Portifólio individual 4° semestre gestão de pessoas
Por: Dionatas Forneck • 28/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.867 Palavras (8 Páginas) • 410 Visualizações
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 DESCRIÇÃO DO CARGO 4
2.1.1 Responsabilidades do Cargo 4
2.1.2 Atribuições do Cargo: O QUE FAZ? COMO FAZ? PARA QUE FAZ? 4
2.1.3 Requisitos para o Cargo 4
2.1.3.1 Competências técnicas (conhecimentos): 4
2.1.3.1.1 Escolaridade: 4
2.1.3.1.2 Experiência: 5
2.1.3.1.3 Cursos – Treinamentos complementares: 5
2.1.3.2 Competências comportamentais: 5
2.2 RECRUTAMENTO 5
2.2.1 O que é Recrutamento? 5
2.2.2 Técnicas de Recrutamento 6
2.3 SELEÇÃO DE PESSOAS 6
2.3.1 O que é Seleção de Pessoas? 6
2.3.2 Técnicas de seleção 7
2.4 CONTRATO DE TRABALHO 7
2.5 TREINAMENTO 8
2.5.1 Processo de Integração 8
2.6 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 9
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
O nome da empresa fictícia é Forneck, ramo Automotivo (montadora de veículos). A empresa possui cinco mil colaboradores. As áreas funcionais fim da montadora são: Marketing e Produção; e as áreas funcionais meio são: Administração Financeira, Administração de materiais, Administração de recursos humanos, Administração de serviços e Gestão empresarial. O cargo escolhido pelo gestor de pessoal da montadora de Alegrete-RS foi o de Analista Financeiro (diretamente ligado Diretoria Financeira).
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 DESCRIÇÃO DO CARGO
Cargo: Analista Financeiro
Setor: Diretoria Financeira
Cargo do superior imediato: Diretor Financeiro
2.1.1 Responsabilidades do Cargo
Responsável pela gestão de tributos, formação do preço de venda, auditoria, controle das contas a pagar, controle das aplicações financeiras, controle dos saldos bancários, administração do fluxo de caixa e análise das demonstrações financeiras.
2.1.2 Atribuições do Cargo: O QUE FAZ? COMO FAZ? PARA QUE FAZ?
Realizar a captação de recursos visando decidir a relação entre dívida e capital próprio mantendo um bom equilíbrio entre capital e dívida, alocar recursos da melhor maneira possível, considerando o tamanho da empresa e a sua capacidade de crescimento. Realizar pagamentos da empresa (notas fiscais de consumo, serviços, títulos bancários, tributos e outros); Fará cadastro de clientes no sistema da empresa; Fará acompanhamento dos pagamentos lançados através de sistema e planilha eletrônica; Responsável por conciliações e relatórios da área de contas a pagar.
2.1.3 Requisitos para o Cargo
2.1.3.1 Competências técnicas (conhecimentos):
2.1.3.1.1 Escolaridade:
a) Requisitos mínimos – Superior Completo.
b) Suplementares – Especialização na área de Administração, Economia ou Ciências Contábeis.
2.1.3.1.2 Experiência:
Requisitos mínimos - 2 anos em atividades administrativas.
2.1.3.1.3 Cursos – Treinamentos complementares:
a) Requisitos mínimos - Informática básica.
b) Suplementares - Legislação Tributária, Fiscal, Previdenciária ou Trabalhista.
2.1.3.2 Competências comportamentais:
Visão sistêmica.
Habilidade conceitual para solucionar de problemas.
Habilidade de comunicação e interação (ou de relacionamento).
2.2 RECRUTAMENTO
2.2.1 O que é Recrutamento?
Antes de explicar os tipos e as técnicas de recrutamento, vamos ver o que é Recrutamento?
Para Seiffert (2005, p. 104) “O processo de recrutamento envolve a busca e a atração de candidatos de fora da empresa, que satisfazem os requisitos de qualificação, competências e habilidades nos cargos, definidos pela Embraer”.
Segundo Chiavenato (2008, p. 114) O recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos no MRH para abastecer seu processo seletivo. Na verdade, o recrutamento funciona como um processo de comunicação: a organização divulga e oferece oportunidades de trabalho ao MRH.
Também temos que salientar que existem dois tipos de recrutamento: o interno (que seria recrutar os próprios colaboradores da empresa) geralmente escolhido para ocuparem cargos mais complexos do que o atual ocupado pelo funcionário, ou se busca recompensar e motivar o colaborador oferecendo-o uma promoção na carreira ou algo parecido; e o recrutamento externo (o preenchimento das vagas ocorre com candidatos de fora da corporação), do qual foi o método escolhido pela nossa empresa fictícia.
2.2.2 Técnicas de Recrutamento
A partir do momento em que decidimos optar pelo tipo de recrutamento externo para captar novos talentos na área de analista de finanças, vamos então escolher as técnicas de recrutamento.
A Gestão de Pessoal da empresa utiliza constantemente quase todas as técnicas de recrutamento com destaque para técnicas de baixo custo e de alta efetividade. Podemos então definir que a empresa está permanentemente realizando recrutamento e que o processo é intenso, mesmo sem ter vagas para oferecer.
Dentre essas técnicas podemos citar:
Recrutar através de meios eletrônicos: o candidato pode a qualquer momento entrar em contato com nossa empresa através do site institucional, ou até mesmo, mandar seu currículo por e-mail;
Buscar
...