Processo administrativo e controle
Artigo: Processo administrativo e controle. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wellik • 9/10/2014 • Artigo • 944 Palavras (4 Páginas) • 359 Visualizações
O processo administrativo é um instrumento utilizado pelos administradores para cumprir suas atividades e alcançar resultados. Esse mecanismo é um conjunto das funções administrativas que influenciam no ambiente organizacional a fim de que os administradores alcancem os objetivos propostos pela organização. A seguir discorreremos sobre as quatro funções administrativas:
I. Planejamento
É a determinação de ações presentes para lidar com as incertezas dos eventos futuros. Incertezas essas causadas tanto pelo ambiente externo, ou seja, instituições ou pessoas que não pertencem juridicamente à instituição, porém interagem com ela diretamente; como pelo ambiente interno, que são os recursos humanos, materiais, tecnológicos e etc. Uma empresa interage com outra recebendo ou fornecendo matéria prima ou manufaturada; interage com o governo através de políticas de incentivo e de recolhimento de impostos, constituindo assim as variáveis externas. As variáveis internas representadas pelos recursos materiais e humanos são utilizadas para conduzir as atividades organizacionais na busca da consecução dos objetivos. É unir um conjunto de decisões que o administrador toma para realizar o futuro de seu empreendimento. É uma atividade que envolve a identificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que afetam a empresa. A implementação do planejamento será útil se houver um objetivo da organização bem claro e definido. Esse é primeiro passo de um administrador numa empresa. Verifica-se primeiramente o objetivo daquela empresa, diagnostica sua situação atual, traça estratégias e crit´rios de avaliação a ser realizada a posteriori. Um bom planejamento fundamentado nas reais perspectivas de mercado, associado a uma boa gestão de pessoas e inovação farão todo o diferencial para o sucesso do negócio.
É a primeira etapa do processo. Quando está em estudo a abertura de uma empresa ou quando se busca promover a empresa. Planejar é pensar antes, qual o melhor caminho para se chegar aos resultados desejados.
3
II. Organização
Sua função é definir como as atividades serão efetuadas, considerando-se os recursos disponíveis. Gerando uma estrutura que visa o equilíbrio e à estabilidade da empresa. Estrutura chamada de organizacional. Organização no negócio significa o ordenamento dos recursos e das funções a fim de facilitar o trabalho e criar uma nova visão da empresa É onde se determina a disposição no organograma das funções da empresa. Nos organogramas constam o cargo e o nome das pessoas responsáveis pela unidade organizacional que se constitui numa unidade de trabalho responsável por uma função ou um conjunto de funções. A unidade organizacional pode ser dividida em dois grandes grupos: as atividades-fins ou de linha, que têm por finalidade a execução do segmento operacional ou principal da empresa. E as atividades meio ou de apoio, que são para assessorar as atividades-fins. A condução dos recursos humanos dentro de uma empresa é executada através da autoridade dos superiores para com os subordinados. A divisão dentro dos limites de responsabilidade de cada indivíduo é chamada de hierarquia. Para que haja uma boa organização numa empresa, este deve possuir unidade de comando e unidade de direção. De modo que, na unidade de comando cada pessoa recebe atribuições e é orientada para ao fim de suas atividades, prestarem contas com seu supervisor. Na unidade de direção, todas as tarefas são designadas a um responsável permanente.
III. Direção
O administrador é o responsável por guiar os demais membros da equipe até a consecução do objetivo. É preciso agir utilizando os princípios da liderança, da comunicação e da motivação. Deixando de lado a utilização de métodos de hierarquia para alcançar os resultados empresariais. A liderança é
...