Trabalho Individual Semestre Contabilidade Unopar
Por: Marco Mendes • 24/10/2015 • Trabalho acadêmico • 4.223 Palavras (17 Páginas) • 781 Visualizações
Universidade do norte do paraná
Sistema de ensino presencial conectado
Ciências contábeis
Nome: Marco túlio mendes da costa
Título:
O mundo do trabalho
Goiânia ,2015
Sumario
1 Introdução..........................................................................3
2 Desenvolvimento................................................................4
2.1 Modalidades de rescisão do contrato de trabalho ...........4
2.1.1 FGTS na demissão sem justa causa...................................5
2.1.1.1 Lei do seguro desemprego...............................................7
2.1.1.1.1 FGTS valor a ser corrigido anualmente.......................7
2.1.1.1.1.1Índice de desemprego em Goiás................................8
3 conclusão..................................................................9
4 Referências...............................................................................10
5 Agradecimentos.......................................................................10
1 Introdução
Este trabalho procura analisar a questão envolvendo os direitos fundamentais dos empregados e demonstrar como são importantes para o trabalhador e para todo o país em geral .Vamos falar sobre um dos direitos fundamentais para o trabalhador o seguro desemprego ,que tem um papel importante na vida dos trabalhadores e do país. Com o benefício o trabalhador demitido sem justa causa pode procurar um novo emprego mantendo um padrão mínimo de vida. O seguro beneficia também a economia como um todo ao funcionar como estabilizador automático nos tempos de crise, evitando uma desaceleração brusca do consumo em momentos de alta do desemprego.
Também iremos citar outros direitos muito importantes como FGTS ,ferias, 13 salário, entre outros todos muito importante para o empregado e muito importantes também para a economia do país um exemplo claro disso e o 13 salário que sua segunda parcela e dada geralmente no mês de dezembro que e um dos mês mais forte da economia brasileira.
Mais também não podemos esquecer o empregador ,por que muitos dos direitos dos funcionários cabe ao empregador pagar, o que por muitas vezes faz com que o empregador evite contratar funcionários ,ou trabalhe sozinho , 49% das empresas brasileiras funcionam somente com o dono ou sócios, sem funcionários.
Vamos também conhecer o taxa de desemprego o que na maioria das vezes e gerado por Baixa qualificação do trabalhador: muitas vezes há emprego para a vaga que o trabalhador está procurando, porém o mesmo não possui formação adequada para exercer aquela função , ou por Crise econômica ,quando um país passa por uma crise econômica, o consumo de bens e serviços tende a diminuir, muitas empresas demitem funcionários como forma de diminuir custos para enfrentar a crise , e por Custo elevado (impostos e outros encargos) para as empresas contratarem com carteira assinada os custos de contratação de empregados são muito elevados. Muitas empresas optam por aumentar as horas extras de seus funcionários a contratar mais mão de obra.
Vamos agora aprofundar um pouco mais sobre as leis trabalhistas e conhecer um pouco mais sobre cada uma delas, vamos começar conhecendo as modalidades de rescisão de contrato.
2.1Modalidades de rescisão de contrato de trabalho
Um trabalhador de carteira assinada como já vimos acima tem muitos direitos principalmente no momento de romper o contrato de trabalho seja este rompimento por parte do empregador ou por parte do empregado .
No total são oito os tipos mais comuns de término do contrato de trabalho por tempo indeterminado vamos nos aprofundar um pouco sobre cada um deles. O primeiro dessa lista e a :Rescisão injustificada pelo empregador: – também denominada de despedida sem justa causa, despedida imotivada ou ainda dispensa arbitrária. É o modo mais comum de rescisão do contrato de trabalho, através do qual o empregador dispensa o empregado sem necessidade de qualquer motivação específica.
Tem o empregado, dispensado sem justa causa, direito ao aviso prévio (trabalhado ou indenizado), saldos salariais, multa do FGTS, férias + 1/3 e 13º vencidos e proporcionais, podendo ainda realizar o levantamento do Fundo de Garantia e beneficiar-se, quando preencher as condições legais, do seguro desemprego.
Rescisão injustificada pelo empregado – também denominada de pedido de demissão. É a rescisão do contrato de trabalho através de solicitação do trabalhador, também sem a necessidade de qualquer motivação específica.
No pedido de demissão, tem o empregador direito ao aviso prévio (sendo trabalhado ou descontado das verbas rescisórias), e o empregado ao saldo salarial, férias + 1/3 e 13º vencidos e proporcionais, não tendo o empregado direito à multa do FGTS e seu saque, não podendo, também, receber seguro desemprego.
Rescisão justificada pelo empregador – também denominada de demissão por justa causa ou simplesmente justa causa. É a rescisão do contrato de trabalho por cometimento pelo trabalhador de um dos atos descritos no art. 482 da CLT. Importante saber que é vedado (proibido) ao empregador a realização de qualquer registro desabonador na carteira de trabalho do empregado.
...