PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR PIM
Por: Martinakp • 31/10/2017 • Trabalho acadêmico • 4.132 Palavras (17 Páginas) • 273 Visualizações
UNIP INTERATIVA – UNIVERSIDADE PAULISTA
PROJETO DE PESQUISA MULTIDISCIPLINAR - PIM III
TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA
MARA MARTA EHRHARDT KARSBURG PEREIRA
RA - Nº 1742211
SANTA CASA DE CARIDADE DE BAGÉ
MARA MARTA EHRHARDT KARSBURG PEREIRA
RA - Nº 1742211
SANTA CASA DE CARIDADE DE BAGÉ
[pic 2]
BAGÉ/RS
2017
RESUMO
Este trabalho foi realizado em uma empresa pública na cidade de Bagé, acompanhando seus procedimentos nas áreas de RH e Contabilidade, identificando também as decisões tomadas com bases em dados estatísticos. Uma das preocupações das organizações é a de gerir adequadamente seu quadro funcional para que possam manter uma equipe motivada e satisfeita, mantendo métodos atualizados e uma política inovadora que permita a valorização do colaborador, sem deixar de contar é claro, com dados reais da empresa e relatórios que permitam investimentos e análises para a realização de novos planejamentos. Sendo assim, o presente trabalho reúne as disciplinas de Recursos Humanos na Administração Pública, Contabilidade e Estatística Aplicada. Para isso, o estudo apresentou como método a pesquisa exploratória e descritiva, utilizando um estudo de caso para fundamentar o tema abordado. A coleta de dados dessa pesquisa foi feita através de um roteiro de entrevista estruturado e aplicado ao administrador da empresa e exposta por meio de textos explicativos. Os resultados apresentados constataram uma situação econômico-financeira que exige uma ação de investimento e percentuais estáticos que revelam os índices de tornouver na empresa e assim, consequentemente planos estratégicos que podem ser desenvolvidos na área de RH que se encontra com modelos defasados e uma forma de gerir que compromete o sucesso e comprometimento da equipe com o trabalho prestado pela empresa.
Palavras-Chave: RH, Contabilidade, Estatística.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..................................................................................................................... 2. RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.......................................... 3. CONTABILIDADE.............................................................................................................. 4. ESTATÍSTICA APLICADA................................................................................................ 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................................. 6. REFERÊNCIAS.................................................................................................................... | 05 07 10 16 18 19 |
1. INTRODUÇAO
Hoje, a gestão de organizações passa obrigatoriamente pela compreensão dos contextos sociais e culturais. O meio ambiente não pode mais ser considerado algo externo às organizações. Sua influência é nítida nos valores, atitudes e comportamentos das pessoas que as compõem e tem reflexos nos processos decisórios e nas formas de gestão. A área de Recursos Humanos torna-se de fundamental importância para abranger estas questões e desempenhar ações que retenham o capital intelectual das empresas.
As análises demonstrativas que incluem o Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultado do Exercício e também o grau de Liquidez, são dados financeiros importantes que garantem ações mais concretas para que ocorra planejamento dos recursos financeiros que serão utilizados nas ações da empresa.
Diante desses fatos, essa pesquisa se justifica em realizar levantamento dos dados financeiros/econômicos em uma empresa no ramo da saúde e outros que possam servir como base para levantamentos estatísticos, tendo como principal ponto a observação do cenário da área de Recursos Humanos
A empresa escolhida para realização deste trabalho é a Santa Casa de Caridade, que atua instalada na cidade de Bagé há mais de cinco décadas, com uma equipe de 173 servidores.
Analisando nossas bases de estudo, hoje a empresa apresenta ainda um modelo baseado nas teorias de Taylor, pois metodizar o trabalho do operário, visando melhorar a eficiência do processo produtivo com ênfase nas tarefas.
Taylor estabeleceu um “controle científico”, por meio de medição por cronômetros, com a finalidade de tornar o processo de produção cada vez mais simples e rápido, partindo do princípio de que os operários não sabiam utilizar seus gestos de forma econômica e que gostavam de “fazer cera” (ARANHA, 1997).
A metodologia empregada partirá de uma revisão de literatura sobre o tema que servirá de base para a elaboração e abordará um estudo de caso de caráter descritivo exploratório.
O estudo de caso conta com muitas das técnicas utilizadas pelas pesquisas históricas, mas acrescenta duas fontes de evidências que usualmente não são incluídas no repertório de um historiador: observação direta e série sistêmica de entrevistas (YIN, 2001).
Aplicou-se uma entrevista ao administrador da empresa para verificar dados estatísticos. Sendo assim, os dados foram analisados de maneira quali-quantitativa.
As pesquisas qualitativas são exploratórias, ou seja, estimulam os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Elas fazem emergir aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. São usadas quando se buscam percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação.
Para Triviños (1987), a entrevista semi-estruturada tem como característica questionamentos básicos que são apoiados em teorias e hipóteses que se relacionam ao tema da pesquisa.
...