PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER IV) RELATÓRIO PARCIAL
Por: eduardorojunior • 26/10/2016 • Projeto de pesquisa • 2.675 Palavras (11 Páginas) • 1.525 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
POLO DE RJ CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS
SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER IV)
RELATÓRIO PARCIAL
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS
SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER IV)
RELATÓRIO PARCIAL
Projeto interdisciplinar aplicado ao curso superior
de tecnologia em gestão de recursos humanos
Universidade Anhanguera UNIDERP, polo Rio de Janeiro – RJ
Rio de janeiro
2016
SUMÁRIO[pic 3]
1. INTRODUÇÃO ______________________________________________ 5.
2. HISTÓRIA DA CONSTRUTORA TENDA S.A. ______________________ 6.
3. RECRUTAMENTO ___________________________________________ 8.
3.1 VANTAGENS DO RECRUTAMENTO EXTERNO___________________ 8.
3.2 DESVANTAGENS DO RECRUTAMENTO EXTERNO _______________ 8.
3.3 VANTAGENS DO RECRUTAMENTO INTERNO ___________________ 9.
3.4 DESVANTAGENS DO RECRUTAMENTO INTERNO _______________ 9.
4. CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO ______________________________ 10.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ___________________________________ 11.
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS._____________________________ 12.
RESUMO
Esse trabalho procurou elucidar sobre a viabilidade da inserção de um setor de Recursos humanos em uma empresa privada, a qual foi antecipadamente selecionada para a realização deste projeto.
Para o embasamento desse trabalho, foram considerados alguns conceitos, particularidades e o rumo descrito pela história do RH. Entende-se que o processo de seleção de pessoas demanda de muitas etapas, iniciadas a partir das necessidades primárias a serem cogitadas para a implantação do projeto. Foram levadas em consideração: as necessidades aparentes para a definição das teorias de desenvolvimento da pesquisa e das políticas de treinamento, bem como o incremento do cronograma do plano de recompensas e benefícios de saúde e segurança do trabalho, com foco exclusivo nos trâmites burocráticos.
Recursos Humanos é uma área relativamente nova, surgiu no início do século XX. Seu primeiro nome foi Relações Industriais devido às relações, empregador versus empregado e, de lá para cá, foi sendo uma atividade mediadora entre as organizações e as pessoas com o objetivo de reduzir os conflitos existentes entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais, crescendo e agregando em si mesma uma série de desafios e responsabilidades que antes não se supunham existir (CHIAVENATO, 2004)
- INTRODUÇÃO
Este trabalho traz consigo, algumas teorias relacionadas com a implantação de um projeto de educação corporativa aliado à gestão do conhecimento, mensurando a distribuição de áreas, cargos, salários e benefícios.
Neste caso, a gestão do conhecimento é a única fonte de vantagem competitiva e duradoura (NONAKA; TAKEUCHI,1997), e como o principal ativo intangível, podendo ser talvez, a mais importante e valorizada tendência das empresas (ZIMMER; BOFF, 2005).
Deve-se considerar que para alcançar o sucesso, a Gestão do conhecimento depende muito mais da iniciativa das pessoas do que de equipamentos e tecnologias, porém ao mesmo tempo, observa-se que as novas tecnologias de informação impulsionam as iniciativas do RH na velocidade em que o mundo globalizado exige.
Conforme apontado por CHIAVENATO:
Toda estrutura organizacional é gerenciada por pessoas e para as pessoas, com o intuito de alcançar os resultados estabelecidos no planejamento. Mais de nada vale a criação de projetos, estratégias de negócios, investimentos em tecnologia, captação de clientes e a busca de resultados, se a força de trabalho não estiver disposta e aplicar suas competências com eficiência e eficácia.
A empresa necessita estar ciente dos mecanismos motivacionais efetivos que permita direcionar seu pessoal. Uma das práticas descritas por Chiavenato para a gestão do trabalho de pessoas é: analisar e descrever cargos, bem como administrar cargos e salários, pois estando bem elaborado, será um material de grande importância para a empresa, pois além de ser um diferencial, oferece um amplo panorama do posicionamento e atividades de cada funcionário, proporcionando melhor gerenciamento dos valores pagos a cada colaborador no exercício de sua função.
Os conceitos descritos acima foram devidamente explorados e estudados, tendo como empresa foco da aplicação, a MSC SHIPPING DO BRASIL.
De acordo com Chiavenato (2004): “O século XX trouxe grandes mudanças e transformações que influenciaram poderosamente as organizações, sua administração e seu comportamento”.
2. HISTÓRIA CONSTRUTORA TENDA.
A Companhia foi fundada em 1993, na cidade de Belo Horizonte, por Tenda Engenharia e Comércio Ltda., José Olavo Mourão Alves Pinto, Flavio de Freitas Alves Pinto, Henrique de Freitas Alves Pinto, Tiago de Freitas Alves Pinto e Sergio Nascimento Gaede, tendo sido constituída como sociedade limitada a princípio, sob a denominação Construtora Tenda Ltda., e com início das atividades em janeiro de 1994. Em fevereiro de 1999 foi aprovada a transformação da Companhia em sociedade anônima, sob a denominação atual, dando inicio à sua expansão com operações na cidade de São Paulo e, em 2006, na cidade do Rio de Janeiro.
O ano de 2007 foi marcado pela entrada de novos sócios e pela preparação da Companhia para o crescimento. Além do início, no primeiro semestre daquele ano, das operações nas regiões metropolitanas de Salvador, Porto Alegre, Goiânia, Brasília e Vitória. Em 30 de julho de 2007, as administrações da Companhia e da EDSP92 Participações S.A. celebraram protocolo e justificação tendo por objeto proposta de incorporação, pela Companhia, da EDSP92 Participações S.A., à época acionista da Companhia. Em decorrência de referida incorporação, a Companhia recebeu o acervo líquido da EDSP 92 Participações S.A, no montante de R$20.381 mil. Em contrapartida, os então acionistas da EDSP92 Participações S.A., quais sejam, Modal Participações S.A. e os Srs. Diniz Ferreira Baptista, Ramiro Lopes de Oliveira, Thomaz Srougi, Luiz Claudio do Nascimento, Mauricio Luis Luchetti e José Antonio Mourão, passaram a ser acionistas diretos da Companhia, mediante a subscrição de 687.800 ações de emissão da Companhia, representativas de 14,75% do capital total e votante.
...