Planejamento E Controle De Produção
Trabalho acadêmico: Planejamento E Controle De Produção. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jogustavo • 17/9/2014 • Trabalho acadêmico • 4.183 Palavras (17 Páginas) • 171 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
2.1 PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO 5
2.2OBJETIVOS DO PCP 7
2.3QUANDO E COMO EXECUTAR O PCP 9
2.4 FLUXO DE CAIXA RELEVANTE 11
2.5 SISTEMAS DE PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO 13
2.6 CONTROLE DE ESTOQUES DE MATERIAIS 15
2.7 CUSTOS DE ESTOQUES 17
3. CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
1. Introdução
Este trabalho busca apresentar um modelo de Planejamento e Controle de Produção (PCP) para a o conhecimento de um plano de produção confiável com recursos produtivos. Podendo assim considerar o PCP como um elemento central na estrutura administrativa de um sistema de manufatura, passando a ser um elemento decisivo para a integração da manufatura.
Pois quem não planejar, programar e controlar o que produz, provavelmente terá dificuldades em alcançar os índices de produtividade e qualidade que o mercado exige, logo está fadado ao desaparecimento. Para que isto não ocorra, o empresário deve buscar gerenciar sua empresa de maneira mais objetiva, dinâmica e eficaz.
Portanto é necessário decidir uma forma de garantir que a sua empresa atinja o objetivo de produzir com qualidade e produtividade. A garantia de bons resultados está ligada ao bom planejamento, programação e controle de todo o processo de produção.
Desse modo, torna-se possível atuar corretamente quando ocorrerem desvios, falhas do processo, ou agir em metas traçadas de melhoria de seu produto, para que ele seja bem aceito. Essa prática também possibilita a diminuição de seus custos operacionais.
2.0 Desenvolvimento
2.1 Planejamento e Controle de Produção
Seja em uma industria de produção ou em uma empresa que presta serviços, para que se alcance os objetivos traçados pela estratégia adotada, é necessário desenvolver planos para atingir tais objetivos.
O PCP é a atividade de decidir o melhor emprego possível dos recursos de produção, garantindo a execução do que foi previsto. O planejamento estabelece e estípula linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer os objetivos estabelecidos.
Uma operação produtiva deve seguir os limites impostos pelo projeto, produzindo continuadamente, satisfazendo a demanda dos consumidores, e é com isso que o planejamento e o controle preocupam-se.
O PCP - Planejamento e Controle da Produção (em inglês, Production Planning and Control) consistem em um processo utilizado no gerenciamento das atividades de produção.
Sistema de gerenciamento dos recursos operacionais de produção de uma empresa, com funções envolvendo planejamento (o que e quando será produzido), programação (recursos utilizados para a operação, com início e término de todo o fluxo de trabalho) e controle (monitoramento e correção de desvios da produção), bem como a determinação das quantidades que serão produzidas, qual o layout da planta para melhor aproveitamento do fluxo de insumos, quais as etapas de cada processo de manufatura e designação de mão de obra, seja ela humana ou mecânica, para a transformação das matérias primas passo a passo. Com a consolidação de todos estes dados, será criada a carta mapa da produção, o chamado PMP – Plano Mestre da Produção, nas quais estão expostas as diretrizes do processo em geral. Nos dias atuais existem departamentos especializados apenas no PCP, sendo estes dedicados as atividades mais operacionais do cotidiano de produção.
Outra característica marcante da evolução do PCP como um todo é a transcendência de tal atividade do nível operacional para outros níveis essenciais da administração, como, por exemplo, o nível tático, onde a aplicação do PCP determina a aquisição de novos insumos, sejam eles as quantidades de matérias primas, máquinas ou pessoal, no nível de vendas, onde a provisão de produção torna-se importante na previsão de oferta e demanda, e no nível financeiro, onde a programação de gastos e receitas ajuda em uma visão mais ampla do gerenciamento empresarial.
Quem não planeja, programa e controla o que produz, provavelmente terá dificuldades em alcançar os índices de produtividade e qualidade que o mercado exige, logo está fadado ao desaparecimento.
Para que isto não ocorra, o empresário deve buscar gerenciar sua empresa de maneira mais objetiva, dinâmica e eficaz.
Portanto é necessário decidir uma forma de garantir que a sua empresa atinja o objetivo de produzir com qualidade e produtividade.
A garantia de bons resultados está ligada ao bom planejamento, programação e controle de todo o processo de produção.
Desse modo, torna-se possível atuar corretamente quando ocorrerem desvios, falhas do processo, ou agir em metas traçadas de melhoria de seu produto, para que ele seja bem aceito. Essa prática também possibilita a diminuição de seus custos operacionais.
Zacarelli (1979) denomina o PCP como Programação e Controle da Produção, definindo-o como "... um conjunto de funções inter-relacionadas que objetivam comandar o processo produtivo e coordená-lo com os demais setores administrativos da empresa".
Para Burbridge (1988), "o objetivo do PCP é proporcionar uma utilização adequada dos recursos, de forma que produtos específicos sejam produzidos por métodos específicos, para atender um plano de vendas aprovado". Já para Plossl (1985), "o objetivo do PCP é fornecer informações necessárias para o dia-a-dia do sistema de manufatura reduzindo os conflitos existentes entre vendas, finanças e chão-de-fábrica".
Na visão de Martins (1993), "o objetivo principal do PCP é comandar o processo produtivo, transformando informações de vários setores em ordens de produção e ordens de compra - para tanto exercendo funções de planejamento e controle - de forma a satisfazer os consumidores com produtos e serviços e os acionistas com lucros".
...