Parte 1-2 ATPS RECURSOS HUMANOS
Por: rahyfernanda • 26/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.612 Palavras (7 Páginas) • 254 Visualizações
Sumário
Etapa 1
Gestão de Pessoas:
Tempos modernos:
A Moderna Gestão de Pessoas:
Etapa 2.
1- Identificação da Empresa
1.1 - Valores básicos da Organização
1.2 - Conceitos Missão e Visão
1.3 - Os valores Bosch:
1.4 - Aspectos primordiais ao Contexto de Gestão de Pessoas
1.5 - Desenho Organizacional
1.6 - Aspectos primordiais e teoria elaborada
1.7 - Estrutura Administrativa
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Etapa 1
Gestão de Pessoas:
Este conceito ou de Administração de recursos humanos, é uma associação de métodos e habilidades, técnicas, politicas, e práticas, com o objetivo de potencializar o capital humano nas organizações. Isto ocorre através das participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento dos funcionários de uma empresa.
Muitas vezes a gestão de pessoas é confundido com o setor de recursos humanos, mais, no entanto, a gestão de pessoas nada é que o setor responsável na formação dos profissionais que a empresa deseja, com o objetivo de desenvolver o crescimento da instituição como e do próprio profissional, Mudanças Organizacionais é qualquer alteração, planejada ou não, na relação entre a organização e o meio ambiente, que possam trazer consequências ou eficácia organizacional.
Tecnológica – a concorrente adquirir uma tecnologia facilitaria no processo de produção e com isso diminui seus custos operacionais e preço de venda.
Existem funcionários que não aceitam mudanças na organização acabam se colocando contra ela, sabotando, colocando para baixo todo o sistema, podemos então considerar que um dos maiores desafios para os novos administradores será a administração das mudanças organizacionais, já que sem ela nenhuma empresa sobrevive ao mercado.
Tempos modernos:
Como diz o nome “ Tempos Modernos”, a história vivida pelo grande Charles Chaplin, se baseia na crise de 1929, que se estendeu durante anos, vivenciada severamente por milhares norte-americanos.
Foram totalizadas mais de 130 mil estabelecimentos e cerca de 10 mil bancos, que declararam falência. Três anos após o início da crise, foi eleito como presidente dos Estados Unidos Franklin Delano Roosevelt, com a promessa de recuperar a economia de seu pais. Esse plano optava em combater de frente seu maior problema, o desemprego.
Pelo crescimento do movimento operário, que crescia constantemente, foi elaborado leis que reconheciam o direito dos trabalhadores, não somente essa, mais com seu “novo curso” forma chamada para combater a crise, conseguiu estipular novas normas mantendo-o no mandato por duas vezes.
A Moderna Gestão de Pessoas:
O capital humano tem sido mais valorizado pelas empresas, pois entenderam que devem ter suporte necessário para que pessoas desenvolvam novas habilidades. Quando pessoas dentro das organizações tiverem mais oportunidade, darão o melhor delas, gerando resultados positivos e obtendo mais lucro para a empresa. A gestão de pessoas no setor público tem algumas particularidades. Ao contrário do que acontece no setor privado, onde o gestor contrata indivíduos que obtém características vantajosas para a empresa, já no setor público, a lei sobre contratações sejam feitas mediante a concursos públicos. Os gestores de pessoas no setor público precisam saber motivar os colaboradores.
Dentro de uma empresa, caso aconteça, terão um melhor desempenho, além de, o setor de gestão de pessoas ter a responsabilidade de desenvolver práticas de gerenciamento, planejamento, avaliação e recompensas, mantendo um ambiente profissional e positivo. Uma boa gestão de organização causa um crescimento muito grande, onde todos ajudam a manter um ambiente eficiente e eficaz.
No filme Tempos Modernos (1936), na linha de produção, diversas peripécias ocorrem enquanto ele tenta se adequar ao tempo da esteira. No filme um dos pontos é que o personagem não entende como gente e se transforma mais em máquina, e esquecemos de como é a vida no cotidiano. Faz o que mandam sem ao menos gostar do que está fazendo, pela simples necessidade de ter um trabalho. No filme mostra muito o que acontece em várias empresas, gestores faz com que seus funcionários trabalhem como maquinas e se esquecem qual a importância deles para a organização, que sem eles a empresa não resistiria.
A gestão de pessoas moderna existe para mobilizar e utilizar plenamente os funcionários em suas atividades, as empresas estão mudando os conceitos o gerenciamento, ao invés de investirem diretamente nos clientes, e investindo no que realmente faz a diferença, seus colaboradores.
Etapa 2.
1- Identificação da Empresa
Razão Social: Robert Bosch do Brasil Ltda
CNPJ: 45.990.181/0001-89
Localização: Rod. Anhanguera, km 98 – Campinas/SP
Ramo de Atividade e n.º de funcionários:
É líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços.
Automotivo, Bens de Consumo, Construção e Tecnologia Industrial
De grande porte, com 12.900 funcionários no Brasil e 280.000 no mundo.
1.1 - Valores básicos da Organização
Podemos citar como principais 12 valores, conforme pesquisa de Francis e Woodcock: Poder, Elitismo, Recompensas, Eficácia, Eficiência, Economia, Imparcialidade, Espírito de Equipe, Lei e Ordem, Defesa, Competitividade, Oportunismo.
1.2 - Conceitos Missão e Visão
Missão: Significa uma incumbência que se recebe. A missão representa a razão da existência de uma organização. Significa a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada e para que ela deve servir. Funciona como propósito orientador; todos devem ter em mente para que todos caminhem na mesma direção. Dever ser clara, objetiva e inspiradora.
...