Portfólio Unopar RH
Por: laura.bruxel • 21/10/2019 • Seminário • 513 Palavras (3 Páginas) • 429 Visualizações
Durante a feira de Hannover em 2011, pela primeira vez foi tratado sobre a indústria 4.0. Desde este marco, as organizações procuram se adequar a estas modernidades pois a indústria 4.0 foi uma transformação nas práticas de produção e logística.
Para conseguir um resultado positivo, deve-se traçar-se objetivos e metas, que foi o que a empresa Ulymais S/A realizou.
Segundo Lacombe (2011, p. 381) “as empresas que não treinam e desenvolvem seus funcionários, podem enfrentar dificuldades competitivas por falta de gente preparada para seus cargos. ” A empresa Ulymais S/A com médio porte tendo sua sede no interior de São Paulo, acredita que mapear competências para serem desenvolvidas pelos seus colaboradores é um ponto inicial para se adequar as mudanças, pois assim os colaboradores serão reciclados.
O auxiliar de produção é o colaborador que organiza a área onde se trabalha, separa e prepara a matéria prima, mantém as linhas de produção em ordem e analisa o bom funcionamento das máquinas. Estes profissionais são uma peça muito importante para o funcionamento do setor produtivo de uma organização.
O supervisor de TI tem como atividades as elaborações de projetos, revisão de processos, desenvolve e integra os sistemas e presta suporte de rede entre outras ações. Para a organização este colaborador tem real importância, pois fica responsável pela supervisão de atividades ligadas ao suporte de rede, que pode tratar dos clientes e dos dados da empresa.
O diretor de RH é quem pode delegar funções, monitorar os funcionários e desenvolver os colaboradores. Este profissional trabalha diretamente com os colaboradores da organização, por isso é de extrema importância eles terem reações sociais e emocionais para tratar de algumas situações.
De acordo com Chiavenato (1999, p. 20), Treinamento significa ”o preparo da pessoa para o cargo” já a área de desenvolvimento se aproxima mais da educação que é o preparo da pessoa “da vida, para a vida e pela vida” (Chiavenato 1999, p. 20), ou seja, treinamento é ensinar o funcionário a desenvolver suas atividades, e desenvolvimento é uma ação mais voltada para o futuro do colaborador dentro da empresa.
O auxiliar de produção desenvolverá competências funcionais, pois são necessárias para o seu desempenho durante as práticas de produção. Maquinários antigos darão espaço a equipamentos complicados que exigem desenvolver e agregar competências. Serão desenvolvidos conhecimento em TI, estatístico e matemático. As habilidades que serão adquiridas são processamento, análise e proteção de dados e informações e compreensão de atividades e processos de manufatura. E as atitudes desenvolvidas serão a resolução dos problemas e a operação dos equipamentos e sistemas.
O supervisor de TI desenvolverá as competências sociais, pois trata com uma equipe no seu dia a dia, então precisa ter uma relação saudável com os demais colegas do setor. Serão desenvolvidas habilidades como trabalho em equipe, comunicação, como transferir conhecimento, persuasão e comunicar-se em diversos idiomas.
Já o diretor de RH trabalhará competências comportamentais pois, trata com questões mais humanas no seu dia a dia. Serão trabalhadas as habilidades de capacidade de tomar e julgar decisões, mentalidade para aprendizagem e inteligência emocional. E desenvolverá atitudes como flexibilidade, criatividade e autogerenciamento do tempo.
...