Planejamento e controle de produção
Seminário: Planejamento e controle de produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tobiasmoreira • 2/11/2014 • Seminário • 2.038 Palavras (9 Páginas) • 181 Visualizações
Planejamento e controle da produção
Toda empresa industrial deve reconhecer a expectativa do ciente e, por meio do planejamento e organização dos seus recursos produtivos, atender a demanda estipulada. Essa atividade é a essência do planejamento e controle da produção.
O planejamento e controle da produção é um sistema de informação que gerencia a integração dos recursos produtivos de uma empresa. Tem o objetivo de atender a demanda determinada e simultaneamente maximizar o lucro da empresa.
Objetivos do Planejamento de produção:
Minimizar atrasos e não atendimento de ordens de produção;
Minimizar estoques;
Minimizar a ociosidade dos recursos produtivos pela alocação eficiente do trabalho;
Minimizar os “lead-times” da produção;
Distribuir o trabalho, de modo equilibrado (entre os recursos e ao longo do tempo).
Finalidade do controle de produção:
Avaliar e monitorar continuamente a atividade produtiva da empresa;
Comparar o programado e o realizado;
Apontar falhas, erros e desvios;
Elaborar relatórios para a direção da empresa
Informar outras seções sobre o andamento das atividades produtivas.
Segue a abaixo algumas etapas que devem ser seguidas no PCP:
Previsão de demanda ou previsão de vendas: Permite ao PCP programar a quantidade de produto a ser fabricada num determinado espaço de tempo e, a partir daí, quantificar as necessidades de material, mão-de-obra e equipamentos.
Planejamento da capacidade de produção: A partir da previsão de demanda de médio e longo prazo e da análise da capacidade instalada, determina-se a necessidade de adequação (aumento ou redução) da capacidade de produção para melhor atender a demanda no médio e longo prazo.
Planejamento agregado da produção (PAP): visa determinar a estratégia de produção mais adequada para a empresa. No plano agregado, estão as decisões de volumes de produção e estoque mensais, contratação (ou demissão) de pessoas, uso de horas-extras e subcontratação, contratos de fornecimento e serviços logísticos. Neste nível de planejamento, as informações de demanda e capacidades são agregadas para viabilizar a análise e tomada de decisão.
Aprazamento: definindo o prazo necessário à conclusão da tarefa, com previsão de início e de fim. Permite estimar a data em que o trabalho será concluído, a partir do tempo padrão das operações.
Controle da produção: é a última etapa do PCP e consiste no acompanhamento dos processos produtivos a fim de verificar o andamento da produção conforme o planejado. O PCP acumula dados atualizados dos processos para utilização nas decisões futuras.
Planejar e controlar a produção significa:
Controlar o processo de criação e alteração de produtos.
Planejar os materiais.
Planejar a utilização dos recursos de produção.
Controlar os apontamentos de produção e a utilização real dos recursos.
O planejamento da produção garante a análise sobre a capacidade de trabalho atual e futura da organização.
O controle de utilização dos recursos permite que seja feita a análise das ocorrências que ocorreram entre o que foi planejado e o que realmente foi executado.
Programação da produção:
São as atividades que determinam quais as quantidades a serem produzidas, os volumes disponíveis de materiais a serem empregados e os recursosque serão utilizados para a produção ao longo de um período que pode abranger semanas ou dias.
Programar a produção é estabelecer uma agenda de compromissos para as diversas unidades envolvida no processo produtivo da empresa. Mais do que isso, a programação da produção visa estabelecer um fluxo de informações para todas unidades envolvidas com o propósito de comandar, coordenar e integrar o processo produtivo da empresa.
A programação da produção transforma o plano de produção em uma infinidade de ordens de produção e de compras que deverão ser executadas pelos diversos órgãos da empresa que estão vinculados direta ou indiretamente ao processo produtivo.
Planejamento de Produção a Curto Prazo (PPCP):
Determina o que será produzido nas próximas 4 semanas. Esse período varia de organização para organização em função da flexibilidade do processo produtivo, podendo variar de 3 dias até 6 semanas. A avaliação da disponibilidade de matéria-prima e o gerenciamento da eficiência do processo e o gerenciamento da eficiência do processo produtivo são as funções mais importantes.
Com os planejamentos de curto prazo definidos, a programação de produção utiliza-se de metodologias e ferramentas para elaborar efetivamente as ordens de serviço.
Dentre eles temos o MRP (Planejamento da Necessidade de Materiais), MRP II, MPS (Plano Mestre de Produção).
MPS – Planejamento Mestre de Produção
É o principal input para o sistema MRP nagestão de produção. Ele estabelece qual o produto e quantidade que deverão ser produzidos ao longo do período correspondente ao planejamento. A atenção nessa fase do trabalho é assegurar o fluxo do processo produtivo, disponibilizando os recursos produtivos necessários no momento adequado. A flexibilidade para atender a um pedido exige que o MPS determine limites para aceitar alterações na composição dos pedidos, mudando sempre que necessário.
A principal função do MPS é coordenar ou balancear suprimento e demanda dos produtos acabados, período a período, para satisfazer a demanda dos planos comerciais desenvolvidos nos processos.
MRP – Planejamento das Necessidades de Materiais.
É um sistema lógico de calculo que converte a previsão de demanda em programação da necessidade de seus componentes. A partir do conhecimento de todos os componentes de um determinado produto e os tempos de obtenção de cada um deles, podemos, com base na visão de futuro das necessidades, calcular
...