Por que esse ambiente é complexo e como se pode vencer seus desafios?
Por: Caline Chagas • 26/10/2016 • Trabalho acadêmico • 571 Palavras (3 Páginas) • 490 Visualizações
Atividade
Atualmente, diz-se que as empresas vivem em um ambiente complexo e com muitos desafios a enfrentar diante da globalização e da diversidade.
Por que esse ambiente é complexo e como se pode vencer seus desafios?
Resposta
Em tempos atuais, onde os negócios operam em um ambiente cada vez mais dinâmico e imprevisível, devido à globalização da economia, a administração vem como meio de desenvolver novas formas de pensar e agir. Os desafios em organizações cada vez mais mutáveis, complexas e diversas ajudam a complicar o panorama com que se defrontam os gestores. Peter Drucker dá o nome de “Era da descontinuidade” – um mundo onde a mudança não se faz simplesmente por etapas sucessivas e lógicas.
O êxito das organizações dependerá da sua capacidade de analisar a realidade interna em relação à realidade do mercado externo. Os desafios que os líderes das organizações se defrontam hoje em dia são variados: como enfrentar a competitividade global; como investir em novos produto/serviços/processos; como fazer alianças estratégicas com os concorrentes; como se comportar na era das redes e do conhecimento, como inovar em mercados intensamente mutantes e inconstantes, e assim por diante.
As empresas precisarão estar perfeitamente informadas a respeito das variáveis que a globalização está correlacionada, como a diversidade, a competitividade, a ênfase no conhecimento, além da internacionalização do sistema produtivo, do capital e dos investimentos, e os muros entre culturas e países. Em um mundo onde a mudança ocorre a uma velocidade crescente, a informação e a tecnologia precisam ser utilizadas para obter plena vantagem.
Os ambientes são complexos porque em meio às mudanças, missões são revistas, planejamento estratégico é alterado, novos valores são ditados e a cultura da organização vai se transformando para vencer desafios. Mas o que parece tão simples e natural, na verdade em algumas empresas, talvez na maioria, se mostra problemático: a resistência das pessoas. Contudo, apesar dessa resistência algumas atitudes podem ser tomadas para mitigar seus efeitos, em um trabalho clássico sobre o assunto, Kotter e Schlesinger (apud CHIAVENATO, et al, 2005, p. 442) indicam seis estratégias para contornar a resistência à mudança:
Comunicação e educação: A resistência à mudança pode ser superada ou reduzida por meio da prévia comunicação às pessoas, para ajudá-las a compreender a lógica e a necessidade da mudança. [...] Participação e envolvimento: Antes que a mudança aconteça, as pessoas precisam estar inseridas no processo. [...] Facilitação e apoio: A resistência potencial pode ser contornada, concedendo facilitação e apoio no sentido de ajudar as pessoas a se ajustarem à mudança. [...] Negociação e acordo: Outra maneira de lidar com a resistência é oferecer algo de valor em troca da mudança. [...] Manipulação e cooptação: Em muitas situações, pode se lançar mão de tentativas secretas para influenciar as pessoas. [...] Coerção: Finalmente, a resistência pode ser tratada de forma coercitiva por meio da ameaça explícita ou implícita (como perda do cargo ou da promoção), demissão ou transferência de pessoas.
...