Portifolio: Fundamentos e Teoria Organizacional
Por: mirianssdutra • 26/7/2016 • Trabalho acadêmico • 1.922 Palavras (8 Páginas) • 305 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................5
2.1 Fundamentos e Teoria Organizacional..............................................................5
2.1.1 Princípios de Ford ..............................................................................................5
2.1.2 Fordismo Informal ..............................................................................................5
2.2 Comunicação e Linguagem ................................................................................6
2.2.1 Relação do homem com o trabalho ..................................................................6
2.2.2 Cultura Organizacional McDonald´s .................................................................6
2.3 Homem, Cultura e Sociedade .............................................................................6
2.3.1 Ideologia, cultura e trabalho ...............................................................................6
2.3.2 Senntt e Ford – Formas trabalho ......................................................................7
2.4 Comportamento Organizacional .......................................................................7
2.4.1 Informacionalismo .............................................................................................7
2.4.2 Tecnologias ......................................................................................................8
4 CONCLUSÃO ..........................................................................................................9
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Os conteúdos abordados serão: Administração e teoria das organizações, Comunicação e linguagem, Psicologia organizacional e Homem, cultura e sociedade e a inter-relação entre eles.
A administração e teoria das organizações tratam sobre os estudos feitos nas organizações para fundamentar suas atividades.
Na tentativa de responder o porquê de se estudar as organizações, a primeira resposta nos remete ao fato de que as organizações tal qual as conhecemos nos dias atuais são criações recentes na história do desenvolvimento humano. Pode-se afirma, sem medo de errar, que mais de 99% delas não existiam sob nenhuma forma há 200 anos.
Nesse estudo da administração nas organizações é importante saber que as funções do administrador é planejar, organizar, dirigir e controlar. Devemos ressaltar que diversos estudiosos contribuirão para o desenvolvimento das organizações, criando assim varias teorias que vem sendo aplicadas como: Administração cientifica (Taylor), teoria clássica (Fayol), teoria neoclássica, teoria da burocracia (weber), teoria estruturalista e a teoria das relações humanas. Essas foram as principais teorias que vem sendo aplicadas até os dias atuais.
Nos estudos da comunicação e linguagem encontramos uma grande importância pois tudo está ligado a linguagem, seja ela verbal ou não verbal, por isso é de grande valia estes estudos porque quando falamos bem somos bem compreendidos é por isso que a comunicação deve ser de maneira clara e objetiva em qualquer lugar principalmente no âmbito profissional.
Nestes estudos apreendemos que é preciso perceber que o uso das palavras não é uma mera descrição dos objetivos a que elas se referem, e, sim, uma construção, isto é, seu significado pode ser determinado por fatores internos e externos, pelo contexto em que a palavra estar inserida. Segundo Vilalba (2006,p.22):
A comunicação, expressão da competência mental chamada linguagem, é a capacidade de um ser humano se fazer compreender por outro ser humano e é por meio desse processo de compreensão mútua entre pessoas que os vínculos sociais são criados e a cultura é preservada e modificada.Podemos dividir a comunicação em, emissor (quem emite a mensagem), receptor(quem recebe a mensagem), mensagem (uma idéia, um conceito, uma imagem, uma informação etc.;), canal (meio pelo qual a mensagem chega até o receptor) e código (conjunto de signos, de sinais).
Analisando os estudos sobre psicologia organizacional (ciência do comportamento) entendemos que todos nós fizemos e fazemos parte de uma organização, ou seja, de uma construção social, seja ela de trabalho ou não. A vida se baseia tanto na pessoa quanto nos grupos dos quais se faz parte. Dentre tantos temas que vimos ao longo desse estudo, um deles chama atenção que é o clima organizacional o qual sempre foi muito pertinente.
Moscovici (2002a) afirma que o clima do grupo pode ser observado a partir de variáveis como o calor humano, a tensão, os movimentos, o equilíbrio, as restrições, a alegria, a insegurança e as crises. Todas essas variáveis unidas fazem a “atmosfera” do grupo, determinando o que os membros do grupo sentem sobre ele. Dessa forma, podemos dizer que o clima organizacional é determinado por vários fatores e exerce influência na motivação, na produtividade e na satisfação de um grupo com relação ao trabalho e a organização.
Nos estudos sobre homem, cultura e sociedade apreendemos a importância do homem como agente responsável pela construção da realidade social, enfocando a cultura como categoria central para a constituição das relações sociais. Estes estudos fazem uma abordagem histórica, filosófica, sociológica e antropológica mostrando como se deu a passagem do pensamento mitológico para o pensamento filosófico, por isso o passado não pode ser tomado como obra do acaso ou de meros acidentes históricos.
Professor mota (1974, p. 14) “[...] Há em curso uma história profunda, lenta, silenciosa, subterrânea, uma história das estruturas, diversa de uma história de superfície, rápida, leve, do dia a dia, uma ‘história dos acontecimentos’”.
...