Planejamento E Controle Da Produção
Artigo: Planejamento E Controle Da Produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elisetedes • 1/5/2013 • 707 Palavras (3 Páginas) • 615 Visualizações
Planejamento e Controle da Produção
Atividade Avaliativa 03
Respostas:
01 – Os principais pontos básicos da filosofia Jit são:
- produção sem estoques;
- eliminação de desperdícios;
- manufatura de fluxo continuo;
- esforço continuo na resolução de problemas;
- melhoria continua dos processos;
- redução dos tempos de preparação;
- padronização das operações;
- reorganização dos layouts da fabrica;
- utilização de uma força de trabalho altamente capacitada;
2 – Puxar a produção significa não produzir até que o cliente (interno ou externo) de seu processo solicite a produção de determinado item. Neste caso, a programação da produção usa as informações do PMP para emitir ordens apenas para o ultimo estágio do processo produtivo, assim como para dimensionar a quantidade de estoques em processo para os demais setores.
A medida em que o cliente de um processo necessita de itens, ele recorre ao estágio fornecedor, acionando diretamente este processo para que os itens consumidos sejam fabricados (ótica da filosofia Just-in-time, normalmente empregando kanban). Já empurrar a produção significa elaborar periodicamente, para atender ao PMP, um programa de produção completo, da compra da matéria-prima á montagem do produto acabado, e transmiti-los aos setores responsáveis através da emissão de ordens de compra, fabricação e montagem. No próximo período de programação, em função dos estoques remanescentes, programam se novas ordens para atender a um novo PMP (ótica da programação convencional da produção).
O sistema Jit utiliza o sistema de puxar.
3- Kanban é um sistema que consiste em retirar as peças necessárias do processo precedente, iniciando o ciclo na linha de montagem final, pois é La que chega a informação com exatidão de tempo e quantidades necessárias de peças para satisfazer á demanda.
O processo anterior, então, produz somente as peças retiradas pelo processo subsequente, e assim, cada estágio de fabricação retira as peças necessárias dos processos anteriores ao longo da linha.
Nesse sistema de puxar a produção, o controle é feito pelo sistema kanban, que é um sistema de informação por meio do qual um posto de trabalho informa suas necessidades de mais peças para a seção precedente, iniciando o processo de fabricação entre estações de trabalho apenas quando houver necessidade de produção, garantindo assim a eficiência do sistema de puxar a produção.
Os principais objetivos de sua utilização são:
- minimizar o inventário em processo e os estoques de produtos acabados;
- minimizar a flutuação dos materiais em processo, visando simplificar o seu controle;
- reduzir o lead time de produção;
- evitar a transmissão de flutuações ampliadas de demanda ou de volume de produção entre processos;
- descentralizar o controle da fabrica, fornecendo aos operadores e supervisores
...