa e a Sonho de festa decorações e buffet. Os principais concorrentes são SCALLA RECEPÇÕES E EVENTOS, FESTA CHIC e STRIPULIA SALÃO DE FESTAS INFANTIS, todos localizados na região do Barreiro.
1.2 Situação Problemática
De acordo com a entrevista realizada com a proprietária, observou-se que até o ano de 2014 o Salão de festa Terraço realizava aproximadamente 9 festas por mês, entretanto a partir do ano seguinte o Salão Terraço apresentou uma queda, passando para 4 festas mensais.
A ausência de ações para a captação de novos clientes dificulta o planejamento e a arrecadação da empresa já que os proprietários desconhecem sobre necessidades, desejos e demanda dos clientes atendidos, bem como o motivo da redução do numero de festas mensais. Segundo a proprietária, apesar de ser um espaço conhecido na região do bairro Jardim Industrial na cidade de Contagem-MG (pelo método boca a boca realizado pelos clientes), inexiste ações de marketing para a divulgação do Salão Terraço, no sentido de captação de novos clientes.
Nesse caso, pergunta-se: quais estratégias comerciais deverão ser utilizadas para que o salão de festa terraço promova seu espaço e recupere os índices de faturamento de 2014?
1.3 Justificativa
A sociedade vem sofrendo transformações com o tempo, exigindo cada vez mais das empresas, sendo necessárias melhores estratégias para não perder clientes. Segundo Kotler (2000) o profissional de marketing precisa tentar compreender as necessidades do mercado-alvo, seus desejos e suas demandas. Necessidades descrevem exigências humanas básicas. É muito importante a atuação da consultoria de marketing para a captação de clientes, pois percebe-se as práticas atuais da população, implementando um método mais eficiente e identificado possíveis falhas.
Considerando a percepção do proprietário da empresa pesquisada a captação de clientes é o principal objetivo a ser alcançado pela gestão da empresa e para que a captação de clientes seja feita de forma eficaz é preciso coletar e analisar informações sobre o cliente, para que se possam identificar as necessidades dos mesmos e assim despertar o desejo de consumo e ainda segundo Kotler (2000) necessidades se tornam desejos quando são dirigidas a objetos específicos capazes de satisfazê-las, desejos são moldados pela sociedade e Demandas são desejos por produtos específicos apoiados por uma possibilidade de pagar.
1.4 Metodologia
A metodologia aplicada neste levantamento foi à pesquisa exploratória, permitindo assim ter maior familiaridade com os problemas enfrentados e também será intervencionista por ser tratar de uma consultoria e interferir na estratégia da empresa. Quanto aos meios a pesquisa contou com os meios bibliográficos, descritiva, explicativa e também será feito uma pesquisa de campo, através de entrevistas junto aos responsáveis pela empresa e aplicação de um questionário com os clientes e documental por utilizar documentos disponibilizados pela empresa.
O universo de pesquisa são de 25 clientes que realizaram festas nos últimos 6 meses, sendo que para este trabalho foram analisados 100% do universo de clientes. Os dados dos questionários foram tratados de forma qualitativa, pois será possível uma analise comparativa dos indicadores da empresa cliente com os principais concorrentes, de forma a estabelecer prioridades de ações e possibilidades de diferenciais competitivos. E para analise de dados a ferramenta SWOT foi a optada, para que se possa analisar os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades.
...