Planejamento Organizacional
Por: TmR15 • 13/9/2016 • Trabalho acadêmico • 578 Palavras (3 Páginas) • 639 Visualizações
2.4 Planejamento Organizacional
2.4.1 Conceito
Para Faria (2000) e Maximiano (2004) planejamento é definido como sendo o processo de tomar decisões no presente que contribuirão para atingir um futuro desejado.
Planejar é decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer, e quem deve fazer. O planejamento é como uma ponte estendida entre o ponto onde estamos e o ponto aonde desejamos ir. Possibilita a ocorrência de coisas que de outra forma não ocorreriam. (KOONTZ, 1974, p.85)
Na mesma linha, “Planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado.” (KWASNICKA, 1995, p.169). Pode-se afirmar também que “embora raramente se possa prever o futuro exato e embora fatores que escapam ao controle possam interferir com os planos mais bem idealizados, sem o planejamento os acontecimentos ficam ao sabor do acaso.” (KOONTZ, 1974, p.85)
Sendo assim, verifica-se que o processo de planejamento é essencial nas organizações, através dele podemos nos preparar para um futuro de incertezas. Da mesma forma, é fundamental para que se possa atingir um objetivo final e conseguir superar obstáculo que muitas vezes organizações sem planejamento não conseguem superar.
2.4.2 Objetivos e Metas
De acordo com Maximiano (2004) os objetivos são a parte fundamental dos planos. Eles são o caminho para atingir o resultado desejado e é aquilo que nos orienta. Da mesma forma Kwasnicka (1995) afirma que a falta de objetivos é uma das principais causas de fracasso no planejamento, “pois eles são ingredientes que dão significado à organização e a razão pela qual ela se forma.” (KWASNICKA, 1995, p.176) “Objetivos, ou metas, são os fins para os quais se dirige a atividade. Eles representam não apenas o ponto final do planejamento, mas também, como já foi dito, fim em direção ao qual se encaminham a organização [...]” (KOONTZ, 1974, p.89)
Os objetivos indicam aquilo que basicamente deve ser feito, onde colocar ênfase principal, e o que se deve realizar através do conjunto de diretrizes, procedimentos, normas, orçamentos, programas e estratégias. (KOONTZ, 1974, p.99)
Nota-se, portanto, que estipular as metas e os objetivos no processo de planejamento é fundamental para que possamos trilhar o caminho do sucesso nas organizações e sem eles o proposito da mesma fica sem sentido.
2.4.3 Estratégias
“Uma estratégia é um plano, ou curso de ação, que estabelece as formas de competir ou de realizar a missão, as prioridades, a alocação de recursos e os objetivos de longo prazo da organização.” (Maximiano, 2004, p.138) De acordo com Maximiano (2004), as estratégias são diferentes e variam de acordo com o estilo da organização. Algumas enfrentam seus concorrentes e outras evitam esse confronto. Algumas procuram ser diferenciadas e autenticas, mas outras já preferem o anonimato e a copia de produtos dos concorrentes. Algumas focam no crescimento, outras se acomodam com a estabilidade, outras até mesmo diminuem seu tamanho.
Da mesma forma podemos afirmar que “Usar de planos estratégicos nada mais é do que encontrar os meios de se colocar uma empresa, em situação de vantagem sobre as
...