PTI - ABERTURA DE UMA EMPRESA DE CALÇADOS SUSTENTÁVEIS
Por: Gabriel Gonçalves • 25/5/2020 • Trabalho acadêmico • 2.671 Palavras (11 Páginas) • 183 Visualizações
[pic 1][pic 2]
GABRIEL FABRÍCIO GONÇALVES
ABERTURA DE UMA EMPRESA DE CALÇADOS SUSTENTÁVEIS
Penha/ SC
2019
[pic 3][pic 4]GABRIEL FABRÍCIO GONÇALVES
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 EMPREENDEDORISMO 5
2.1 MODELO DE CANVAS 5
3 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE 7
3.1 IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS QUE UMA EMPRESA DE CALÇADOS SUSTENTÁVEIS PROVOCA EM UMA COMUNIDADE LOCAL 7
3.2 COMO EVITAR OS IMPACTOS NEGATIVOS 7
4 GESTÃO DE PROJETOS 8
5 MODELOS DE GESTÃO 9
5.1 IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO DENTRO DA EMPRESA 9
5.2 AÇÕES DE INCENTIVO A INOVAÇÃO 11
6 LESGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA 12
6.1 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 13
7 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo, aplicar a pesquisa em torno das disciplinas de: Empreendedorismo, Gestão de Projetos, Modelos de Gestão, Homem, Cultura e Sociedade e Legislação Social e Trabalhista, agregando novas competências e valores intelectuais, visando aplicar as disciplinas acima compreendidas, no dia a dia de uma empresa de calçados sustentáveis, permitindo assim a proximidade com a área de atuação profissional, utilizando das ferramentas da gestão pública, como por exemplo, a metodologia Canvas e a declaração do escopo do projeto.
Nota-se, a importância e o impacto causado na sociedade, através da abertura de uma empresa de calçados sustentáveis, tendo em vista, a grande influência econômica e social dentro de uma determinada comunidade, pois permite a expansão comercial, geração de empregos e a sensibilização da sociedade com o meio ambiente.
Nessa pesquisa, será colocado em prática o conteúdo abordado, simulando o investimento para a abertura de uma empresa no ramo de calçados sustentáveis, tendo como diferencial, os produtos inovadores, visando o grande destaque dentro do mercado competitivo, diretamente ligado a sustentabilidade, promovendo a sensibilização e utilização de matérias-primas sustentáveis.
EMPREENDEDORISMO
O empreendedorismo é um processo que visa a implementação de novos negócios, sendo muito utilizado no ramo empresarial, pois relaciona-se diretamente com a criação de novos produtos, serviços e até mesmo, novas empresas.
Segundo Chiavenato (2007, p.19),
(...) o empreendedorismo tem sua origem na reflexão de pensadores econômicos do século XVIII e XIX, conhecidos defensores do laissaz-faire ou liberalismo econômico. Esses pensadores econômicos defendiam que a ação da economia era refletida pelas forças livres do mercado e da concorrência.
Para Baggio (2014, p.26)
(...) “o empreendedorismo pode ser compreendido como a arte de fazer acontecer com a criatividade e motivação. Consiste no prazer de realizar com sinergismo e inovação qualquer projeto pessoal ou organizacional, em desafio permanente vãs oportunidades e riscos. É assumir um comportamento proativo diante de questões que precisam ser resolvidas”.
Para os autores, em todas as definições de empreendedorismo, nota-se as seguintes características: aceitação e análise dos riscos, a utilidade criativa dos recursos disponíveis e a iniciativa de se criar um negócio.
MODELO CANVAS
A metodologia Canvas, é uma ferramenta que permite a criação do modelo de negócio, observados os principais tópicos que toda empresa deve possuir: parcerias, atividades, proposta de valor, recursos, relacionamento com clientes, estrutura de custos e fluxo de receitas.
Para o autor Juliano (2016, p. 81)
(...) “a metodologia Canvas é uma modelagem que permite visualizar a descrição do empreendimento e das partes que o compõem, de modo que a ideia sobre o negócio seja compreendida por quem o examina”.
Figura 1 | Canvas
[pic 8] Fonte: Quadro elaborado pelo autor, adaptado do Sebrae.
Figura 2 | Definição do Canvas
COMO? | Realizando parcerias com empresas do ramo de reciclagem, visando a transformação da matéria-prima no produto final. |
O QUE? | Utilizando materiais recicláveis como sacolas biodegradáveis, pneus usados e garrafas PET, fomentando a produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício. |
PARA QUEM? | Para empresas, organizações, ongs e todo o comércio interessado em aderir aos conceitos ecológicos e recicláveis. |
QUANTO? | Investimento nos setores de Marketing e RH, visando a maior divulgação do produto e possibilitando a contratação de colaboradores interessados no projeto de recicláveis. |
Fonte: Quadro elaborado pelo autor. |
3. HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE
A sociologia surgiu em meio a uma mudança radical da sociedade. Tal situação ocasionou-se pelas revoluções industrial e francesa, que mudaram totalmente o rumo em que a sociedade tomava à época.
As sociedades humanas são compostas por diversas dimensões. Quando falamos sobre elas, nos referimos, em grande parte, às dimensões políticas, econômicas e sociais. Mas também fazem parte de uma sociedade a sua cultura e as características biológicas que a formam. (CIZOTO. 2016, p. 183.)
...