Percepção de ética para estudantes de Administração
Por: Lairson Lopes • 7/4/2019 • Artigo • 6.408 Palavras (26 Páginas) • 120 Visualizações
Perfil ético dos bacharelandos em administração UFCG: uma análise comparativa
Lairson Lopes de SOUZA
Graduando do curso de Administração da UFCG
lairsoncontas@hotmail.com
Guilherme Sales BEZERRA
Graduando do curso de Administração da UFCG
guilherme4046@hotmail.com
Thaynara Raquel Barbosa TAVARES
Graduanda do curso de Administração da UFCG
thaynarartavares@gmail.com
Daniel Victor Gomes ARAÚJO
Graduando do curso de Administração da UFCG
gomesaraujo.victor@gmail.com
Matheus de Oliveira ROCHA
Graduando do curso de Administração da UFCG
matheus.rocha865@gmail.com
Kettrin Farias Bem MARACAJÁ
Doutora
kettrinfarias@hotmail.com
RESUMO
O presente artigo aborda a ética dos estudantes de administração da UFCG, tendo como objetivo analisar a percepção dos estudantes de bacharelado em administração da Universidade Federal de Campina Grande Campus 1 em relação a ética, através da mensuração do nível de ética dos estudantes que estão cursando os períodos iniciais e finais do curso e seus conhecimentos acerca do código de ética do profissional de administração (CEPA). Para tal foi realizado uma pesquisa descritiva qualitativa, com aplicação de questionários para uma amostra de 25% dos alunos matriculados nos períodos iniciais (1° e 2°) e finais (7° e 8°). Os resultados obtidos apontam para uma precarização das atitudes éticas dentro do curso, tendo ocorrido uma piora em todos os quesitos testados em comparação dos períodos iniciais com os finais. Na parte de conhecimento acerca do código de ética do profissional de administração, a média de conhecimento em uma escala de 0 a 10 manteve-se parecida, aumentando de 5.9 para 6.1, o que não se pode considerar uma real melhoria no conhecimento com o passar do curso, concluindo que é necessária uma abordagem mais estreita do curso com assuntos relacionados ao conhecimento e atitudes éticas.
Palavras-chave: Ética; CEPA; Estudantes de Administração
INTRODUÇÃO
A ética é um campo de estudo que sempre esteve diretamente ligado às questões de comportamento humano e as relações que os indivíduos têm entre si em qualquer ambiente onde haja essa interação. Na sala de aula ou no ambiente universitário com um todo essa questão é ainda maior se levarmos em consideração os aspectos éticos e morais que há nesse ambiente.
Além disso, padrões de ética e moral são fatores que são utilizados constantemente no cotidiano e, independentemente do local onde o indivíduo estiver presente. Ou seja, qualquer tipo de situação com o qual o sujeito se depara no dia a dia e é necessário tomar alguma decisão, tal decisão deve ser inerentemente calcada em algum componente ético previamente estabelecido.
...