Pesquisa em PLT e a bibliografia para obter mais disciplina Teoria da Administração
Seminário: Pesquisa em PLT e a bibliografia para obter mais disciplina Teoria da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danielmunhoz • 9/10/2013 • Seminário • 1.815 Palavras (8 Páginas) • 454 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA SANTO ANDRÉ
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
NOME: RA:
ALINE COSTA 0998000593
DANIEL MUNHOZ 6814006550
EDUARDO ANDRADE 6452332736
FABRICIO FLEGO 6620372518
FRANCISCA RONETE 6452312240
LUÍS FELIPE CASSIMIRO 6814006822
MAYARA ASSUMPÇÃO 6660437164
VINICIUS GIMENES 6272268052
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ELISABETE DOS SANTOS FERNANDES
SANTO ANDRÉ, 10 DE OUTUBRO DE 2013
ETAPA 1
Passo 1
Pesquisar no PLT e nas bibliografias complementares da disciplina Teorias da Administração:
1. O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história;
Administração é o termo usado que significa direção, gerência. Usado para administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, visando-se sempre em alcançar algo, metas e objetivos. É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções focadas para organizar e maximizar lucros e rendas ou adequar qualquer prestação de serviço.
2. Levantar quais foram as escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas e que surgiram no decorrer da história, citando os principais nomes e premissas;
Henry Ford – Linha de montagem; produtos, peças e trabalhadores padronizados; eficiência do processo produtivo.
Frederick Winslow Taylor – Movimento de administração científica, eficiência, combate ao desperdício, tempos e movimentos, racionalização do trabalho, melhor maneira de fazer as tarefas.
Henri Fayol - Administração como processo, com identidade e papel próprios dentro de funções da empresa; papel dos gerentes e do executivo principal, diretrizes sobre como administrar.
Max Weber – Burocracia como forma de autoridade, eficiência da burocracia tipo ideal de burocracia, organização como máquina burocrática.
3. Pesquisar sobre a Revolução Industrial apontando como a mesma criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico que permitiu o surgimento da teoria administrativa.
Pode-se também fazer pesquisas na internet, lembrando que sempre devem ser visitados sites confiáveis quanto sua veracidade. Todas as fontes de consultas utilizadas deverão compor as referências (bibliográficas), no final do trabalho.
O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, era assim denominado como Revolução Industrial. A Revolução Industrial teve início na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor, por James Watt, em 1776 e desenvolveu-se em duas fases distintas: a primeira fase de 1780 a 1860. É a revolução do carvão, como principal fonte de energia, e do ferro, como principal matéria-prima. A segunda fase de 1860 a 1914. É a revolução da eletricidade e derivados do petróleo, como as novas fontes de energia, e do aço, como a nova matéria-prima. E a moderna administração gerou dois fatores em resposta a duas consequências provocadas pela Revolução Industrial:
• crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação;
• necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado. Difícil é precisar até que ponto os homens da Antiguidade, da Idade Média e até mesmo do início da Idade Moderna tinham consciência de que estavam praticando a arte de administrar.
Passo 2
Assistir ao vídeo: Rafinha e a Sociedade da Informação, disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0Bx5DS-JfdRklbi1UaElFNzBuUVE/edit>. Acesso em: 22 abr. 2013, e responder a seguinte questão: Pode-se dizer que ainda vivemos uma revolução industrial? Por quê?
Sim, pois de modo como mostra o vídeo assistido, ainda nos encontramos em meio dessa geração ‘’c’’ a fase do capitalismo que vivemos atualmente onde a ''personagem'' principal é a globalização, a qual interliga o mundo todo, e muda também. o modo de produção que passa ser muito mais tecnológico e intelectual, onde essa inovação vem acontecendo cada vez mais em passos largos, sendo assim a tecnologia cada vez mais nos abre a porta que muda as relações do trabalho, mercado, e consumidor.
...