Planejamento, organização, direção e controle
Por: Ana Alvim • 26/4/2016 • Exam • 919 Palavras (4 Páginas) • 1.650 Visualizações
[pic 1]EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO
ANA PAULA MENDES ALVIM
RA 118434
ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para obtenção parcial de nota e como forma de avaliação continuada da disciplina: ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL, para a Professora MARÍLIA DE CARVALHO ALMEIDA.
TAGUATINGA – DF
2016
[pic 2]
ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL
CONTEÚDOS:
- Definição de doenças ocupacionais e também de Lesões por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER e DORTs).
- Fatores de risco individuais/pessoais; fatores de risco psicossociais/organizacionais; fatores de risco físico-biomecânicos.
- Principais sinais e sintomas dos DORTs.
- Estágios do processo de avaliação e controle dos riscos ergonômicos
OBJETIVOS:
- Entender o que são doenças ocupacionais.
- Compreender as Lesões por Esforço Repetitivo e também os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER e DORT).
- Identificar e compreender os principais fatores de risco presentes no ambiente de trabalho.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:
- Cite e defina as três categorias de riscos aos qual o trabalhador está exposto. Qual a sua visão/conceituação sobre esses riscos?
- Defina e cite os principais sintomas relacionados à DORT. Descreva os fatores biomecânicos com forte evidência de riscos para as regiões corporais submetidas aos esforços laborais.
- Cite e descreva sobre os estágios durante o processo de avaliação e controle dos riscos ergonômicos nas tarefas envolvendo manuseios de materiais.
QUESTÃO Nº 1:
FATORES DE RISCOS INDIVIDUAIS OU PESSOAIS: Possuem importante valor no estudo dos acidentes de trabalhos e doenças profissionais. Trata-se de fatores sempre presentes no contexto e na atividade de trabalho, difíceis de isolar de outras variáveis e determinantes nas posturas assumidas pelos trabalhadores no seu desempenho profissional. Exemplo: o gênero, a idade, o tempo de trabalho, repertório genético, tabagismo, escolaridade.
[pic 3]
FATORES DE RISCOS PSICOSSOCIAIS OU ORGANIZACIONAIS: São os aspectos de programação de organização e gestão do trabalho, que em interação com os seus contextos sociais e ambientais, têm potencial para causar danos psicológico, social ou físico. Exemplo: tipo de organização do trabalho, longas jornadas/hora extra, trabalho repetitivo, grandes demandas de trabalho, relacionamento com a chefia, relacionamento com colegas, perspectiva de demissão, estresse.
[pic 4]
FATORES DE RISCOS FÍSICOS OU BIOMECÂNICOS: A postura e o movimento realizado para a execução de uma atividade no posto e no ambiente de trabalho são um dos principais fatores que influenciam na saúde física do trabalhador. Músculos e articulações são exigidos para a execução das demandas físicas, sendo que quando submetidos a constantes estresses, apresentam riscos de lesões, dores e comprometimento normal do movimento. Exemplo: má postura, a força empregada e a repetição do movimento.
[pic 5]
QUESTÃO Nº 2
DORTs são as doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético que atingem várias categorias profissionais, ao longo do tempo de exposição, podem afetar músculos, tendões, ligamentos, articulações e nervos. Tais síndromes podem se desenvolver quando os mesmos músculos são usados por longos períodos sem descanso adequado. Os principais sinais e sintomas dos DORTs são: inflamação, rubor, diminuição da amplitude de movimento, perda da função, formigamento, dormência, rigidez, dor, sensibilidade, fraqueza muscular, fadiga e diminuição da força de preensão.
...