Planejamento de producao e operacional
Por: lukas1993 • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 544 Palavras (3 Páginas) • 231 Visualizações
Planejamento e Controle de Produção
O planejamento e o controle de produção são tipos de instrumentos gerencias de grandes importâncias para quais quer tipo de empresas, com os planos orientarão a produção e o controle permitindo que os mesmos sejam implantados de forma eficiente na prática pelas empresas sendo bastante valorizada. O Planejamento e Controle de Produção (PCP) é a função administrativa que tem por objetivos fazer planos que ajuda nas orientações a produções que serviram de guia para seu controle
Um dos principais passos na execução do planejamento agregado é focado no perfil da demanda para o planejamento. Depois de ser definido o plano agregado, deve-se elaborar o programa mestre de produção (MPS). O horizonte de planejar um programa mestre de produção cobre, normalmente de 06 a 12 meses de produção, tendo como base mensal.
A empresa atua nos mercados com estratégias para gestão e demandas: Preços de Vendas, Promoções, Atrasos na Entrega, Admissão e Demissão, Horas Extras, Subcontratações e Estoques.
Para o desempenho das funções do PCP, mais conhecido como “Planejamento e Controle de Produção” uma das maiores dificuldade refere-se a problemas nos relacionamentos entre setores. Administrar informações de diversas áreas, o PCP está em constante processo de negociação tendo como os diferentes agentes dentro de um dos processos produtivos. Sendo representado em áreas de vendas dentro da fabrica, sabendo de todas as prioridades e prazos da entregas de todos os produtos aos clientes e faz a programação de modo que entenda a esses objetivos e demandas.
Há interesses que são opostos, enquanto a produção quer uma programação estável e equilibrada para estabilizar a antecipação de grandes lotes, vendas quer maior flexibilidade e diversidade para entender as mudanças constantes no mercado.
Dentre esses e outros motivos é que existe vários questionamento: As organizações e empresas beneficiam o PCP (Planejamento e Controle de Produção) de modo para favorecer os processos produtivos.
Como os funcionários referem se aos processos de PCP (Planejamento e Controle de Produção) onde exercem suas atividades profissionais.
Como podemos classificar hoje, o grau do planejamento das organizações.
O planejamento é um indispensável componente para as empresas, para obter um bom resultado na empresa sem um bom planejamento, independente de ser do setor produtivo.
Com a falta do PCP (Planejamento e Controle de Produção) acarreta em uma série de prejuízos em muitas empresas, para amenizar essas perdas devem-se escolher ferramentas para o bom funcionamento da produção de uma organização e com isso o existo no processo de planejamento constitui uma das principais formações produtivas.
Segundo CHIAVENATO (1991), a função do PCP (Planejamento e Controle de Produção) é quem faz o planejamento e programa a produção da empresa, bem como as controla adequadamente, objetivamente aumentam a eficiência e a eficácia através da administração da produção.
Já para TURBINO (1997) Considera que o PCP (Planejamento e Controle de Produção) é responsável pela aplicação e a coordenação de recursos produtivos de forma para atender da melhor maneira possível os planos estabelecidos em níveis estratégico, tático e operacional.
...