PROJETO INTEGRADOR / ESTUDO DIRIGIDO
Por: paulacsilva01 • 17/10/2015 • Projeto de pesquisa • 2.924 Palavras (12 Páginas) • 528 Visualizações
Técnico em Administração
Projeto Integrador -
Contabilidade e Finanças
Roberta de Miranda Queiroz
2015
PROJETO INTEGRADOR / ESTUDO DIRIGIDO
Trabalho apresentado como requisito para recuperação das disciplinas do Módulo de Contabilidade e Finanças do curso Técnico em Administração – EAD Pernambuco.
Francisca Paula Costa Silva
Araripina EAD - PERNAMBUCO
OUTUBRO/2015
INTRODUÇÃO
Objetivo deste trabalho é descrever todo o aprendizado que as disciplinas me apresentaram, tendo um leque de possibilidade e vivência na pratica com a realidade administrativa.
O Projeto integrador me proporciona a um maior aprendizado uma vez que tenho a oportunidade de revisar todos os assuntos abordados nas diversas áreas estudadas. Assim posso delinear os diversos conhecimentos a par dos Recursos Humanos com todas as suas particularidades onde o fator humano é primordial para uma organização; Matemática financeira, onde a importância do conhecimento contábil faz toda diferença em um empreendimento, assim como os fundamentos contábeis e financeiros podem definir o sucesso.
O desenvolvimento deste projeto e conseqüentemente o curso tornou-se atrativo e assimilável graças à oportunidade que a empresa Start Construtora da qual faço parte do quadro de colaboradores bem como outras empresas que tive a oportunidade de visitar que proporcionaram toda a vivência necessária pra enriquecimento das atividades e aprendizado desenvolvidos.
1.PROJETO INTEGRADOR – CONTABILIDADE E FINANÇAS
1.3 Estudo Dirigido
O senhor Marcelo, após se aposentar, resolveu investir todas as economias acumuladas ao longo dos anos, em uma franquia de fast food.
Para a adesão inicial à marca, o Sr. Marcelo desembolsou a quantia de R$ 400.000,00 e, como a franquia segue um rigoroso padrão de qualidade, o mesmo alugou uma loja em um bairro de classe média alta na região metropolitana do Recife, dando início às obras de reforma e padronização da lanchonete, com desembolsos futuros previstos de R$ 300.000,00.
Como o valor total para a abertura do fast food ficou um pouco além das expectativas, para não recorrer a um empréstimo bancário e se submeter a altas taxas de juros, o Sr. Marcelo resolveu propor sociedade a um amigo de longa data, cabendo ao mesmo uma cota de 40% (o mesmo desembolsou 40% da adesão inicial paga pelo Sr. Marcelo, além do mesmo percentual sobre os desembolsos futuros previstos para a reforma e padronização da lanchonete).
Após firmarem sociedade, conversaram entre si para definirem com qual área de atuação cada um ficaria. O Sr. Marcelo ficou com a parte financeira da empresa, cabendo ao seu sócio a área Administrativa. Tão logo tais áreas foram definidas, o sócio do Sr. Marcelo já deu o ponta pé inicial para a contratação da mão de obra, que contará com 3 cozinheiros, 5 atendentes e 1 gerente de loja.
De acordo com a situação descrita acima, pede-se:
1.3.1 Disciplina de Legislação
1 – Determine quais as condições que cumulativamente devem acontecer para que nas locações de imóveis destinados ao comércio o locatário tenha direito a renovação do contrato, por igual prazo (SEGUNDO O ART. 51 DA LEI DO INQUILINATO).
Nas locações de imóveis destinados ao comercio, o locatário terá direito a renovação do contrato, por igual prazo, desde que, cumulativamente:
- O contrato a renovar tenha sido celebrado por escrito e com prazo determinado;
- O prazo mínimo do contrato a renovar ou a soma dos prazos ininterruptos dos contratos escritos seja de cinco anos;
- O locatório esteja explorando seu comercio, no mesmo ramo, pelo prazo mínimo e ininterruptos de três anos.
Conclui-se então que é facultativo (o empresário não é obrigado a solicitar a renovação do contrato, só o faz, se for do seu interesse, pois é uma questão facultativa) ao empresário que explore a mesma atividade empresarial ( não pode haver mudanças de ramo ) há pelo menos 03 (três) anos ininterruptos, em imóvel locado por prazo determinado não inferior a 05 (cinco) anos (O empresário deve esta neste mesmo ponto há, no mínimo, 05 (cinco) anos, direito a renovação compulsória do contrato de locação.
2 – Considerando-se o grau de responsabilidade dos sócios pelas obrigações assumidas pela sociedade classifique os tipos de sociedades de responsabilidade (Limitada, Ilimitada e Mista). Faça uma breve explanação de cada uma.
As sociedades de responsabilidade Limitada são aquelas em que a responsabilidade dos sócios pelas obrigações da sociedade é limitada ao valor de suas quotas ou ao valor do capital social. Nelas, são classificadas as sociedades anônimas e, as sociedades limitadas, como o nome diz.
Já as sociedades de responsabilidade Ilimtada são aquelas em que todos os sócios respondem ilimitada e solidariamente pelas obrigações sociais e dividas da sociedade. Nesta, todos os sócios respondem com seus bens pessoais pelas dividas da sociedade ate a integral satisfação dos créditos dos credores.São classificadas por sociedades de responsabilidade ilimitada as sociedades em nome coletivo e todas as sociedades irregulares.
E as sociedades de responsabilidade Mista são aquelas onde alguns sócios possuem responsabilidade ilimitada e outros possuem responsabilidade limitada. Nesta classificação encontramos a sociedade em comandita simples e a sociedade em comandita por ações.
3 – Sabendo que o Sr. Marcelo e sócio abriram uma franquia, faça uma breve explanação sobre o contrato de franquia (Um dos tipos de contratos Mercantis).
O Sr. Marcelo e sócio depois de pesquisarem e ficarem cientes a respeito dos deveres e obrigações de um contrato, optaram pelo contrato de franquia, que é aquele em que uma das partes no caso (franqueador) licencia o uso de sua marca ou patente a outra parte o (franqueado), prestando-lhe serviços de organização empresarial, com ou sem a venda de produtos, mediante remuneração direta ou indireta. È regido pela Lei 8.955/94.
...