Produção Textual Individual 5º semestre
Por: professorasm • 12/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.501 Palavras (11 Páginas) • 271 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO
GRACIELE MASCHKE JESKE
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
[pic 3]
Canguçu
2013
GRACIELE MASCHKE JESKE
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Trabalho Interdisciplinar Individual apresentado ao Curso de Administração Bacharelado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL, para as disciplinas do 3º Semestre.
Apresentado aos Professores: Vânia Silva; Karen Hiramatsu Manganotti; Adriane Loper; Merris Mozer; Regis Garcia; Monica Maria Silva
Canguçu
2013
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ................................................................................................03
- DESENVOLVIMENTO.....................................................................................04
2.1 - CONECENDO OS CUSTOS...........................................................................04
2.2- GECON/ ABC/ RKW.......................................................................................04
2.3 A COMPETITIVIDADE ENTRE AS EMPRESAS............................................08
2.4- A CONTABILIDADE E A MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA ADMINISTRAÇÃO .....................................................................................................09
- CONCLUSÃO .................................................................................................12
- REFERENCIAIS..............................................................................................13
- INTRODUÇÃO
A constante evolução tecnológica e social que tem permitido a atuação das grandes empresas em nível mundial, juntamente com a nova ordem política e econômica que está induzido, até mesmo de maneira involuntária, os países a abrirem suas fronteiras, vêm gerando uma verdadeira guerra pelos mercados consumidores. Como decorrência, para garantir a sobrevivência nesse novo cenário, as empresas estão repensando suas formas de administrar, e de controlar seus negócios.
Um dos fatores-chaves para garantir a sobrevivência nesse novo ambiente é a definição de sistemas de informações mais eficientes, que permitam às organizações gerir eficientemente e competitivamente suas atividades. Na era do conhecimento, quem possui informação superior obtém vantagens competitivas em relação aos concorrentes que possuam sistemas de informações menos eficientes.
É esse contexto que explica o surgimento de diversos modelos de mensuração de desempenho, com o propósito de gerenciar eficientemente as informações corporativas que dão suporte à tomada de decisões. O trabalho foi motivado por essa situação, na qual tais modelos desempenham papel relevante na sobrevivência e sucesso das organizações. Assim existe a necessidade de maiores estudos sobre sistemas de informações gerenciais e, mais especificamente, daqueles que gerenciam as informações econômico-financeiras ou que tenham impacto sobre a sua situação econômico-financeira.
O presente estudo pretende aprofundar o conhecimentos como administrador, a partir de uma analise da administração na atualidade e da atuação administrativa como um todo.
- DESENVOLVIMENTO
2.1 - CONECENDO OS CUSTOS
De forma geral, acredita-se que uma boa prática de gestão do conhecimento influencia direta e indiretamente o bom desempenho organizacional e financeiro de uma organização.
O conhecimento dos custos de uma empresa possui o objetivo de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações em seus diversos meios. Entende-se por conhecimento a informação interpretada, ou seja, o que cada informação significa e que impactos no meio cada informação pode causar de modo que a informação possa ser utilizada para importantes ações e tomadas de decisões.
Sabendo como o meio reage às informações, pode-se antever as mudanças e se posicionar de forma a obter vantagens e ser bem sucedido nos objetivos a que se propõe. Pode-se dizer que é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.
2.2- GECON/ ABC/ RKW
GECON
O GECON tem as seguintes diretrizes básicas:
. deve incorporar os aspectos comportamentais estabelecidos pelas crenças e valores do subsistema institucional da empresa, caracterizados e definidos no modelo de gestão, devendo estes prevalecer sobre os aspectos comportamentais individuais dos gestores;
. o lucro econômico é visto como a melhor medida da eficácia empresarial, sendo que o desempenho dos gestores é avaliado pelo resultado econômico que atinge em relação ao previamente estabelecido. Da mesma forma "o desempenho da empresa em relação ao lugar em que estava e aonde pretendia chegar é medido pelo resultado econômico";
. o modelo de decisão deve ser único, devendo ter como pressuposto o método do custeio variável, apurar a margem de contribuição em função dos aspectos econômicos e financeiros dos eventos e em conformidade com o processo físico/operacional, e estar harmonizado com a missão de cada atividade da empresa e com a missão da empresa como um todo;
. deve ser utilizada uma metodologia normativa que explore o comportamento da empresa, em vez de estudar detidamente os processos mentais dos administradores.
Dá suporte para a determinação do lucro econômico, principal medida de desempenho empresarial do sistema.
O modelo de informação do GECON expõe as características das informações a serem processadas e apresentadas pelo sistema de informação. Neste sentido, modelo de informação é influenciado pelos modelos de gestão, de decisão e de mensuração. A partir do funcionamento do sistema de informação, os papéis são invertidos, ou seja, a informação é que influencia a tomada de decisões.
...