Portifólio Individual 1º Semestre
Por: DecioDSN • 3/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.024 Palavras (13 Páginas) • 355 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
O tema abordado nesse texto, é uma análise de vários textos, fazendo uma síntese, com comparações de tudo que foi ensinado no primeiro semestre de Bacharelado em Administração, com tema central do Fordismo e sua época que gerava uma rotina, e o pós-fordismo que gerou uma flexibilidade no trabalho trazendo conseqüências dentro e fora do ambiente de trabalho.
- DESENVOLVIMENTO
2.1 Fundamentos e Teoria Organizacional
2.1.1
Henry Ford, possuía 3 princípios básicos em sua ideologia são eles: principio de intensificação, de economicidade e da produtividade, que eram voltados para agilidade na chegada do produto ao cliente para o retorno rápido do capital, no século XXI podemos notar essa grande característica de Ford nas redes alimentícias de "Fast Food".
"Muitas características do Fordismo também são encontradas no estilo McDonald's: a homogeneidade dos produtos, a rigidez das tecnologias, as rotinas padronizadas de trabalho, a desqualificação, a homogeneização da mão-de-obra (e do freguês), o trabalhador em massa e a homogeneização do consumo (...) nestes e em outros aspectos, o fordismo continua vivo e forte no mundo moderno" (Ritzer, 1993, p.155, citado em: Beynon, 1995: 12).
Como o próprio nome já diz, o objetivo dessas empresas é entregar de forma rápida o pedido do cliente, numa rede de franquias como o McDonald's possui uma padronização internacional dos seus produtos e também no processo de preparo deles, fazendo um comparativo com os princípios básicos de Ford, podemos ver o princípio da economicidade com alimentos pré-cozidos, hambúrgueres já fritos apenas para ser montados, principio da intensificação com a chegada da tecnologia na cozinha, com equipamentos que fritam rapidamente as batatas; princípio da produtividade, fazendo dos funcionários eficientes sem perder o padrão de qualidade da empresa.
2.1.2
No texto analisado o autor citou um exemplo de vendedores ambulantes em semáforos, que conseguiram otimizar a venda dos seus produtos sem que tenha um apelativo para sentir "pena", tornando algo impessoal. Um outro exemplo que podemos notar nessa área informal é a de lavadores de carro, recentemente fui em um lava jato que havia 4 pessoas trabalhando, e cada um era especializado em uma parte do carro, um lavava a parte externa do carro, outro tirava todo o sabão com jato de água, outro lavava a parte interna do carro, e o outro enxugava e dava os detalhes finais no veiculo, como passar um produto nos pneus para deixar eles mais brilhantes, pude notar características do Fordismo ali, que de forma rápida conseguia executar o serviço de forma eficiente, aumentando o número de clientes, um dos grandes motivos desse aumento é a agilidade do serviço prestado, buscando mais a fundo entender esse trabalho informal, descobri que as pessoas envolvidas no processo ganhavam por carro lavado, o que incentivava eles a executarem o serviço de forma rápida, e cada um tinha sua função para ter um controle de qualidade para que os clientes voltassem a lavar seus veículos lá.
2.2 Comunicação e Linguagem
2.2.1
A qualidade de vida no trabalho se apresenta como uma preocupação do homem deu-se inicio da sua existência, com objetivo de facilitar ou trazer satisfação e bem-estar ao trabalhador na execução de suas tarefas. “O conceito de
qualidade de vida engloba vários aspectos como físicos, ambientas e psicológicos do local de trabalho” (CHIAVENATO, 2004).
Atualmente as pessoas tem dado maior atenção a qualidade de vida, entre as muitas preocupações estão a alimentação e o trabalho, logo o enfoque do trabalhador não é só o salário como a ideologia de Taylor (Homo Economicus) diz, mas o ambiente de trabalho, as expectativas de crescimento, segundo a lista, realizada pela consultoria Universum Global das empresas mais desejadas para se trabalhar, a Google está no topo dessa lista, e uma das grandes características alem de ser uma empresa de destaque internacional, o que atrai é o ambiente de trabalho, que conseguiram fazer com que seja uma "bagunça organizada", um dos grandes parâmetros que as pessoas usam para escolha do emprego á a relação entre satisfação e sofrimento.
2.2.2
"O McDonald’s desenvolveu em seus fornecedores um compromisso fortíssimo de atendimento ao sistema, mcdonaldizando-os. Uma vez que esses fornecedores eram pequenos e cresceram junto com a rede McDonald’s, compartilhando missões, objetivos, crenças e valores, o comportamento sempre se deu de forma colaborativa e cooperativa. A própria cultura organizacional das empresas pertencentes ao sistema McDonald’s reflete a cultura do McDonald’s. Como atesta LOVE (1996), os fornecedores tornam-se tão dedicados à manutenção e melhoria da qualidade do sistema como se fossem propriedade do McDonald’s." (MOURA, Francisco C. Borges Assis)
Assim como a rede McDonald's envolve seus fornecedores, ela também envolve seus clientes, investe de forma intensiva em publicidade, e procura em cada país se infiltrar na cultura local, fazendo com que o cliente se identifique com a empresa, exemplo disso são alguns lanches especiais dependendo do país, o uniforme dos funcionários, tudo muda de forma sutil. Além de ser referencia na rapidez da entrega do produto, a empresa procurar fazer com que a empresa pareça regional.
2.3 Homem, Cultura e Sociedade
2.3.1
As transformações ocorridas a partir do século XV estão todas vinculadas entre si e não podem ser entendidas de forma isoladas. Desse modo, a expansão marítima, as reformas protestantes, a formação dos estados nacionais, as grandes navegações e o comércio ultramarino, bem como o desenvolvimento científico e tecnológico são o pano de fundo para uma visão melhor desse movimento intelectual de grande envergadura que irá alterar profundamente as formas de explicar a natureza e a sociedade daí para frente. (TOMAZI, 2000, p. 1)
...