PROJETO SIVAM
Tese: PROJETO SIVAM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: glaukiaeloisa • 24/11/2014 • Tese • 467 Palavras (2 Páginas) • 308 Visualizações
PROJETO SIVAM:
O projeto Sivam foi concebido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, em conjunto com os Ministérios da Justiça e Aeronáutica, e tem a função de zelar pela Amazônia (que compreende a região Norte do Brasil, o Estado de Mato Grosso e parte do Estado do Maranhão). Esta área, que é a maior reserva natural do planeta, está sujeita a ações indiscriminadas de madeireiras, garimpeiros ilegais, narcotraficantes e a todo tipo de ilícito. Com o Sivam, a Amazônia Legal será permanentemente vigiada, controlada e fiscalizada. Para fazer frente a este tipo de ameaça, as Forças Armadas, juntamente com pesquisadores civis da região Amazônica propuseram a construção de uma ampla infra-estrutura de apoio à vigilância aérea e comunicação na região amazônica. Foi construída a infra-estrutura necessária para suportar a fixação de enormes antenas de radar, sistemas de comunicação, bem como de modernas aparelhagens eletrônicas. Também faz parte desta infra-estrutura a integração com o satélite brasileiro de sensoreamento remoto, que permite fiscalizar o desmatamento na Amazônia.
Foram criados subsistemas para os seguintes objetivos:
Monitoramento da atividade aérea - cuja responsabilidade é Comandar a Aeronáutica, envolvendo a FIR Amazônica. Inclui no seu acervo de sensores, radares bidimensionais e tridimensionais, bem como a capacidade de integrar informações de aviões de alarme aéreo antecipado, integrados por meio de enlace de dados.
Monitoramento da região amazônica - cuja responsabilidade é da Casa Civil da Presidência da República, através do SIPAM. Suas capacidades vão desde o monitoramento da mata amazônica, unidades de conservação, meteorologia, vigilância do espectro eletromagnético, vigilância terrestre e célula de comando e controle de operações. O equipamento necessário para a montagem do sistema foi fornecido pela empresa estadunidense Raytheon e pelas empresas brasileiras Atech e Embraer. O SIVAM troca informações com o Sistema de Proteção da Amazônia – SIPAM e com o Sistema de Controle do Espaço Aéreo, trabalhando de maneira integrada entre si.
Outras entidades beneficiadas pelo SIVAM
O Projeto SIVAM não foi exclusivo destes órgãos do Governo. Outras agências e instituições foram atualizadas com fornecimentos.
INPE
O Instituto de Pesquisas Espaciais foi o primeiro órgão do Governo Brasileiro a receber os equipamentos do Projeto SIVAM. Uma nova estação de recepção de imagens satélites em Cuiabá e os respectivos softwares atualizados na unidade de Cachoeira Paulista entregues em 1998 - 1999, aumentaram a capacidade de recepção de imagens dos satélites Landsat, Spot entre outros.
INMET
A implantação de um supercomputador no Instituto Nacional de Meteorologia foi o grande avanço imposto pelo Projeto SIVAM, possibilitando aquele órgão aumentar a qualidade de suas previsões, baseadas em modelos numéricos avançados.
ANA
Sensores de qualidade das águas foram instalados e fornecidos para a Agência Nacional
...