O estudo tem por objeto a pesquisa e desenvolvimento do “Projeto Integrador”
Por: Wilfrid de Sá • 23/4/2016 • Trabalho acadêmico • 3.847 Palavras (16 Páginas) • 742 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS
2.1. OBJETIVO GERAL
2.2. OBJETIVO ESPICIFICO
3. PROJETO INTEGRADOR
4. IDEIA INICIAL
5. CÁLCULOS
6. MATERIAS
7. MONTAGEM
7.1. PROCESSO DE MONTAGEM
7.2. FUNCIONAMENTO
8. CROQUI
9. CRONOGRAMA
10. CONCLUSÃO
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
1. INTRODUÇÃO
O presente estudo é um projeto de pesquisa acadêmica, elaborado para atender aos requisitos propostos pela Universidade Nove de Julho, o estudo tem por objeto a pesquisa e desenvolvimento do “Projeto Integrador”.
A finalidade principal desse projeto é a aproximação entre os graduandos do curso de engenharia, tornando-os aptos a executar tarefas em grupo e desenvolver suas habilidades.
Atualmente as relações pessoais são fragmentadas e individualistas, a consequência é a ausência de compromisso, diante desta realidade surgiu à indignação e uma vontade de fazer algo que levasse os graduandos a repensarem e se envolver no projeto.
Para que os objetivos sejam alcançados, esse envolvimento é essencial, pois somente com a participação de todos do grupo o projeto poderá ser concluído, uma vez que para isso é necessário efetuar pesquisas, buscar soluções de baixo custo e sustentáveis, elaborar planilhas de custo, sempre buscando gastar o mínimo possível.
Desta forma, produzir conhecimento é muito importante, entretanto acompanhar esse projeto e verificar sua real contribuição para a sociedade é a ação que merece atenção por parte dos graduandos no segmento da engenharia, pois permite planejar melhor o futuro, aproveitar o que já foi produzido, sem a necessidade de reinventar e ficar sempre no mesmo tipo de objeto.
Conseguimos dessa forma, desenvolver um protótipo de baixo custo, sustentável e de acordo com as especificações fornecidas pela universidade.
Esperamos com essa pesquisa, estimular o desenvolvimento de cada graduando e favorecer a interação entre as atividades do projeto desenvolvido.
2. OBJETIVOS
Integrar os conhecimentos adquiridos pelas disciplinas e colocar em ação com atitudes, habilidades e valores necessários para o desenvolvimento do projeto através da capacidade de um grupo de pessoas mobilizadas.
2.1. OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver um trabalho prático que integre as diversas teorias abordadas pelas disciplinas cursadas no semestre letivo para construção de um determinado produto a partir de um grupo de pessoas.
2.2. OBJETIVO ESPICIFICO
Possibilitar a compreensão da dinâmica das atividades, por meio do entendimento dos processos; Propiciar identificar com clareza a relação existente entre as disciplinas cursadas, além de promover cada vez mais a interação dos conteúdos apresentados; Possibilitar obter fundamentos e aspectos metodológicos iniciais para realização de trabalhos profissionais, estimulando o espírito cooperativo e sensibilizando-o para a importância do trabalho em equipe; Possibilitar o desenvolvimento de relatório final do projeto desenvolvido; Propiciar o desenvolvimento de apresentação de trabalho perante banca de avaliação;
3. PROJETO INTEGRADOR
A normativa tem como objetivo, informar todas as condições necessárias para cumprir com os objetivos e metas pré-determinadas, com finalidade de construir um projeto (protótipo + relatório), guiando os alunos envolvidos até fim do projeto. Os alunos são ligados á área de exatas na instituição de ensino Nove de Julho (UNINOVE).
Dado o objetivo do projeto: Realizar o transporte de uma carga (copo com areia), de seu destino inicial até um determinado destino final. No caso do projeto integrador do segundo semestre das engenharias mecânica e elétrica, será usada como plataforma superior: A mesa do professor “destino inicial”, e como plataforma inferior: O chão “destino final”. Sendo assim, tem os alunos a responsabilidade de elaborar e criar uma ferramenta capaz de realizar tal objetivo, com o menor tempo e mantendo um bom desemprenho. Os alunos a partir daí, passam a serem acompanhados por professores responsáveis pelo andamento do projeto.
Os alunos envolvidos aprendem mais sobre a convivência com o rito de trabalho que terá como um engenheiro, responsável com metas, objetivos, etapas e cumprimentos dessas etapas uniformemente, controle de custos, respeitar as leis impostas pela natureza, e principalmente trabalhar em grupo.
O projeto conta com a ajuda de todas as disciplinas envolvidas, com ênfase nas matérias de: Física, de onde é extraído praticamente todo o conteúdo de funções, fórmulas e cálculos que facilitam todo o trabalho que deve ser feito na elaboração do protótipo, antes do investimento de construção do mesmo; Algoritmo que é essencial na construção de um sistema que tenha como opção, a função de operar automaticamente, ou seja, sem interferência humana; e M.E.P.E. que nos ajuda a montarmos todo o relatório, com apresentações para correções semanais e dicas úteis para todo o projeto integrador (P.I).
Todo conteúdo aprendido em aulas teóricas, facilmente podem ser assistidos em prática, com um projeto integrador (P.I.) bem elaborado e bem finalizado, nos prazos certos, e com os gastos certos. Importante ressaltar, que a normativa criada pelo corpo docente é uma forma de fazer com que, todas as matérias estudadas no curso das engenharias, envolvidas no projeto, interagem entre si, ampliando o senso comum e a visão dos alunos envolvidos.
4. IDEIA INICIAL
A nossa ideia era criar um projeto que estivesse em total sintonia com nosso curso de engenharia e que acrescentasse como experiência e conhecimento para o nosso futuro de estudantes.
...