Peter Drucker e Frederick W. Taylor
Por: Thiago Fonseca • 28/8/2017 • Trabalho acadêmico • 350 Palavras (2 Páginas) • 239 Visualizações
- Peter Drucker: (eficiência e eficácia organizacional)
Nascido em 19 de novembro de 1909 em Viena, na Áustria. considerado como o pai da administração moderna, sendo o mais reconhecido dos pensadores do fenômeno dos efeitos da globalização na economia em geral e em particular nas organizações - subentendendo-se a administração moderna como a ciência que trata sobre pessoas nas organizações, como dizia ele próprio.
Perguntado quase no final de sua vida quais das suas contribuições ele considerava as mais importantes, Drucker respondeu: que ele havia percebido, quase sessenta anos antes, que a administração havia se tornado o órgão constitutivo e função da Sociedade das Organizações, a administração não se trata somente de “Administração de Negócios”, mas o órgão governante de todas as instituições da Sociedade Moderna, ele estabeleceu o estudo da Administração como uma disciplina em seu próprio direito, ele focou a disciplina em pessoas e poder; valores, estrutura e constituição e acima de todas as responsabilidades - que era, focar a disciplina de Administração em Administração como uma verdadeira arte liberal.
- Frederick W. Taylor: (Administração cientifica; métodos cientificos cartesianos)
Nascido na Filadélfia em 20 de março de 1856. É considerado "o pai" da Administração Científica por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial. Fanático da medição dos tempos acreditava que desse modo podia melhorar a eficiência produtiva. A máxima de Taylor era de que só havia uma melhor maneira de desempenhar uma tarefa, pelo que cabe aos gestores fazerem a supervisão do trabalho, recompensando ou punindo as pessoas de acordo com o seu desempenho. Logo, as duas funções básicas do gestor são planear e controlar. em 1911 é que Taylor publica sua obra mais importante revelando de vez os princípios da administração científica que se tornaria a base da Teoria Geral da Administração. Em “Principles do Scientific Management” (Princípios da Administração Científica) Taylor descreve toda sua teoria sobre a administração que contém princípios até hoje utilizados pelas empresas ainda que com algumas alterações, sendo por isso considerado o pai da Administração Científica. Taylor registrou 42 patentes.
...